O ser humano é seguido por uma série de comportamentos instintivos, sentimentos como desprezo, raiva, impulsos, ira entre outros. Todos estes estados emocionais envolvem o Sistema Límbico, sendo algumas ativadas ou não dependendo da causa e do momento.

O Psiquiatra e Palestrante David Hawkins pontua exatamente que sentimentos como ódio, ansiedade, vergonha e arrependimento contribuem para morte celular, enquanto que sentimentos como amor, paz, alegria deixam a pessoa mais saudável.

O Sistema Límbico é responsável pela proteção do nosso sistema emocional. Quando passamos por uma situação de extremo nervoso ele é ativado por reações como suor nas mãos, coração acelerado, estas reações protegem o sistema nervoso colaborando para o controle emocional.

Mas em casos excessivos de estresse e medo, ou depressão constante o Sistema Límbico é incapaz de ser ativado.

O que fazer para acalmar o Sistema Límbico?

  • Respiração diafragmática, oxigenando nosso cérebro: enche o abdômen de ar fazendo contagem de 1 a 5 – o seu organismo será oxigenado.
  • Fale sobre suas emoções: está com raiva ou estressado? Fale, desabafe, não reprima suas emoções ao contrário você está sufocando seu sistema límbico desequilibrando todo seu sistema emocional.
  • Exercícios físicos também são ótimos para equilibrar seu Sistema Límbico, você praticando uma atividade física estará colocando os hormônios da recompensa, como endorfina, aplicando bem estar, obtendo mais segurança para enfrentar uma reunião de trabalho ou uma sala de aula.

Entrar para um ambiente desafiador com pensamentos negativos determinam as emoções de ameaças constantes. Ficar com o Sistema Límbico acionado o tempo todo não facilitará o equilíbrio emocional, correndo riscos de não ter resultado positivo.

Quanto à pessoas adultas estas pontuações são mais fáceis de serem atingidas, mas e com as crianças como funciona?

O cenário com relação aos pequenos é um pouco diferente, as crianças se comunicam através das emoções. Por volta dos 18 meses ao final dos dois anos o sistema límbico é desenvolvido na criança, e tem como nome Fase Anal.

Nesta fase é que a criança forma sua identidade, natural ela ser tida como “respondona” ou “mal educada”, a fase dos “porquês” ou que não entende o porquê do brinquedo não pode ser comprado naquele momento. Todo este período é de descoberta para a criança a qual percebe-se através destas respostas como mal educadas, mas no fundo é o sistema límbico agindo.

É principalmente nesta fase que a criança precisa entender o que é certo e errado impor limites e trabalhar as emoções do Sistema Límbico para que ela não tenha baixa estima e descubra seu comportamento capaz de ser autorregulado. Trabalhando respostas positivas com a criança ela entenderá mais fácil e terá melhor percepção para evoluir mais rapidamente para a próxima fase.

  • Para a criança a maneira mais rápida de equilibrar o sistema límbico é atrair a atenção da criança para outra coisa, que motive o comportamento positivo dela naquele ato.
  • Outro exemplo é quando a criança desejar pegar um objeto que não pode ofereça outros objetos valorizando os atributos dos demais objetos desta forma estaremos direcionando melhor o caminho, da mesma maneira com brincadeiras e etc.

A importância do sistema límbico é essencial para o desenvolvimento da criança saber estratégias que atribuem e facilitam melhor o aprimoramento da criança é essencial para desenvolvermos seres humanos mais preparados para a vida. Aprenda mais sobre como aprender sobre estratégias que vão trabalhar o equilíbrio de seu filho/aluno com nossa equipe de atendimento: bit.ly/2ED19ce

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome