Olá…
O ano de 2017 começou animado… Já estamos nos preparando para dividir muitos conteúdos e essa semana estamos com essa matéria bem interessante. Confira e boa leitura!
Transtornos da linguagem estão entre os mais comuns da infância. Para se comunicarem, as crianças devem ter uma matriz de linguagem, que é a capacidade de entender e expressar idéias, usando palavras e a fala, e a maneira como as mesmas são ditas.
Transtornos da linguagem incluem transtornos da linguagem expressiva e transtornos mistos de expressão e recepção.
Crianças com transtorno expressivo da linguagem apresentam dificuldade de expressar seus pensamentos com palavras e sentenças num nível de sofisticação esperada para determinada idade e nível de desenvolvimento neuropsicomotor para a sua idade.
Estas crianças podem apresentar limitação de vocabulário, fala e sentenças que são curtas ou com gramática incorreta e, geralmente a descrição de situações é desorganizada, confusa e pueril.
Elas podem demorar a compreender e memorizar palavras, em relação a outras da mesma idade.
Linguagem e fala são pragmaticamente conectadas, apesar dos distúrbios da fala e da linguagem estarem separados por categorias pela CID10 (Classificação internacional de doenças – 10ª edição).
Habilidade linguistica envolve quatro domínios: fonética, gramática, semântica e praxia.
- FONÉTICA se refere à habilidade de produzir sons que constituem palavras em determinada língua e as habilidades em discriminar os vários fonemas (sons produzidos por uma letra ou grupo de letras). Para imitar palavras, uma criança deve ser capaz de produzir os sons da mesma.
- GRAMÁTICA designa a organização de palavras e as regras para organizar as mesmas na produção de sentido das sentenças.
- SEMÂNTICA se refere à organização de conceitos e a aquisição de palavras. Uma criança escolhe de uma lista mental de palavra para produzir as sentenças. O prejuízo na linguagem de uma criança mostra uma grande gama de dificuldades na semântica que inclui a aquisição de palavras novas, armazenamento e organização de palavras conhecidas e recordação e evocação de palavras. A avaliação da fala e da linguagem deve ser ampla o suficiente para testar todas as habilidades e seus níveis .
- PRAGMÁTICA refere-se ao uso atual da linguagem e das regras de conversação, incluindo pausas adequadas para um ouvinte compreender e realizar alguma pergunta e perceber a mudança de assunto num intervalo de conversa. Por volta dos dois anos de idade, as crianças têm geralmente um vocabulário de 200 palavras e, por volta dos 3 anos a maioria das crianças entende as regras básicas da linguagem e conseguem conversar corretamente.
Desenvolvimento normal da Fala e linguagem e desenvolvimento de habilidades não verbais em crianças normais | |
Desenvolvimento da Fala e Linguagem | Desenvolvimento não verbal |
1 ano Reconhece o próprio nome Segue direções simples acompanhadas por gestos (exemplo: tchau) Fala uma ou duas palavras Combina palavras e sons Usa gestos da comunicações (mostrar, apontar | Fica em pé sozinho Dá os primeiros passos com auxilio Utiliza objetos comuns (xícara) Procura por objetos escondidos |
2 anos Usa 200 a 300 palavras Nomeia a maioria dos objetos comuns Utiliza frases de duas ou 3 palavras Utiliza algumas preposições, pronomes e, verbos e plurais, mas nem sempre de forma correta Gosta de brinquedos de ação | Sobe e desce degraus, mas sem alternar os pés Corre ritmicamente, mas não consegue parar ou começar de forma gradual Come com um garfo Coopera com adultos em pequenas tarefas domésticas Obedece a comandos simples com gestos |
3 anos Utiliza de 900 a 1000 palavras Cria frases com três a 4 palavras com sujeito, verbo e objeto Obedece comandos de duas etapas Repete sentenças com 5 a 7 sílabas Fala geralmente compreendida pela família | Dirige um velotrol (triciclo) Gosta de brincadeiras de adivinhação Combina cores primárias Movimenta momentaneamente um pé Compartilha brinquedos com outros por períodos curtos |
4 anos Utiliza de 150 a 1600 palavras Reconhece histórias e eventos de um passado recente Entende a maioria das questões sobre o ambiente ao redor Utiliza conjunções (se, mas, por que) Fala de modo que estranhos o compreendam | Sobe e desce escadas alternando os pés Pula em um pé só Copia conjuntos de letras Brinca com outras crianças de acordo com regras Organiza por categorias objetos familiares |
5 anos Utiliza de 2100 a 2300 vocábulos Discute sentimentos Entende a maior parte das preposições relativas a espaço (acima, abaixo, através) e tempo (antes, depois, até) Segue comandos em 3 estágios Escreve o próprio nome | Veste-se sem assistência Corta a comida com faca Desenha uma pessoa conhecida Joga de maneira proposital e construtiva Reconhece relações de conteúdo e continente |
6 anos Define palavras por funções e atributos Utiliza uma grande gama de sentenças complexas Utiliza verbos, nomes, advérbios, adjetivos e preposições Compreende o som associado às letras nas leituras | Anda de bicicleta Arremessa bem uma bola Mantem atenção quando perguntado Gosta de jogos competitivos |
8 anos Lê livros simples por prazer Gosta de piadas Verbaliza idéias e problemas lidos Compreende pedidos indiretos (por exemplo ? es´ta quente aqui… quando se quer dizer para abrir a janela) Produz todos os sons com um adulto | Compreende a conservação de líquidos, números, duração Conhece direita e esquerda de outros Reconhece semelhanças e diferenças Gosta que outros tenham opiniões diferentes Organiza o mesmo objeto em várias categorias |
Fonte: http://marciocandiani.site.med.br/index.asp?PageName=Transtornos-20de-20Linguagem
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