memória

Existem crianças que possuem dificuldades para guardar os conhecimentos na memória de trabalho e depois utilizar as informações.

Muitas vezes o professor pensa que tudo aquilo que ele ensina a criança aprende, mas é um equívoco, porque a criança aprende aquilo que ela quer aprender.

Assim o aluno pode aprender algo distinto daquilo que o professor ensinou ou alguma coisa que o professor nem sabe que tenha ensinado, mas que o aluno acabou retendo.

Para compreender como auxiliar os alunos apresentamos algumas estratégias para desenvolver a qualidade da memória e melhorar a retenção da aprendizagem:

  • Apresentar as crianças objetos de uso comum, por exemplo, uma xícara, uma caneta e pedir que ela observe e em seguida pedir que ela feche os olhos. Depois o professor pode esconder os objetos e pedir para ela abrir os olhos e nomeá-los.
  • Usar fotos ou desenhos de objetos familiares à criança começando com três ilustrações e chegando até seis, depois pede-se que ela nomeie os objetos da direita para a esquerda, retiram-se as ilustrações e pede para ela nomear na mesma ordem.
  • Colocar cinco objetos em fila em cima da mesa do professor e pedir para o aluno que grave a ordem em que estão posicionados. A criança sai da sala e o professor muda a ordem dos objetos. Depois a criança retorna e o professor pede para ela colocar de volta no lugar.
  • Cinco crianças colocam-se a frente na sala de aula e pedir para as crianças observarem elas, seus penteados, suas roupas, sapatos. Depois pedir para as crianças trocarem de roupas, óculos, sapatos e em seguida pedir para o grupo dizer quais foram as mudanças ocorridas.

QUAIS ESTRATÉGIAS POSSO APLICAR PARA TRABALHAR A MEMÓRIA AUDITIVA?

  • O professor dá algumas instruções para a criança e depois pede para ela executar na mesma ordem. EX: pegar a caneta e colocar sobre a mesa do professor, fechar o armário.
  • Brincar de falar frases cada vez mais longas, cada jogador tem que repetir as anteriores e agregar uma nova palavra.
  • Memorizar poesias, canções e rimas.
  • Dizer várias palavras: casa, cachorro, garrafa, caneta, cama, avião. Perguntar para a criança qual palavra nomeia um meio de transporte.
  • Ler uma história para ela e pedir depois que ela desenhe uma parte da história.
  • Dar um recado oral para a criança e depois pedir para ela dar o mesmo recado para a sala toda.
  • Dizer uma lista de frutas e depois pedir para a criança nomear de trás para frente.
  • Pedir para as crianças colocar sobre sua mesa uma caneta, o apontador, o caderno, o giz, o lápis e a cola. Depois pedir para ela colocar na ordem que o professor for falando.

VOCÊ QUER AUXILIAR CRIANÇAS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO? ENTÃO SIGA AS ESTRATÉGIAS ABAIXO:

As crianças que apresentam déficit de atenção têm dificuldades para estruturar-se internamente e para se organizar.

Elas precisam de ambientes ordenados, consistentes e previsíveis com normas e limites bem estabelecidos.

É importante que o professor, os pais ajudem-na a planejar o tempo, colocando em horário bem visível um cronograma daquilo que ela precisa fazer e o horário estabelecido.

Sendo que aos poucos vai-se tirando isto para que ela possa aprender a se organizar sozinha.

Abaixo algumas estratégias práticas que podem ser trabalhadas em sala de aula ou mesmo no contexto familiar.

  • Dizer sempre o que espera da criança, colocando sempre limites muito claros e preciso, pois isto traz segurança.
  • As instruções a ela devem ser dadas tanto de forma verbal como escrita e sempre pedir para ela repetir o que foi estabelecido.
  • Mantenha sempre contato visual, isto é fundamental e comece as instruções sempre com passos simples e depois vai-se ampliando.
  • Sempre quando houver mudança na rotina da criança deve mantê-la avisada.
  • Apresentar as tarefas a ela em partes pequenas, ou por passos e não de forma longa e complicada.
  • Começar a aula com algo que a atraia, quando ela está motivada a concentração tende a melhorar. Atividades monótonas e repetitivas devem ser evitadas.
  • É importante sempre trabalhar com material concreto e sempre com ordem, quando pula de um tema para o outro a probabilidade dela se desconcentrar é enorme.
  • As provas devem ser mais criativas e menos formais.
  • Evitar deveres de casa muito longos, pois elas cansam rapidamente.
  • Aproveitar os jogos e brincadeiras para a introdução e condução de assuntos dentro de sala de aula.

Uma questão muito importante também é sempre perguntar para ela do que ela precisa, o que elas acham, como fica mais fácil para ela, pois isto facilita o seu desenvolvimento.

E tudo isto, lógico, sempre com o auxílio da família para que haja um ambiente em que ambos, escola e família possam compartilhar metodologias, regras básicas para lidar com a criança e isto se tornar um marco referencial para ela.

Para isto pode-se criar uma agenda que funcione como meio de comunicação, onde possa constar também os avanços da criança e ambos estejam sempre inteirados.

QUAIS OUTRAS ESTRATÉGIAS EXISTEM PARA A SALA DE AULA?

  • Exigir desta criança menos respostas corretas do que a turma;
  • Permitir um tempo extra para complementar o seu trabalho;
  • Entregar os trabalhos um de cada vez;
  • Sentá-la num local com menos barulho;
  • Sentá-la próximo de outra criança que apresente um bom nível de desenvolvimento e padrão de comportamento;
  • Não é aconselhável dar a ela em suas atividades limites de tempo curtos, pois isto gera ansiedade.

Se o professor seguir estas dicas acreditamos que seu trabalho em sala de aula será muito mais assertivo e a criança obterá maiores resultados.

Você, educador, familiar, terapeuta e médico conheça nossa Capacitação de Psicofarmacologia, 100% on-line, e obtenha o conhecimento de identificação, intervenção, métodos e estratégias para estimular e desenvolver o seu pequeno.

Deixe nos comentários abaixo o número do seu WhatsApp com DDD e faça parte do quadro de profissionais capacitados e de sucesso! Ou solicite por um atendimento personalizado através (43) 99660-0203 (WhatsApp).

CLIQUE AQUI e saiba mais.

Até breve.

Grupo Rhema Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome