educacao para 2022

O início de mais um ano simboliza o restabelecimento de metas e objetivos. Por outro lado, o aprendizado adquirido nos últimos meses deve servir como parâmetro para o seguimento de novas diretrizes. 

Assim sendo, a área da Educação se mostra como um terreno propício para explorar possibilidades de tendência de interação e convivência, tendo em vista o cenário de desafios vivenciados por todos os profissionais e alunos desde o ano de 2020. O mundo passou por profundas mudanças e o meio educacional foi fortemente impactado. 

Com isso, alguns aspectos precisam ser levados em conta dentro das demandas observadas. É inegável que o modelo tradicional de ensino já não é mais o dominante, uma vez que o avanço das tecnologias e as adaptações realizadas vieram para ficar. 

Portanto, o ano de 2022 deve trazer toda essa relação entre instituição, comunidade e alunos sob novas perspectivas. Para isso, é importante analisar quais delas têm mais proximidade com o contexto da escola, dos funcionários e das crianças. 

Veja abaixo quais são as tendências da área da Educação para 2022 e quais combinam com a sua instituição.

Ensino híbrido

Primeiramente, a adaptação das aulas por meio do ensino híbrido foi responsável por alavancar essa modalidade a boa parte dos alunos. Com efeito, as escolas tiveram de lidar com o trabalho que alternou o presencial e o online de forma simultânea. 

Assim, muitas instituições devem continuar seguindo esse caminho como forma de proporcionar uma troca que se mostrou positiva para muitos. Afinal, os alunos também puderam explorar o seu protagonismo e compartilhar experiências. 

Entre os pontos que ainda precisam ser melhorados, cabe salientar que a tecnologia é um dos principais elementos, em função da dificuldade de conexão que muitos ainda enfrentam. Inclusive, no princípio do estabelecimento do ensino híbrido, professores e crianças tiveram de lidar com a dificuldade com as ferramentas e até mesmo o tempo diário de duração das aulas. 

No entanto, os benefícios observados com o ensino híbrido mostram que a tendência para 2022 é a manutenção da modalidade. Desse modo, os desafios encarados podem significar aprendizado para todas as partes envolvidas e propiciar muitos resultados positivos. 

E-learning

Primeiramente, o ensino a distância foi determinante no momento da retomada das atividades letivas, paralisadas pela pandemia do novo coronavírus. Quando o cronograma das escolas foi repentinamente alterado, o uso de ferramentas digitais sinalizou uma alternativa importante para muitos alunos e professores. 

Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o conteúdo pedagógico pôde ser difundido pelos educadores a suas respectivas turmas. Nesse sentido, as crianças\adolescentes tiveram contato com vídeos, links e fóruns para interagir com o restante dos colegas. 

A realização de aulas pelo e-learning já era relativamente comum nos cursos de graduação e pós-graduação. Aliás, a aceitação pelos adultos é considerável, uma vez que a comodidade para utilizar a plataforma se mostra bastante proveitosa. 

No caso das crianças, as ferramentas voltadas para o e-learning do ensino fundamental tendem a acompanhar a necessidade de oferecer uma plataforma intuitiva. Inclusive, a experiência dos alunos na usabilidade dos dispositivos presentes no AVA pode ser um grande desafio. Porém, o e-learning está com tudo para se manter em 2022 diante de uma considerável demanda. 

Atendimento one-to-one

Antecipadamente, a aproximação do aluno com a instituição é sempre motivo de atenção, pois quanto mais frequente e satisfatória for essa relação, maior pode ser a interação. Assim sendo, o atendimento one-to-one extrapola os limites da sala de aula e foca na vivência da criança\adolescente com a instituição. 

Essa modalidade é responsável por oferecer uma conexão focada na empatia e na preocupação com contato priorizado ao aluno. Dessa forma, a escola pode usar algumas ferramentas para mediar o agendamento presencial dos pais da criança com o coordenador ou professor, por exemplo. 

Há que se ressaltar que essa tendência pode ocorrer junto com o ensino híbrido e até com o e-learning. Como ela não é necessariamente voltada para o ensino, mas no estabelecimento da proximidade da escola com o aluno, as modalidades podem coexistir. 

Aprendizagem por dispositivos móveis

O uso dos smartphones por parte dos alunos ao longo de 2021 mostrou que junto ao notebook e ao tablet, o mobile ganhou força total. Inclusive, é importante salientar que a adoção de ambientes virtuais são fundamentais para propiciar esse complemento ao ensino. 

As instituições que podem disponibilizar conteúdos via mobile encontram nessa ferramenta um complemento de peso para impulsionar o aprendizado dos alunos. No entanto, o conteúdo deve apenas complementar o material utilizado, tendo em vista que o smartphone pode também ser elemento de distração para muitos alunos. Nesse sentido, a palavra ideal é equilíbrio. Seja como for, a aprendizagem por dispositivos móveis é uma das tendências da área da Educação para 2022. 

Você ficou interessado por algumas dessas dicas? Não deixe de acompanhar nossos conteúdos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome