Em primeiro lugar, a capacitação por meio de cursos de pós-graduação é um passo de extrema importância na busca pelo conhecimento. Além disso, a especialização se mostra como um grande diferencial para o mercado de trabalho, uma vez que o aprofundamento em conteúdos teóricos, junto com a prática, fornece mecanismos para a atuação profissional.

Dessa forma, a pós-graduação em neuropsicopedagogia clínica significa um caminho de muita análise e embasamento na solução de questões relacionadas ao processo de aprendizagem. Inclusive, quem entra para este curso está disposto a investigar os problemas que podem estar associados ao processo da aquisição de conhecimento.

Qual é a aplicação prática dessa especialização?

A princípio, o curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia clínica é aberto para profissionais de muitas áreas. Ou seja, a quem se interessa pela abordagem. No entanto, pessoas que trabalham com a Educação costumam ser aquelas que mais procuram se especializar nesse campo de atuação.

Aliás, adquirir fundamentos para estudar e trabalhar com Psicopedagogia é um caminho essencial, pois isso abre um leque de possibilidades. Inicialmente, por meio dessa capacitação, o profissional pode ter condições de observar quais são as dificuldades de aprendizagem manifestadas pelo aluno do ensino infantil, fundamental e médio.

Além disso, o educador pode atuar com técnicas e estratégias que visem ao desenvolvimento de aspectos relacionados à sua capacidade cognitiva. Em outras palavras, o psicopedagogo tem o discernimento para intervir e solucionar problemas que interferem direta ou indiretamente no aprendizado do aluno. Inclusive, o profissional tem a prerrogativa de aplicar testes e outras ações estratégicas na busca pela resposta ao problema analisado.

Não sou da área da Educação, posso fazer o curso?

Como dito anteriormente, a pós-graduação em neuropsicopedagogia clínica oferece um leque bem amplo para todos aqueles que querem aprofundar o conhecimento nesta área, independentemente se a formação é em Educação ou não.

Nesse caso, a abordagem da especialização é interdisciplinar, tendo em vista que o profissional pode ter um direcionamento para o contexto clínico ou empresarial, por exemplo. Isso significa que o curso fornece bases teóricas e práticas para quem deseja investir no atendimento em seu próprio consultório de psicopedagogia.

Já para quem deseja focar no mundo corporativo, o papel do psicopedagogo está em expansão, principalmente com a demanda mais humanizada de funcionários em empresas de médio e grande porte. O curso é essencial para compreender o processo de aprendizagem em suas mais variadas vertentes.

Além disso, o espaço hospitalar não fica para trás e também abre espaço aos profissionais de psicopedagogia a fim de atuarem por meio de uma base interdisciplinar. No entanto, se o profissional tiver ligação com o contexto escolar, a contribuição é enorme, já que muito do enfoque tem uma orientação a esse universo educacional.

Quem é o público-alvo?

Antes de tudo, o curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia clínica oferece embasamento a professores (ensino regular e ensino especial), psicomotricistas, coordenadores, gestores escolar, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Além disso, pais que também se interessam por temas ligados à Educação.

Qual é a metodologia trabalhada?

Um dos principais diferenciais da pós-graduação em neuropsicopedagogia clínica da Rhema Educação é a aplicação das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Ou seja, as aulas ministradas apostam no dinamismo e na interatividade para atrair ainda mais o seu interesse.

Além disso, as aulas são ao vivo, o que garante a exposição de conteúdos e a promoção de debates que enriquecerão o aprendizado. Inclusive, as aulas também contam com a realização de atividades práticas individuais e em grupo, o que aumenta o seu networking.

Outro detalhe dentro das metodologias é a busca pela resolução de problemas e o estudo de casos durante as aulas. Com isso, os professores levam situações do dia a dia para que todos possam analisar de forma detalhada e debatida adequadamente.

As avaliações são realizadas ao longo do curso. Dessa forma, assim que o aluno conseguir ser aprovado nas etapas necessárias, ele passa a estar apto para receber o certificado. Nesta pós-graduação, a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é necessária, sendo que para a conclusão, o aluno deve apenas apresentar o documento que comprove o estágio.

E a metodologia para quem atua na Educação?

Antecipadamente, a metodologia oferecida pelo curso abrange o contexto escolar com profundidade. Portanto, se você já atua na área da Educação, esta pós-graduação é um complemento de peso para a sua especialização. Ademais, o curso oferece os estágios clínicos realizados em grupos de 4 a 5 alunos no contexto educacional.

Qual a demanda por esses profissionais?

Hoje em dia, há uma necessidade muito grande por profissionais que entendam esses mecanismos. Com isso, além de escolas – ensino regular e ensino inclusivo – clínicas e centros de apoio; existe uma demanda muito grande para a atuação em hospitais e empresas do serviço público ou privado, além de capacitar a abertura de seu próprio consultório.

Conheça mais sobre essa Pós em https://lp.rhemaeducacao.com.br/neuropsicopedagogia-clinica

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome