Olá…
O ano de 2017 começou animado… Já estamos nos preparando para dividir muitos conteúdos e essa semana estamos com essa matéria bem interessante. Confira e boa leitura!
 
Transtornos da linguagem estão entre os mais comuns da infância. Para se comunicarem, as crianças devem ter uma matriz de linguagem, que é a capacidade de entender e expressar idéias, usando palavras e a fala, e a maneira como as mesmas são ditas.
Transtornos da linguagem incluem transtornos da linguagem expressiva e transtornos mistos de expressão e recepção.
Crianças com transtorno expressivo da linguagem apresentam dificuldade de expressar seus pensamentos com palavras e sentenças num nível de sofisticação esperada para determinada idade e nível de desenvolvimento neuropsicomotor para a sua idade.
Estas crianças podem apresentar limitação de vocabulário, fala e sentenças que são curtas ou com gramática incorreta e, geralmente a descrição de situações é desorganizada, confusa e pueril.
Elas podem demorar a compreender e memorizar palavras, em relação a outras da mesma idade.
Linguagem e fala são pragmaticamente conectadas, apesar dos distúrbios da fala e da linguagem estarem separados por categorias pela CID10 (Classificação internacional de doenças – 10ª edição).
Habilidade linguistica envolve quatro domínios: fonética, gramática, semântica e praxia.
  • FONÉTICA se refere à habilidade de produzir sons que constituem palavras em determinada língua e as habilidades em discriminar os vários fonemas (sons produzidos por uma letra ou grupo de letras). Para imitar palavras, uma criança deve ser capaz de produzir os sons da mesma.
  • GRAMÁTICA designa a organização de palavras e as regras para organizar as mesmas na produção de sentido das sentenças.
  • SEMÂNTICA se refere à organização de conceitos e a aquisição de palavras. Uma criança escolhe de uma lista mental de palavra para produzir as sentenças. O prejuízo na linguagem de uma criança mostra uma grande gama de dificuldades na semântica que inclui a aquisição de palavras novas, armazenamento e organização de palavras conhecidas e recordação e evocação de palavras. A avaliação da fala e da linguagem deve ser ampla o suficiente para testar todas as habilidades e seus níveis .
  • PRAGMÁTICA  refere-se ao uso atual da linguagem e das regras de conversação, incluindo pausas adequadas para um ouvinte compreender e realizar alguma pergunta e perceber a mudança de assunto num intervalo de conversa. Por volta dos dois anos de idade, as crianças têm geralmente um vocabulário de 200 palavras e, por volta dos 3 anos a maioria das crianças entende as regras básicas da linguagem e conseguem conversar corretamente.
Desenvolvimento normal da Fala e linguagem e desenvolvimento de habilidades não verbais  em crianças normais
Desenvolvimento da Fala e Linguagem
Desenvolvimento não verbal
1 ano
Reconhece o próprio nome
Segue direções simples acompanhadas por gestos (exemplo: tchau)
Fala uma ou duas palavras
Combina palavras e sons
Usa gestos da comunicações (mostrar, apontar
Fica em pé sozinho
Dá os primeiros passos com auxilio
Utiliza objetos comuns (xícara)
Procura por objetos escondidos
2 anos
Usa 200 a 300 palavras
Nomeia a maioria dos objetos comuns
Utiliza frases de duas ou 3 palavras
Utiliza algumas preposições, pronomes e, verbos e plurais, mas nem sempre de forma correta
Gosta de brinquedos de ação
Sobe e desce degraus, mas sem alternar os pés
Corre ritmicamente, mas não consegue parar ou começar de forma gradual
Come com um garfo
Coopera com adultos em pequenas tarefas domésticas
Obedece a comandos simples com gestos
3 anos
Utiliza de 900 a 1000 palavras
Cria frases com três a 4 palavras com sujeito, verbo e objeto
Obedece comandos de duas etapas
Repete sentenças com 5 a 7 sílabas
Fala geralmente compreendida pela família
Dirige um velotrol (triciclo)
Gosta de brincadeiras de adivinhação
Combina cores primárias
Movimenta momentaneamente um pé
Compartilha brinquedos com outros por períodos curtos
4 anos
Utiliza de 150 a 1600 palavras
Reconhece histórias e eventos de um passado recente
Entende a maioria das questões sobre o ambiente ao redor
Utiliza conjunções (se, mas, por que)
Fala de modo que estranhos o compreendam
Sobe e desce escadas alternando os pés
Pula em um pé só
Copia conjuntos de letras
Brinca com outras crianças de acordo com regras
Organiza por categorias objetos familiares
5 anos
Utiliza de 2100 a 2300 vocábulos
Discute sentimentos
Entende a maior parte das preposições relativas a espaço (acima, abaixo, através) e tempo (antes, depois, até)
Segue comandos em 3 estágios
Escreve o próprio nome
Veste-se sem assistência
Corta a comida com faca
Desenha uma pessoa conhecida
Joga de maneira proposital e construtiva
Reconhece relações de conteúdo e continente
6 anos
Define palavras por funções e atributos
Utiliza uma grande gama de sentenças complexas
Utiliza verbos, nomes, advérbios, adjetivos e preposições
Compreende o som associado às letras nas leituras
Anda de bicicleta
Arremessa bem uma bola
Mantem atenção  quando perguntado
Gosta de jogos competitivos
8 anos
Lê livros simples por prazer
Gosta de piadas
Verbaliza idéias e problemas lidos
Compreende pedidos indiretos (por exemplo ? es´ta quente aqui… quando se quer dizer para abrir a janela)
Produz todos os sons com um adulto
Compreende a conservação de líquidos, números, duração
Conhece direita e esquerda de outros
Reconhece semelhanças e diferenças
Gosta  que outros tenham opiniões diferentes
Organiza o mesmo objeto em várias categorias

 

Fonte: http://marciocandiani.site.med.br/index.asp?PageName=Transtornos-20de-20Linguagem

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