Depois dos pais, quem mais convive com as crianças é você, professor! Por isso, você é a pessoa mais indicada para perceber se algum problema atrapalha seu aluno durante o aprendizado ou mesmo no relacionamento com os colegas.

Durante o acompanhamento do aluno é possível notar se este apresenta resultado na aprendizagem, se ele interage normalmente com os colegas, se apresenta comportamento neurotípico ou se é necessário um acompanhamento especializado.

Em relação as diferenças que os alunos podem apresentar, você sabia que meninos e meninas com TDAH se comportam de maneira diferente? As meninas são minoria quando falamos de TDAH, já que os meninos são mais afetados pelo transtorno. Elas costumam ser mais quietas que os meninos afetados e não provocam tumulto em sala de aula.

Geralmente ficam caladas e distraídas com algo, mexendo em objetos, desenhando ou simplesmente ficam no canto, perdidas em seu próprio mundo.  

Já os meninos costumam ser mais inquietos, com uma tendência a agitar os colegas e causar confusão em sala de aula. Geralmente não presta atenção a explicação sobre os exercícios e se perde no meio das atividades.

Como podemos imaginar, chamar a atenção destes alunos é um verdadeiro desafio, mas você professor, pode conseguir! Ficar atento aos alunos que tem dificuldades é muito importante, e por isso vamos listar algumas dicas para que você consiga trazer estes alunos para a aula e promover a melhora em seu aproveitamento!

  • Tenha regras claras e objetivas em relação à disciplina na sala de aula, de preferência fixadas em um painel à vista de todos. Conseqüências positivas e negativas em relação às regras também são validas.
  • Organização em sala de aula, estrutura na realização das tarefas e uma rotina estabelecida previamente ajudam o dia a fluir melhor com a realização de várias tarefas, promovendo a aprendizagem de todos os alunos
  • Assim como nós, os alunos também têm mais disposição no começo da aula. Por isso de preferência para conteúdos mais difíceis ou complicados logo no inicio da aula. No fim do dia todos os alunos estão mais cansados e dispersos, por isso o aproveitamento tende a ser menor neste período.
  • Olhar nos olhos dos alunos e chamá-los pelo nome atrai e captura a atenção, deixando-os mais alertas e atentos.
  • Após um determinado tempo realizando atividades, nossa atenção tende a se dispersar e nosso desempenho a cair. Portanto, permitir pausas regulares entre as atividades é importante para todos os alunos, em especial para aqueles que têm dificuldade em manter o foco.
  • Os alunos encontram dificuldades em entender a necessidade de algumas matérias, por isso, contextualizar o assunto da matéria irá facilitar o entendimento e garantir a atenção e interesse do aluno, deixando que ele fique motivado a aprender.
  • Sentar o aluno disperso na frente da sala ajuda o professor a monitorar e ajudar durante as atividades, sem falar que diminui a quantidade de estímulos exteriores que possam tirar a atenção do aluno. Também facilita a lidar com comportamentos inadequados, facilitando a intervenção quando necessário. 
  • Tirar dúvidas no momento da aprendizagem favorece o aprendizado do aluno e ajuda na assimilação dos conceitos.
  • Alunos com baixa concentração, desorganizados e distraídos podem precisar de um tempo a mais para realizar provas e responder perguntas.
  • Como estes alunos apresentam dificuldade na organização para execução de tarefas, mostrar a eles como dividir os trabalhos em partes pode facilitar a realização do mesmo sem que se torne uma tarefa exaustiva. 
  • Listar as atividades diárias pode auxiliar seu aluno a se organizar melhor e a planejar e executar as tarefas propostas. 
  • Manter uma agenda para comunicação entre escola e casa é uma estratégia amplamente usada por professores, pois assim a comunicação acontece de forma mais assertiva entre pais e professores.
  •  Portadores de TDAH e TEA podem apresentar baixa auto-estima, pois geralmente são criticados o que pode levar a falta de motivação com a escola. Assim, estimular e elogiar quando um esforço é realizado irá valorizar o aluno e o estimular a querer melhorar cada vez mais.
  • O reforço positivo deve ser usado para estimular comportamentos desejados em sala de aula. Assim, o interesse pelo estudo certamente vai aumentar, promovendo uma melhoria no desempenho do aluno.
  • A prática de atividade física deve ser estimulada sempre. Crianças TDAH ou TEA geralmente são estabanadas e tem dificuldades em relacionamento social. Esportes coletivos são ferramentas excelentes para a socialização e para ensinar trabalho em equipe.

E por fim, a última dica é capacitação. Professores precisam de conhecimento técnico sobre distúrbios comportamentais escolares. Portanto, procure conhecer o TDAH e a TEA que acometem as crianças e comprometem seu aprendizado e faça a nossa capacitação clicando aqui

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