Primeiramente, o processo de aprendizagem de bebês e crianças deve sempre respeitar o seu momento de desenvolvimento. Isso significa que os professores precisam se pautar em diretrizes que possam nortear as dinâmicas envolvidas em cada passo de tal etapa. Dessa forma, os educadores asseguram direitos que são fundamentais para o aprendizado dos pequenos.

Com isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento responsável por definir o conjunto de aprendizagens que são fundamentais para os alunos incluídos na Educação Básica. Além disso, um detalhe importante é que a BNCC tem o caráter normativo, ou seja, é uma regra a ser seguida.

Nesse sentido, todo educador que atua na modalidade da Educação Básica precisa estar em dia com os 6 direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. Vocês sabem quais são eles? Vejam abaixo.

  1. 1.Participar

Em primeiro lugar, esta participação se dá de maneira bem interessante. Afinal, a criança deve fazer parte da dinâmica que envolve o planejamento das atividades que vão compor a sua própria jornada. Isso significa que os pequenos têm um lugar especial e precisam participar ativamente desse processo. Em outras palavras, envolver a criança nas principais etapas de uma tarefa, por exemplo.

  • 2.Brincar

Embora pareça bastante óbvio, a BNCC frisa de maneira certeira o ato de brincar como um direito fundamental da criança na Educação Básica. Portanto, a atitude de se cercar de atividades que garantam o aspecto lúdico é essencial para o seu desenvolvimento.

Assim sendo, isso inclui uma diversidade que precisa ser levada em consideração em forma de propor aos pequenos brincadeiras diversificadas em diferentes espaços e com muitas pessoas. Além disso, estimular o acesso dos pequenos à cultura, e toda a sua variedade, pode proporcionar o desenvolvimento de sua criatividade e experiências (cognitivas, sociais, sensoriais, emocionais, expressivas, entre outras).

  • 3.Conviver

A importância da convivência é imensurável, pois é a partir dela que a criança vai aprender a utilizar diferentes linguagens – isto considerando o convívio com outras crianças e adultos. Inclusive, esse aspecto também pode ser muito positivo para que o pequeno comece a ampliar aspectos indispensáveis como o autoconhecimento e o espaço do outro, assim como o sentimento alheio, o respeito pela cultura e pelas diferenças existentes entre as pessoas.

Realizar atividades em grupo é algo fundamental para reforçar esse aspecto da convivência. Portanto, o planejamento de trabalhos e brincadeiras em conjunto com os demais alunos é muito enriquecedor para o desenvolvimento do pequeno.

  • 4.Expressar

Eis um importante tópico e que felizmente está incluído na lista dos direitos garantidos pela BNCC. Antes de tudo, a criança deve e precisa se expressar. Dessa forma, muita coisa está incluída nesse ato, pois quando o pequeno tem essa oportunidade, ela pode também expor suas emoções, sentimentos, dúvidas, necessidades, questionamentos e tudo aquilo que suscita a sua vontade de se expor. Um detalhe crucial é que a criança pode fazer isso adotando diferentes linguagens – o que fortalece o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

  • 5.Explorar

Este direito está ligado a um aspecto que vai enriquecer a experiência e o conhecimento do aluno. Ou seja, de acordo com a BNCC, a criança necessita explorar os movimentos, as texturas, os gestos, as palavras, as emoções, os objetos, os elementos, as cores, os sons: tudo que está presente no ambiente que ela ocupa e transita. Assim, tudo isso contribui de maneira profunda o conhecimento sobre as artes, ciência, tecnologia, escrita e outras formas que compreendem o seu espaço.

Dessa forma, os professores podem propor atividades que valorizem a experiência do pequeno quanto ao manuseio de objetos diversos. Com isso, as crianças têm a oportunidade de conhecer diferentes sensações por meio de materiais. Aqui, os educadores desempenham um papel indispensável, pois eles vão guiar a criança nessas tarefas e ajudá-las a se desenvolverem nesse importante enfoque.

  • 6.Conhecer-se

O último tópico dos direitos incluídos na BNCC não é menos importante que os demais. Em outras palavras, o ato de a criança se conhecer proporciona a construção de sua imagem e dos grupos aos quais ela pertence.

Além disso, os pequenos podem desenvolver a sua identidade pessoal, cultural e social por meio da interação e das experiências vivenciadas no dia a dia. O contexto familiar é imprescindível para essa questão, pois a família desempenha uma importante participação nesse contexto.

Na sala de aula, a criança pode participar de atividades que valorizem a autoimagem, a opinião sobre a sua casa, a comida que mais gosta, a cor preferida, o personagem/livro predileto, entre outros. Enfim, existe uma série de processos que podem ser trabalhados aqui.

Quer dominar as pautas sobre aprendizagem infantil?

Se você ficou interessado em conhecer ainda mais sobre os conteúdos que abordam o processo de aprendizagem infantil, a especialização é um passo importante. O Grupo Rhema Educação está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. As aulas são dinâmicas, os professores têm experiência na área e os materiais trazem questões atuais. Fale com um de nossos consultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome