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Você sabia que ao fazer leitura para as crianças é uma forma de incentivo para a compreensão do mesmo?

Confira na matéria abaixo mais sobre esse assunto interessante. Boa leitura!

O artigo a seguir mostra que a leitura de livros infantis tem um impacto significativo na Primeira Infância, mesmo que as crianças não consigam se lembrar das histórias que escutaram enquanto bebês.

Segundo o texto, o cérebro infantil terá sido impactado positivamente por aquelas experiências e guardará recordações da leitura por toda a sua vida escolar. Essas recordações virão em forma de um vocabulário mais amplo e uma maior facilidade para compreender a leitura a partir da sua alfabetização.

Em entrevista, Roger Beard, pesquisador e professor da Universidade de Londres, conta que mesmo quando as crianças não conseguem ler, elas podem acompanhar histórias lidas ou contadas por um professor ou pelos pais.

Desde cedo é possível promover a compreensão de leitura, incentivando a previsão e a antecipação de fatos, de modo que a criança entenda para além das palavras, compreendendo os significados subjacentes, diz o especialista.

Imagine um bebê cujos pais, cuidadores e educadores leem para e com ele todos os dias. Por volta dos seis anos, ao ingressar na escola formal, ele pouco se lembrará dos livros que ouviu quando pequeno. Isso pode nos levar a crer que todos as histórias da sua Primeira Infância tenham sido perda de tempo.

Mas a verdade é que seu cérebro terá sido impactado positivamente por aquelas experiências e guardará recordações por toda a sua vida escolar.

Essas recordações virão em forma de um vocabulário mais amplo e uma maior facilidade para compreender a leitura a partir da sua alfabetização. De acordo com Roger Beard, pesquisador e professor da Universidade de Londres, mesmo quando as crianças não conseguem ler, elas podem acompanhar histórias lidas ou contadas por um professor ou pelos pais.

Desde cedo é possível promover a compreensão de leitura, incentivando a previsão e a antecipação de fatos, de modo que a criança entenda para além das palavras, compreendendo os significados subjacentes, diz o especialista.

Beard virá ao Brasil em agosto a convite do Instituto Alfa e Beto para o VIII Seminário Internacional, que se realizará entre os dias 13 e 14 no Rio de Janeiro.

Entre outros temas, Beard abordará o ensino da compreensão da leitura, da gramática e da escrita. Nós conversamos com ele a respeito dos temas que serão tratados no Seminário e o resultado dessa entrevista está sendo publicado em partes neste espaço.

Existem estratégias ou técnicas comprovadas para ensinar compreensão de leitura? Há alguma que seja ineficaz?

Sim, existem práticas de ensinar compreensão de leitura que são comprovadamente eficazes e há, também, práticas ineficientes. De acordo com as pesquisas mais recentes, as práticas mais ineficientes são aquelas que se resumem em exercícios tradicionais de compreensão, nos quais as crianças recebem um texto e apenas respondem a questões após a leitura.

Há estudos que mostram como é possível responder a uma questão sem entender exatamente do que se trata, transformando a pergunta em uma espécie de afirmação.

As estratégias mais eficientes de incentivar a compreensão são aquelas que se preocupam em auxiliar as crianças a criar módulos mentais do texto em suas cabeças. Isso remete a uma pesquisa que está sendo realizada no Reino Unido pela professora Jane Oakhill, docente de Psicologia Experimental da Universidade de Sussex, com a qual eu tenho colaborado em muitos artigos e livros. Ela vem realizando estudos para identificar as dificuldades de compreensão de leitura das crianças e identificou três principais áreas de dificuldade.

Que dificuldade são essas?

A primeira dificuldade é que as crianças nem sempre entendem como é que, na verdade, uma sentença se vincula com as demais. Isso acontece, por exemplo, quando o principal sujeito da frase é substituído, em um segundo período, por um pronome ou por outra alternativa, como um sinônimo ou um tipo de substantivo que se refira a mesma pessoa, mas que as crianças não compreendem totalmente.

Este tipo de ligação entre sentenças é um tipo de dificuldade que elas têm. Dar atenção para ajudar as crianças a compreender como as sentenças são ligadas entre si facilita a simples compreensão do texto.

A segunda dificuldade que ela investiga mostra que as crianças não entendem como o texto está colocado em uma cronologia que respeita uma ordem de parágrafos conectados em si. Essas habilidades de inferência são essenciais para o processo, porque muitos autores deixam conexões textuais implícitas no texto, mecanismo que ajuda evitar excesso de repetições e tédio.

E a terceira dificuldade identificada por Oakhill é que as crianças também não compreendem a estrutura de um texto e assim não identificam se aquele é um texto argumentativo, expositivo, persuasivo etc. Elas veem as palavras e são capazes de saber o que dizem, mas, de algum modo, não são capazes de elaborar módulos mentais do texto.

Como o professor deve trabalhar para sanar essas dificuldades detectadas?

Estratégias que auxiliam as crianças a resumir um texto, bem como qualquer atividade que tenha como alvo a capacidade de resumir o texto, são susceptíveis de ajudar as crianças a irem além das palavras e dos significados nas entrelinhas. Um trabalho que pode ser realizado é pedir a turma para resumir o texto lido.

É importante que as crianças aprendam a se auto monitorar com relação à compreensão da leitura. O auto treinamento da compreensão ajuda a compreender o sentido do texto.

Isso pode ser feito por meio de diagramas, uma lista ou outro tipo de representação resumida do texto, a fim de monitorar o que eles sabem e o que eles não sabem.

Estamos falando, em geral, de crianças com idade entre 8 e 9 anos, fase em que elas estão ficando mais fluentes, mas ainda com dificuldades de compreensão.

Sabe-se que a leitura desde o berço traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da linguagem. Que impacto a leitura tem antes mesmo da alfabetização? Feita pelos adultos para e com as crianças? Tem na compreensão futura da leitura e como isso pode ser trabalhado?

Desde o início da leitura, e mesmo quando as crianças não conseguem ler, elas podem acompanhar histórias lidas ou contadas por um professor ou pelos pais.

Desde cedo é possível promover a compreensão de leitura, incentivando a previsão e a antecipação de fatos, de modo que a criança entenda para além das palavras, compreendendo os significados subjacentes.

Existe um velho clichê que diz que a leitura deve ser feita nas linhas, nas entrelinhas e além das linhas. É um lembrete simples, mas bastante útil.

Fonte: http://www.radardaprimeirainfancia.org.br/compreensao-da-leitura-ocorre-antes-mesmo-da-alfabetizacao/#.VdSsqq_jCYc.facebook

 

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