autismo-e-pandemia

O período de pandemia tem modificado drasticamente o cotidiano de todos nós. Aulas presenciais canceladas, encontros remarcados a longo prazo, rotinas alteradas e crianças em casa. Quem tem filho com autismo sabe o quanto essas mudanças podem influenciar o dia a dia do pequeno e de toda a família, que precisa lidar com as possíveis alterações comportamentais. 

Como proceder em plena quarentena? O que falar da vulnerabilidade do autismo diante da Covid-19? Existe algum risco maior para esse público? Esses e outros questionamentos passaram a fazer parte da vida de muitos pais nos últimos meses. As consequências da pandemia do coronavírus para uma criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o que pode ser feito. Vejam as informações abaixo.

O autismo é fator de risco para a Covid-19? 

Não. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que o principal fator para aumentar os perigos da evolução da Covid-19 nos pacientes é a idade avançada, assim como o quadro de doenças pré-existentes, como hipertensão, problemas respiratórios, câncer, doenças autoimunes, entre outras. 

O autismo não é doença. É uma condição neurobiológica que tende a modificar o desenvolvimento cerebral da criança e refletir em aspectos comportamentais e como o pequeno enxerga o mundo à sua volta. Sendo assim, pode-se considerar que o TEA não é fator de risco para a Covid-19. A suscetibilidade de um pequeno com autismo é a mesma de quem não convive dentro dos espectros autísticos.  

Como a pandemia pode interferir na vida das crianças?

O aspecto comportamental é o ponto importante durante o período de quarentena. O primeiro detalhe que levanta a preocupação de muitos pais é a mudança de rotina. A manutenção desta é determinante para o pequeno. Seguir os mesmos afazeres cotidianamente provoca bem-estar na criança com TEA, pois a previsibilidade do que será realizado acalma e organiza o dia a dia dela. Quando há a ruptura dessa rotina, a tendência de irritabilidade, o aumento de ansiedade e até comportamentos agressivos pode ser percebida. 

O que fazer para lidar com essa situação?

Para evitar que a criança fique agressiva ou impaciente, a melhor maneira de evitar um aprofundamento desses quadros é manter as atividades que já eram realizadas antes da pandemia. Mesmo que seja impossível considerar todas as tarefas (praticadas fora do ambiente doméstico), vocês podem continuar com algumas que não dependam do espaço público, por exemplo. 

A utilização de recursos visuais tende a ajudar muito na organização da rotina da criança. Parte das atividades pode ser induzida através desses estímulos, contribuindo para uma possível diminuição da irritabilidade e de outros fatores que interferem no comportamento dos pequenos. 

No caso de imóveis com pouco espaço, os recursos digitais também têm a vantagem de distrair as crianças nesta fase de isolamento social. Existem plataformas e aplicativos de jogos voltados para esse público, tendo o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Há aqueles brinquedos que não são digitais, mas que auxiliam com o seu aspecto lúdico. 

O que fazer com a suspensão das terapias?

Muitos profissionais devem utilizar a comodidade do mundo virtual para entrar em contato com os pacientes, mas como proceder se este não for o caso da criança? A melhor forma de não interromper drasticamente o andamento das intervenções é a continuação de algumas das terapias em casa. 

As técnicas incluídas na Análise Comportamental Aplicada (ABA) são excelentes para serem adaptadas aos recursos presentes em casa. Os pais podem utilizar alguns dos exercícios e até mesmo conversar com os especialistas responsáveis para a realização dos procedimentos previstos e indicados para o ambiente doméstico. Essa comunicação entre os pais e os profissionais é fundamental. 

Quer aprender mais profundamente sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)? conheça o nosso curso completo sobre o tema > clicando aqui <

Fontes:

CORONAVÍRUS e vírus: como a Covid-19 pode afetar as crianças autistas? Jade Autismo. [Vitória]. Disponível em: https://jadeautism.com/coronavirus-e-autismo-como-a-covid-19-pode-afetar-as-criancas-autistas/. Acesso em: 15 maio 2020. 

CORONAVÍRUS e autismo: confira atividades para a quarentena. Jade Autismo. [Vitória]. Disponível em: https://jadeautism.com/coronavirus-e-autismo-confira-atividades-para-a-quarentena/. Acesso em: 15 maio 2020. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome