Olá professor, tudo bem?

DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS CRIANÇAS: VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR SE EXISTE UM ATRASO? E O QUE FAZER?

Sabemos que cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento, e que muitas vezes é muito difícil detctar sinais de atraso no sistema motor, porém mesmo com suas particularidades, existem crianças que apresentam dificuldades, mas eis a questão: quando saber se é simplesmente uma particularidade ou um verdadeira atraso no densenvolvimento que precisa ser investigado?

A escola, o professor e a família tem papel fundamental no diagnóstico precoce, e já nos primeiros anos da Educaçao Infantil é possível ajudar no seu desenvolvimento através da Psicomotricidade.

Se você tem dúvidas sobre este importante tema, não conhece todos os sinais e nem o que pode ser as causas, você precisa ler este conteúdo! E mais, se você trabalha com crianças ou convive com elas, você fazer a nossa capacitação on-line, que te ensinará como o brincar é im portante no desenvolvimento dos pequenos.

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SINAIS E CAUSAS DO ATRASO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

Cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento. Assim sendo, muitas vezes é difícil separar o que é simplesmente uma particularidade e o que é um verdadeiro atraso no desenvolvimento, que possa estar sendo causado por alguma condição que precise ser investigada e tratada.

Caso seja identificado algum problema, intervenções médicas ou terapias específicas ajudam a reduzir eventuais prejuízos futuros, principalmente se iniciadas bem cedo.

O que é o atraso global no desenvolvimento

O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das actividades da vida diária, etc.

Os especialistas usam o termo “atraso no desenvolvimento” quando uma criança não atinge alguns dos marcos do desenvolvimento com a idade esperada, mesmo já levando em conta as variações individuais. O atraso pode ocorrer em uma ou mais áreas:

  • Coordenação motora ampla (habilidades físicas como rolar, sentar e andar)
  • Coordenação motora fina (capacidade de segurar as coisas, manipular objetos)
  • Linguagem e fala (tanto a compreensão quanto a fala)
  • Habilidades sociais (relacionamento com outras pessoas)
  • Capacidade de autocuidado (vestir-se, usar o banheiro)

Sinais de comprometimento no desenvolvimento motor

Motricidade grosseira: não rebola, não puxa, não fica de pé, não anda em linha, …

Motricidade fina: não segura, não junta as mãos, não faz construções, tem dificuldades de preensão, …

Linguagem: não palra, não diz palavras, não constrói frases, não compreende, não fala de um modo inelegível, …

Cognição: não procura, não se interessa por jogos, não categoriza semelhanças, não sabe o nome próprio ou apelido, não sabe contar, não sabe as cores ou qualquer letra, …

Psicossocial: não ri, não estranha, não se consola nem aceita mimos, agride sem provocação, não brinca com outras crianças, …

Quais os sinais que a família e professores podem perceber?

A maioria das famílias e professores conseguem identificar se existe algum problema quando nos marcos de desenvolvimento a criança mostra alguns atrasos, como por exemplo engatinhar, correr, ficar em pé, segurar algo com as próprias mãos, ou até mesmo os mais específicos como passar um brinquedo de uma mão para outra.

Já os professores, na área da linguagem, um dos sinais de alerta é perceber que a criança não entende o significado de palavras, ou não tenta se comunicar, seja apontando ou balbuciando. Não conseguem segurar um lápis, ou até mesmo acompanhar os amigos de classe para uma atividade ou outra normal.

Existem ainda as situações em que a criança perde uma habilidade que já vinha conquistando, seja na fala, na movimentação ou na socialização.

Quais são as causas do atraso do desenvolvimento motor?

De acordo com variados estudos, os riscos para os problemas no desenvolvimento da criança estão classificados como biológicos e ambientais. Os biológicos podem ser pré, peri e pós natais que originam danos que podem aumentar a possibilidade de prejuízo no desenvolvimento.

Os biológicos estão relacionados com a prematuridade, com a falta de oxigenação no cérebro, com as meningites e muito mais. Também podemos inserir nos riscos biológicos as malformações genéticas, as síndromes, os erros do metabolismo, entre outras.

Um atraso físico pode ser sintoma de algum problema maior, como espinha bífida ou autismo. Mas também pode significar, simplesmente, que a criança precisa de mais algumas semanas ou meses para alcançar os amiguinhos. 

Por este motivo é sempre bom estar atento, pais e professores, se o atraso realmente e específico ou se significa apenas uma dificuldade em ter certas habilidades no mesmo tempo que os demais.

Crianças prematuras por exemplo, podem apresentar uma dificuldade em acompanhar os primeiros sinais de desenvolvimento, ou até crianças que tem condições genéticas especiais como a Síndrome de Down.

Professores também devem estar atentos, pois o atraso na linguagem e na audição e consequentemente na escrita pode ser causado por uma dificuldade na audição. Ou se for somente na escrita, a dificuldade pode ser apresentada na visão. Já os atrasos na linguagem, cognição e questões físicas e neurológicas podem se dar pelo transtorno do espectro autista. Que neste caso, o professor deve identificar os sinais e depois uma equipe multidisciplinar entrar em ação para este acompanhamento e desenvolvimento.

O que deve ser feito diante de uma suspeita de atraso no desenvolvimento motor?

Perante uma suspeita de atraso de desenvolvimento é sempre importante ter em conta que os limites da normalidade são muito amplos e que uma avaliação isolada do comportamento da criança pode ser influenciada por muitos factores.

É necessário um acompanhamento da criança, pelos pais, educadores, professores e pelo médico, que permita uma visão dinâmica de todo o processo. Nos casos duvidosos, a reavaliação em prazos considerados razoáveis (3 a 6 meses), muitas vezes não confirma a suspeita do referido atraso.

 No entanto, é necessário que os atrasos de desenvolvimentos sejam detectados precocemente para que se possa intervir da melhor forma.

Como a psicomotricidade pode ajudar no desenvolvimento motor?

Ao conhecer o mundo a criança está a conhecer-se a si mesma, descobrindo e compreendendo o papel dos adultos, aprendendo a sentir-se e comportar-se como eles.

É através das atividades lúdicas, ou seja, das brincadeiras que a criança se prepara para a vida, compreendendo a cultura e integrando-se no meio em que vive. A Psicomotricidade é a junção do lúdico do brincar com atividades que desenvolvam cada criança em seu tempo,

Naturalmente a criança precisa de tempo e de espaço para brincar. É de fundamental importância proporcionar um ambiente adequado para a brincadeira e estimular atividades lúdicas tanto no contexto familiar quanto no escolar. Devemos proporcionar ambientes em que a criança explore as diferentes linguagens que a brincadeira proporciona (musical, corporal, gestual, escrita…), fazendo com que desenvolva a sua criatividade e imaginação, assim como todas as suas potencialidades.

O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.

Através dessas atividades lúdicas a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. 

A escola e o professor têm, principalmente nos anos iniciais, relevante papel, influenciando diretamente no desenvolvimento do aluno. Para a aptidão física, os profissionais podem utilizar jogos lúdicos e brincadeiras que estimulem diversos aspectos da criança, como o motor, o social, o afetivo e o cognitivo.

É fundamental que os professores conheçam sobre psicomotricidade, e pensando nisto o Grupo Rhema Educação preparou um curso on-line com conteúdos atuais e que traz dicas e estratégias práticas para sala de aula, para o diagnóstico precoce do professor e também para as atividades do dia a dia. É só clicar aqui e conferir agora mesmo esta capacitação que fará a grande diferença em sala de aula.

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