Quando pensamos em educação inclusiva, nos referimos à construção de uma sociedade mais justa, onde professores e alunos são convidados a aprenderem uma importante lição: respeitar as diferenças.

Neste sentido, o Trabalho de Desenvolvimento Psicomotor junto à Neuropsicomotricidade, surgem como fortes aliados na concretização deste objetivo.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o quanto é importante contar com essas ferramentas no processo de Educação Inclusiva. Continue a leitura!

Neuropsicomotricidade e desenvolvimento psicomotor no espaço escolar

É inegável o fato de que a Neuropsicomotricidade pode colaborar de forma intensiva no sistema de aprendizagem das crianças.

Afinal, estamos diante de uma abrangente ciência, com relações capazes de promover maior integração entre as pessoas,sobretudo quando nos referimos às crianças que demandam maior atenção.

Essa capacidade da Neuropsicomotricidade em auxiliar no desenvolvimento como um todo, mostra sua importância crucial, especialmente em conjunto com o Trabalho de Desenvolvimento Psicomotor.

Para tanto, antes de mais nada, é importante termos em mente quais são os considerados transtornos psicomotores. 

Eles se caracterizam como uma das causas de dificuldades de aprendizagem. Os mais comuns são:

  • Instabilidade;
  • Inibição;
  • Imperícia;
  • Debilidade

Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e os aspectos envolvidos

É importante considerarmos que a Psicomotricidade abrange não só o aspecto motor, como também:

  • O instintivo;
  • O emocional;
  • A imagem corporal;
  • Linguagem;
  • Aspectos perceptivos, diagnósticos e motores. 

As experiências da criança inclusiva, terão um enriquecimento psicomotor, na medida em que tiverem maior dinamicidade, partindo de sua liberdade de sentir e agir através de brincadeiras e jogos, por exemplo.

Diagnóstico precoce

De acordo com Levitt (1997, p. 18):

“[…] mesmo quando uma criança apresenta alguma limitação, alguma habilidade lhe resta”.

É de suma importância para que seja feito um diagnóstico precoce, que os responsáveis se atentem ao possível atraso no desenvolvimento psicomotor.

Alguns indicativos de problemas são a maior lentidão em ações como sentar, andar, falar, ler, interagir. Tais sintomas demandam uma intervenção precoce para não afetar a vida da criança no futuro.

Precisamos considerar a necessidade da estimulação realizada e monitorada por especialistas, com a finalidade de identificar e prevenir atrasos, por meio de uma intervenção. Ela terá influência direta no sucesso na comunicação, socialização, coordenação motora e outros aspectos do crescimento dessas crianças.

A presença de uma equipe multidisciplinar neste caso, é extremamente positiva, pois pode abranger as diferentes esferas de tratamento. Ou seja, um time formado por fisioterapeutas, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas.

Diante de uma criança com atraso motor e de fala, o tratamento demanda a presença tanto de um fisioterapeuta, quanto do psicomotricista e de um fonoaudiólogo.

Conclusão

Vimos o quanto a Neuropsicomotricidade e o Trabalho de Desenvolvimento Psicomotor são importantes na Educação Inclusiva e como o diagnóstico precoce é crucial para o desenvolvimento da criança.

É necessário levar em consideração, o fato de que uma criança que apresenta dificuldade motora tenha garantido um trabalho psicomotor conforme seu diagnóstico individual, no sentido de ter atendida a especificidade de seu caso, promovendo o melhor desenvolvimento possível. 

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4 COMENTÁRIOS

  1. Gente, sem palavras obrigada por todo conhecimento. sou professora de ed. especial, e fico encantada com tanto conhecimento. absorvo o maximo que posso pois ainda nao consigo compra o curso. mas estou aqui aproveitando.

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