11 estratégias para Síndrome de Asperger
A

Olá professor! Você conhece a síndrome de Asperger? Este transtorno de desenvolvimento afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência e é bastante comum no Brasil. A cada ano cerca de 150 mil casos são diagnosticados. As crianças com esta condição podem ser desajeitadas em interações sociais e ter interesse em saber tudo sobre tópicos específicos. Para ajudar você a trabalhar alunos com Asper em sala de aula, não perca as 11 estratégias de nosso artigo!

Modelar interações bidirecionais e treinar

As crianças com síndrome de Asperger fazem parte do Transtorno do Espectro Autista – TEA e precisam aprender reagir e se relacionar com as pessoas para adquirirem um repertório de habilidades sociais.

Precisam aprender a dialogar, evitando agressões e palavras inadequadas. Ensinar o que e quando dizer é importante, bem como aprender a relacionar-se em atividades em grupo, tais situações devem ser incentivados para evitar o isolamento comum nessas crianças.

Enfatizar as habilidades escolares

É importante situações cooperativas onde suas habilidades de leitura, vocabulário, memória e outras sejam vistas como interessantes pelos colegas, aumentando dessa forma sua aceitação.

Gama restrita de interesses

Essas crianças costumam focar seus interesses em um único tema. Por isso, devem ser incentivadas para que possam se envolver com outros assuntos e conteúdos diversos na escola. Seus interesses específicos também possam ser incentivados, para sua autossatisfação e aprofundamento contextualizado. Outro caminho é utilizar suas preferências para ensinar outros temas, como, por exemplo, usar o interesse restrito em dinossauros para ensinar história, geografia, etc.

Oferecer rotinas diárias consistentes

A criança precisa entender cada rotina do dia e saber o que a espera, para poder se concentrar nas tarefas. Mudanças repentinas levam ao stress, raiva, medo e explosões que precisam ser evitadas. É importante ensinar regras para a criança se controlar.

Proteger a criança de ser importunada

Elogiar os colegas quando o tratarem com jeito pode evitar que ele seja sempre acusado pelo que os outros fizerem. Esta atitude também promove empatia e tolerância nas outras crianças.

Sistema Amigo

O apoio dos colegas, principalmente daqueles mais sensíveis, pode ajudar, não apenas na classe, mas em outros locais onde costumam se encontrar.

Traga para o mundo real

Os professores e pais devem procurar sempre trazer essas crianças do seu mundo de fantasias e imaginação para o mundo real. Assim, fazem com que se sintam menos afastadas e menos diferentes dos colegas da escola e das outras pessoas.

Esporte sem competição

As dificuldades para praticar esportes devem ser respeitadas. Não adianta forçar uma atividade que elas não conseguem desenvolver com a mesma facilidade que as outras crianças. O esporte deve ser incentivado, mas não de forma competitiva.

Incentivo para um comportamento melhor

Incentivar e premiar os resultados de um comportamento mais adequado também funciona. O aluno agitado, por exemplo, pode receber alguma compensação quando ficar mais calmo. Assim como o tagarela, quando parar de falar por alguns momentos ou quando fizer a tarefa normalmente, deve ser reconhecido.  

Ganhe sua atenção

A baixa concentração exige um esforço maior de pais e professores. Sentar a criança na frente, de preferência junto com outros alunos com quem se entende melhor, fazer perguntas para que ela não desvie a atenção. Dividir o assunto em sub temas, usar recursos materiais tecnológicos também ajudam no aprendizado.

Atenção para a vulnerabilidade emocional da criança com síndrome de Asperger

Pais e professores devem ficar atentos para perceber se a criança apresenta comportamento diferente que pode indicar estado de depressão.

Comportamentos como desânimo, isolamento, ausência de stress (desmotivação), choro, são sinais que indicam essa situação que a criança quase sempre nega e procura esconder de todos.

Neste momento é importante buscar ajuda de uma psicóloga para a criança com síndrome de Asperger possa ser compreendida e tratada terapeuticamente.

Fonte: http://www.institutoinclusaobrasil.com.br/dicas-para-ensinar-alunos-com-sindrome-de-asperger/

QUER SABER MAIS? ADQUIRA NOSSA CAPACITAÇÃO ON-LINE

Além de aprofundar seu conhecimento sobre Psicofarmacologia na Educação e ter acesso a um conteúdo ímpar que ajudará você a entender o universo do seu aluno, você ainda receberá certificado reconhecido pelo MEC. Com carga horária de 60 horas, ele garante sua Progressão Salarial no Estado e Município

Para comprar direto na internet CLIQUE AQUI.Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI para ter um atendimento personalizado via WhatsApp.

Leia também:TRANSTORNO DE ANSIEDADE OU AGITAÇÃO? ENTENDA A DIFERENÇA

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome