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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação e interação social. Identificar sinais precoces do autismo é fundamental para que as crianças recebam o apoio adequado o mais cedo possível.

Neste artigo, discutiremos cinco sintomas e sinais precoces do autismo na escola e daremos dicas aos professores sobre como avaliar esses sinais, comunicar-se com os pais e encaminhar os alunos para uma avaliação especializada.

Confira a seguir os sinais precoces do autismo na escola

Dificuldades na comunicação social

Crianças com TEA podem apresentar dificuldades na comunicação social desde os primeiros anos de vida. Esse é um dos sinais precoces do autismo na escola que mais merecem atenção. Observe se o aluno tem dificuldade em estabelecer contato visual, em responder ao seu nome ou em iniciar e manter uma conversa. Além disso, fique atento a padrões repetitivos de fala ou linguagem pouco usual.

Dica: Registre observações detalhadas sobre os comportamentos de comunicação do aluno, compartilhe suas preocupações com os pais e sugira uma avaliação por profissionais especializados.

Dificuldades na interação social

As crianças com autismo podem ter dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos sociais. Observe se o aluno apresenta dificuldades em interagir com os colegas, em entender as regras sociais ou em expressar emoções e sentimentos.

Dica: Incentive atividades que promovam a interação social, como jogos em grupo, e observe como o aluno se comporta nessas situações. Converse com os pais e compartilhe suas observações, sugerindo a busca por uma avaliação especializada.

Interesses restritos e comportamentos repetitivos

Crianças com autismo podem apresentar interesses restritos e comportamentos repetitivos. Observe se o aluno demonstra um foco intenso em determinados objetos, atividades ou temas, e se ele segue rotinas fixas com dificuldade em lidar com mudanças.

Dica: Registre exemplos desses comportamentos e compartilhe-os com os pais, explicando a importância de uma avaliação especializada para investigar a possibilidade de TEA.

Sensibilidade sensorial

Algumas crianças com autismo podem ter uma sensibilidade sensorial aumentada ou diminuída. Observe se o aluno apresenta reações intensas a estímulos sensoriais, como barulhos, luzes ou texturas, ou se ele parece insensível a estímulos que normalmente seriam desconfortáveis para a maioria das pessoas.

Dica: Converse com os pais sobre as reações do aluno a diferentes estímulos sensoriais e encaminhe-os para profissionais especializados em avaliar a sensibilidade sensorial.

Atrasos no desenvolvimento

Crianças com TEA podem apresentar atrasos no desenvolvimento em áreas como linguagem, habilidades motoras e cognição. Observe se o aluno apresenta atrasos em marcos de desenvolvimento típicos da idade, como aquisição da fala, habilidades motoras ou habilidades sociais.

Dica: Documente os marcos de desenvolvimento do aluno e compartilhe suas preocupações com os pais, incentivando-os a procurar avaliação especializada para identificar possíveis atrasos.

O que fazer ao identificar sinais precoces do autismo na escola?

Identificar sinais precoces do autismo na escola é essencial para garantir um suporte adequado às crianças com TEA. Como professor, você desempenha um papel fundamental nesse processo.

Ao observar e avaliar cuidadosamente os sintomas e sinais discutidos neste artigo, você pode ajudar a encaminhar os alunos para uma avaliação especializada e garantir que eles recebam o apoio necessário.

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