desenvolvimento-neuropsicomotor

Olá, professor! Com certeza, você já observou o desenvolvimento de uma criança. Primeiro, ela começa a rolar, depois engatinhar, até dar os primeiros passinhos. Em um piscar de olhos, ela já está correndo por todos os lados. A esse processo, damos o nome de desenvolvimento neuropsicomotor. 

Engana-se quem pensa que ele está relacionado apenas aos movimentos. A parte psicomotora também é responsável pela fala, escrita e processos de aprendizagem. Por isso, é importante ter conhecimento e buscar estratégias para desenvolver essa área do cérebro das crianças.

É sobre esse assunto que vamos falar nesse artigo Veja a seguir.

O que é o desenvolvimento neuropsicomotor?

Essa é uma área do cérebro que é responsável por diversos aspectos, como sociabilidade, escrita, leitura, fala, dentre outros. Ao contrário do que se acredita, ela não acontece do nada. Trata-se de um processo no qual o cérebro já é preparado para essa evolução. Com os estímulos adequados, em sua maioria, ela ocorre de forma tranquila e natural.

A ciência diz que esse é um processo de mudanças também no comportamento, de acordo com a idade. Trata-se do amadurecimento do Sistema Nervoso Cerebral, que desenvolve tanto sinapses cerebrais quanto motoras. 

Por isso, para que você, professor, possa estimular o desenvolvimento correto da criança, é necessário estudar sobre o assunto. Caso você não possua o conhecimento necessário, pode influenciar negativamente o desenvolvimento e prejudicá-lo. Afinal, é ele um dos grandes responsáveis pelo processo de aprendizagem. 

Para isso, é necessário desenvolver atividades adequadas para cada idade. Uma excelente opção são as brincadeiras. Com elas, a criança brinca, ri, pula, desenvolve a fala, socializa-se, etc sem a pressão da sala de aula. Por isso, professor, escolha bem as atividades, a fim de trazer o estímulo certo para a sua turma.

Fases do desenvolvimento neuropsicomotor

Saber quais são as fases do desenvolvimento psicomotor é muito importante. Afinal, é através disso que você, professor, poderá montar atividades e estratégias para proporcionar o aprendizado infantil. Também, é possível identificar possíveis atrasos e, caso seja necessário, intervir com ferramentas e estratégias adequadas. Vejamos as primeiras fases e suas principais características a seguir.

0 – 5 meses

  • desenvolvimento da postura;
  • consegue sorrir e olhar;
  • leva pequenos objetos à boca;
  • movimentos dos braços e pernas;
  • mexe os ombros e cabeça com maior desenvoltura;
  • rola para os lados;
  • consegue segurar com mais força.

6 – 8 meses

  • firma melhor o tronco;
  • apreensão de pessoas;
  • começa a engatinhar;
  • balbucia.

9 – 12 meses

  • começa a ficar em pé com apoio;
  • faz movimento de pinça com as mãos;
  • já bate palminhas;
  • começa a falar poucas palavras;
  • pode até começar os primeiros passinhos.

1 – 2 anos

  • melhora significativa na coordenação motora;
  • aprende a dar tchau;
  • consegue fazer atividades diárias;
  • Começa a falar algumas frases.

3 anos

  • anda e corre sem ajuda;
  • capaz de formar frases gramaticais com pequenos erros;
  • constrói consciência corporal (como controlar e como seu corpo funciona).

Conclusão

A partir do que foi dito, ressalta-se a importância do conhecimento acerca da neuropsicomotricidade. Afinal, ela é a grande responsável pelo equilíbrio do corpo e mente. Inclusive, as fases iniciais são muito importantes, para que os pais e professores possam levar à criança os estímulos adequados. 

Por isso, caso você ainda não tenha o conhecimento necessário, temos uma novidade para você. É o nosso curso de pós-graduação em Neuropsicomotricidade. Nele, você aprenderá de forma aprofundada sobre o tema, além de aprender atividades e estratégias para se tornar um especialista. Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

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