Inicialmente, a função do pedagogo ficou atrelada ao contexto educacional. Afinal, por muitos anos as pessoas que se formavam nesta área do conhecimento direcionavam seus objetivos à aprendizagem voltada para o ambiente escolar. Ainda hoje, é possível notar esse movimento entre os graduandos dos cursos de pedagogia.

Com isso, a maioria das graduações dá enfoque ao desenvolvimento da aprendizagem no cenário da formação da criança, do adolescente e do adulto no espaço da sala de aula e da escola.  No entanto, sabia que o pedagogo pode encontrar espaço de atuação além dos muros da instituição escolar? O mundo empresarial também conta com a contribuição dos profissionais de pedagogia. Os motivos são tão importantes quanto aqueles praticados no contexto da educação.

Quais as possibilidades de atuação?

Antecipadamente, as possibilidades de atuação do pedagogo são muitas no contexto empresarial. O profissional lida com instâncias diversificadas da área educativa e que refletem diretamente na vida organizacional. Assim sendo, a atuação tem como objetivo a melhoria do funcionário em todos os aspectos de sua vida, considerando o ambiente interno e externo à empresa.

Portanto, o pedagogo pode trabalhar por meio de programas, planejamentos e dinâmicas pensadas no desenvolvimento dos grupos de pessoas que fazem parte do meio corporativo aos quais eles estão vinculados. Assim, o pedagogo apresenta e pratica as técnicas voltadas às demandas da empresa no aspecto dos recursos humanos.

Quais são os elementos que dão base à pedagogia?

A princípio, a pedagogia é uma ciência cuja aplicação está totalmente voltada aos princípios embasados em estratégias que visam à ação de aperfeiçoamento e capacitação, de forma que as habilidades e as competências de uma pessoa sejam estimuladas. Desta maneira, a pedagogia está ligada à formação do indivíduo em seu aspecto mais amplo. Inclusive, uma das bases mais sólidas da pedagogia é o estudo do fenômeno educativo com toda a sua complexidade.

Além disso, a pedagogia tem como premissa o entendimento da problemática envolvida no processo de aprendizagem. De acordo com estudos, essa área do conhecimento lida com o aprendizado como um fenômeno incluído na dinâmica de interesses sociais. Inclusive, a pedagogia lida com situações de conflitos relacionados às demandas da sociedade na conjuntura das dinâmicas a que se destina, ou seja, a aprendizagem e o conhecimento do sujeito perante a sua presença nos meios em que faz parte: escola, trabalho e vida social.

Qual é a aplicação da pedagogia no contexto empresarial?

Primeiramente, a pedagogia no aspecto da vida corporativa é uma vertente que apresenta tendência de alta, pois existe uma preocupação cada vez maior com a aquisição e a agregação de novos conhecimentos na seara empresarial. Em outras palavras, a pedagogia está voltada à aplicação de estratégias elaboradas para diversas áreas administrativas de uma empresa.

Um dos principais direcionamentos está no desenvolvimento do trabalho em equipe, principalmente no que diz respeito à identificação, à qualificação e às melhorias nas partes interessadas da instituição. Inclusive, o pedagogo atua como figura de mediação entre os grupos da empresa. Portanto, o profissional tem a prerrogativa de promover dinâmicas que valorizem os trabalhadores, assim como oferecer meios para que os funcionários desenvolvam suas capacidades de maneira orientada.

Nesse sentido, é importante salientar que a abordagem pedagógica nas empresas está ligada a uma aplicação de didática relacionada a uma série de fatores. Segundo estudos, “jogos de treinamentos, simulação empresarial e administração do conhecimento, comportamento humano, ética, culturas e mudanças nas organizações, trabalho e dinâmicas em grupo, para uma melhor convivência e desempenho dentro das organizações visando aperfeiçoar os comportamentos humanos para que esses tenham uma estratégia de ação sobre as estas organizações.” (SANTOS & SOARES, 200?, p. 6)

Uma vez que cada empresa tem a sua cultura organizacional, a pedagogia neste contexto atua na elaboração de propostas que enfocam novas formas de estruturar as mudanças necessárias para tais finalidades. Aliás, uma das maneiras encontradas é a proposição de treinamentos, workshops, reuniões, entre outras estratégias voltadas à melhoria no desempenho dos funcionários da instituição.

A pedagogia nas empresas é algo novo?

Em primeiro lugar, a chamada pedagogia empresarial surgiu na década de 1980, ou seja, é relativamente nova em comparação à história e à tradição da pedagogia clássica. Ainda assim, na época em que o termo começou a se espalhar, havia poucos cursos voltados para essa abordagem. Seja como for, existem atualmente poucas instituições universitárias que ofereçam esse direcionamento pedagógico nas empresas.

Aliás, pesquisas revelam que esse enfoque surgiu da necessidade de formação e recursos humanos no contexto corporativo, sobretudo no compromisso de gerar conhecimento e interação. Desta forma, o que se viu desde a concepção da pedagogia empresarial é a busca por qualificação de todos os envolvidos nas dinâmicas das empresas. Assim, todas as áreas (gerencial, administrativa e operacional) podem ser contempladas com a presença do pedagogo, algo fundamental para a formação humana no meio corporativo.

http://lp.rhemaeducacao.com.br/psicopedagogia-atuacao-clinica-educacional-empresarial-e-hospitalar/

Referência

SILVA, P.S; SOARES, H.C.C. A função do pedagogo nas empresas. [200?]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome