pratica-pedagogica

A prática pedagógica é um dos elementos-chave na educação infantil. Nesse período, as crianças são apresentadas a uma série de estratégias que possibilitam o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. O aspecto cognitivo é amplamente beneficiado ao longo dos anos, possibilitando ao aluno o prosseguimento a outras etapas que surgem no percurso escolar. 

Todos vocês, da área da educação, exercem um papel fundamental na condução desses pequenos pelas tarefas pedagógicas, tão essenciais em sua formação humana, social e cidadã. Sendo assim, é muito importante que haja a conscientização, por parte dos educadores, quanto à função exercida nesse processo. 

Quais os objetivos da prática pedagógica?

Os objetivos da prática pedagógica na educação infantil são vários, mas podemos destacar alguns, principalmente aqueles que estão ligados ao desenvolvimento da criança, a saber:

– Ajudar no aumento do discernimento;

– Auxiliar no respeito ao espaço e à vez do outro por meio de tarefas em grupo;

– Contribuir para o pequeno ter mais autonomia para a realização de determinados afazeres;

– Incutir na criança a conscientização por meio de trabalhos voltados a datas comemorativas, por exemplo;

– Facilitar a psicomotricidade através de atividades coordenadas;

– Induzir a interação social e a comunicação;

– Outros

O espaço da sala de aula contribui para uma experiência satisfatória?

Sim. Esse detalhe é primordial na hora de propiciar aos alunos uma experiência por meio da prática pedagógica. Um ambiente que seja voltado para o aprendizado de maneira lúdica é essencial ao desenvolvimento das crianças.

Mesmo que o espaço não seja muito amplo, o ambiente em si pode ser aproveitado para enriquecer a prática pedagógica a ser realizada, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

O que é preciso considerar antes de executar qualquer prática pedagógica?

É indispensável que a jornada de atividades tenha uma estrutura completamente adequada à realidade e às características da turma em questão. Para isso, a observação atenta faz-se necessária a fim de que se estabeleça algo organizado e que tenda a surtir efeito positivo no desempenho das crianças. A segmentação de tarefas também é um detalhe determinante na formação do entendimento do aluno.

Para se ter uma noção do quão importante é este quesito, é importante relembrar a afirmação feita pelo Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI. Segundo o documento, as sequências de atividades são indicadas para auxiliar no processo de construção da identidade e na conquista da autonomia das crianças.

A constituição da jornada diária pode ser vista de forma satisfatória. Ela auxilia o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, o educador deve oferecer  atividades diversificadas de maneira sistemática. Além disso, a proposta de fornecer oportunidades para que as crianças opinem sobre as atividades a serem realizadas durante o dia é extremamente positiva.

Quanto às atividades permanentes realizadas pelas crianças, é possível ressaltar que elas passam a ter maior visibilidade e destaque dentro da ótica infantil, sobretudo, “no momento em que estas conseguem e têm oportunidade de realizar sozinhas atividades e ações para as quais já possuem competências, mas que muitas vezes o professor não lhes permite realizar por acreditar que ainda não conseguem, ou que fica mais organizado e rápido ela mesma fazer.” O exemplo prático que pode ser mencionado está relacionado à arrumação da sala de aula e dos brinquedos utilizados pela criança.

O que isso significa?

No momento de arrumar a sala de aula, a criança já tem condição de atuar e compreender seu envolvimento com o meio ao qual está inserida. Isso significa que existem outras tantas situações passíveis de atitudes de cooperação e independência, cabendo ao professor, então, organizá-las e oportunizar tais momentos. 

Fonte: 

COSTA, Efigênia Maria Dias et al. Um olhar sobre a prática pedagógica na educação infantil, UFPB: João Pessoa.

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