SINAIS PARA SUSPEITAR DE TRASTORNO DE APRENDIZAGEM!

Crianças com dificuldade de aprendizagem na escola podem ser vistas por pais e professores como desinteressadas e desleixadas. Mas as notas vermelhas talvez sejam sinal de dislexia, distúrbio que afeta a capacidade de ler e escrever. A condição afeta cerca de 5% da população brasileira, segundo o Instituto ABCD, organização social voltada a jovens com dislexia e outros problemas de aprendizagem.

O diagnóstico de uma criança disléxica pode ser feito apenas a partir da alfabetização, quando um professor percebe que a evolução do aluno está aquém da esperada.
 Mesmo assim, é necessário que a criança seja submetida à análise de professores, psicólogos e fonoaudiólogos para diferenciar se ela tem dificuldades pontuais ou é disléxica.

Confira sete sinais de que seu filho pode ser disléxico:


1.    Leitura lenta e pouco fluente
      Dificuldade em identificar palavras e associá-las a seus sentidos. 
     Sua leitura em  voz alta costuma ser menos fluente do que a das outras crianças da               mesma idade escolar. 

2.     Erros ortográficos
Letras com pronúncias semelhantes, como V e F ou B e D, costumam ser trocadas na escrita, ocasionando erros ortográficos. Crianças disléxicas também têm dificuldade de memorizar regras de ortografia e até de juntar duas letras para formar uma sílaba simples.

3.     Demora na construção de frases
Pela dificuldade de formar palavras e atribuir significados a elas, os portadores do distúrbio costumam apresentar lentidão para construir frases.

4.     Dificuldade em seguir ordens longas
A dislexia afeta a memória de curto prazo. Por isso, ordens longas – como abrir um determinado livro em uma determinada página e fazer um determinado exercício – são um desafio para os disléxicos.

5.     Escrita espelhada
A escrita espelhada decorre da dificuldade na formação de palavras e no aprendizado do alfabeto, presente nos disléxicos em idade escolar.

6.    Falta de concentração
Disléxicos podem ter problemas de se concentrar em atividades que exijam atenção, como quebra-cabeças e jogos dos sete erros.

7.     Dificuldade com noções de tempo e espaço
Crianças disléxicas demoram mais do que as outras para adquirir noções temporais e espaciais, assim como a dominância de lados e os conceitos de direita e esquerda. Elas podem confundir “ontem e hoje” ou “acima e abaixo”.
A maioria dos transtornos de aprendizagem são identificados quando a criança ingressa na escola, isso porque a criança entra em contato com todas as competências de maneira sistêmica e também está interagindo com outras crianças da mesma idade.

Por isso um professor bem preparado, e com conhecimentos específicos pode diagnosticar e interver esse transtorno e mudar a vida de seu aluno.

Compre agora mesmo um curso totalmente Online e aprenda mais sobre TRANSTORNO DA LINGUAGEM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome