A psicomotricidade é uma neurociência que transforma o pensamento em ato motor harmônico. A educação psicomotora é o “ponto de partida” para o processo de aprendizagem infantil. Comumente, se a criança tem dificuldades de aprendizagem é consequência de alguma deficiência no desenvolvimento psicomotor.

A criança que apresenta o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato e lógico, na análise gramatical, entre outras.

A escola e o professor têm, principalmente nos anos iniciais, relevante papel, influenciando diretamente no desenvolvimento do aluno.

Uma proposta pedagógica que vem ganhando espaço é a que reúne a psicomotricidade e métodos educacionais como o Montessori e o Piaget. A avaliação do aluno é contínua e o desenvolvimento da criança é avaliado no dia-a-dia na escola.

A proposta pedagógica privilegia os princípios de liberdade, oferecendo ao aluno uma aprendizagem que o prepara para o exercício da cidadania, observando suas necessidades psicológicas, afetivas, intelectuais e profissionais e suas limitações.

ALGUNS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS

O Método Montessori tem como princípio a observação da criança, a liberdade de expressão. O principal ponto de partida do método é a educação sensorial, que auxilia no reconhecimento do material pedagógico vivenciado as suas diversas qualidades, ajudando o lado mental da criança por meio de suas próprias percepções.

O método do desenvolvimento cognitivo, desenvolvida por Piaget é voltado para o pensamento intelectual da criança através de suas observações particulares: inteligência sensório-motora (0 a 2 anos), período pré-operacional (2 a 6 anos) e as operações concretas (7 a 11 anos).

Mas afinal, quais as contribuições da psicomotricidade para a superação das dificuldades de aprendizagem? A psicomotricidade se trabalhada nas escolas irá de alguma forma influenciar no aprendizado da criança?

A psicomotricidade é fundamental para a aprendizagem da criança, sendo a mesma responsável por todos os movimentos realizados pelo aluno, inclusive movimentos essenciais para a escrita, como por exemplo, a coordenação motora fina, e a discriminação visual e auditiva

O fato de deparar-se com crianças que no momento da aprendizagem enfrentam dificuldades e barreiras que para elas parecem ser intransponíveis, vem sendo na atualidade uma constante no contexto escolar.

Uma das causas mais frequente do insucesso escolar deve-se a déficit no desenvolvimento psicomotor das crianças. O desenvolvimento psicomotor é um processo que deve ser observado pelos professores, familiares e cuidadores da criança, nas suas atividades diárias.

A psicomotricidade tem uma importante contribuição no processo de ensino aprendizagem, pois é através dela que a criança desenvolve suas habilidades, competências e atitudes corporais, que vão proporcionar prontidões para diversas formas de usos dos movimentos, que permitirão a construção de novos conhecimentos que contribuirão para a sua formação enquanto sujeito histórico social.

Alguns elementos são fundamentais da psicomotricidade para um bom desempenho da criança, são eles: o esquema corporal, estruturação espacial, lateralidade, orientação temporal e pré-escrita que são extremamente importantes para que a criança obtenha noções de espaço, idéias, e para que adquira novos conhecimentos.

Qualquer problema em um desses elementos fará com que a criança tenha dificuldades, criando barreiras e assim, prejudicando sua aprendizagem

Desta forma, a contribuição da psicomotricidade para a aprendizagem é efetiva para a formação do sujeito e a estruturação do mesmo. Sendo o objetivo principal da psicomotricidade incentivar a prática de movimentos em todas as etapas da vida do ser humano.

A psicomotricidade aplicada na educação infantil contribui qualitativamente para o desenvolvimento das crianças.

A infância é a idade da brincadeira, é por meio dela que a criança demonstra seus objetivos, interesses e desejos, tornando a brincadeira como uma forma de descobrir o mundo.

Para isto o professor deve estender seu leque em atividades que promovam a psicomotricidade e assim o sucesso escolar do aluno.

DICAS DE ATIVIDADES PARA COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA:

  • Montar quebra-cabeça gigante no chão;
  • Correr com fitas coloridas sem deixá-las tocar o chão;
  • Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e não deixá-las tocar o chão;
  • Rodar pneu de borracha. 

 DICAS DE ATIVIDADES PARA COORDENAÇÃO MOTORA FINA;

AMASSAR E DESAMASSAR

Formação: círculo.

Material: jornal.

Desenvolvimento: os alunos em círculo receberão uma folha de jornal, deverão:
– amassar o jornal usando as mãos
– colocar o jornal amassado no chão e desamassá-lo com os pés.

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