Psicopatologias dicas e estratégias tdah
O desafio de lidar com as psicopatologias em sala de aula:

Roberto, de 9 anos, distrai-se com facilidade. Às vezes com um colega, outras vezes com um lápis que cai no chão, com a caneta que vira um super-herói ou com o que vê pela janela.

Quando a tia Cristiane faz uma pergunta, ele nem espera ela acabar de perguntar. Responde com pressa. Mas, descuidado, não acerta. Nada de ler parágrafos grandes, Roberto não consegue prestar atenção por muito tempo.

Roberto é desorganizado, muitas vezes esquece seu material em casa ou na sela de aula. As anotações no caderno são atrapalhadas e, na maioria das vezes, inacabadas.

Roberto não para na cadeira. Agora mesmo lá está ele… olhando pela janela.

COMO TRABALHAR COM ALUNO HIPERATIVO EM SALA DE AULA

Se você é professor, com certeza conhece algum aluno hiperativo na sala de aula, como o Roberto. Aí aparece a dúvida: como trabalhar com um aluno hiperativo, como lidar com o TDHA, uma das principais psicopatologias, em sala de aula?

Lidar com alunos hiperativos e desatentos é um desafio para os professores. Já para os alunos, a escola é que é um desafio: um lugar “chato”, onde é preciso seguir regras e manter-se sentado e atento durante horas. O recreio, com certeza, é a hora mais legal.

Mas a escola é lugar de aprender. Sem o devido cuidado, estas crianças podem ter prejuízos em sua aprendizagem e desenvolvimento social. Uma das dúvidas mais frequentes é saber como lidar com um aluno hiperativo na sala de aula.

ALGUMAS ESTRATÉGIAS PODEM SER USADAS EM SALA DE AULA

  1. Arrume as cadeiras de forma que permita a movimentação do professor por toda a sala, tendo acesso a todos os alunos. O contato positivo do professor diretamente com o aluno é muito importante.
  2. Mantenha os alunos que se distraem facilmente sentados próximos ao professor, sem que isso seja uma punição. Ou localize a cadeira do aluno longe da janela e do corredor, minimizando distrações visuais e auditivas.
  3. Coloque sentadas, ao lado da criança distraída, crianças que são modelos de atenção. Evite comparações entre elas. A outra criança é só um modelo, não um rival.
  4. Estabeleça uma rotina de aula e agenda. Procure manter a criança em um meio organizado, com normas claramente especificadas e limites definidos para que ela saiba o que é esperado dela – uma ideia é que as regras sejam construídas e discutidas com os alunos.
  5. Concientize o aluno do tipo de prejuízo que alguns comportamentos trazem para ele e para o grupo.

O ALUNO NÃO GOSTA DE FICAR SENTADO?

  1. Incentive a participação mais ativa da criança em sala de aula como, por exemplo, um ajudante do professor.
  2. Você também pode pedir que a criança se levante para realizar alguma tarefa, oferecendo assim a ela um oportunidade para que se movimente sem atrapalhar o andamento da aula.
  3. Ofereça pequenos intervalos entre as tarefas.

PARA FACILIAR O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

  1. Mostre que você valoriza a organização, oferecendo alguns minutos para que os alunos organizem suas carteiras e separem o material a ser usado antes de começar as atividades.
  2. Aproxime-se da criança quando estiver dando explicações ou apresentado uma lição.
  3. Faça uma revisão das instruções quando estiver apresentando assuntos novos e verifique se os estudantes compreenderam as instruções – pedir para que um deles repita o que deve ser feito.
  4. Ao invés de passar todo o conteúdo e depois avaliar, proponha exercícios a cada passo dado. Assim você reforça o aprendizado e evita tarefas longas e entediantes.
  5. Caso seja necessário um teste ou exercício de mais de uma página, ofereça uma folha e só entregue a próxima quando o aluno terminar a primeira.
  6. Elogie os alunos frequentemente quando eles agirem de forma adequada. Ofereça elogios específicos do tipo: “eu gosto de ver você fazendo suas tarefas com tanta qualidade!”. Evite elogios generalizados como “bom garoto”.
  7. Dê oportunidade ao aluno de mostrar suas habilidades. Por exemplo: se o aluno apresentar habilidades de leitura, peça para ele ler para a turma. Evite pedir que ele se exponha em tarefas que tem dificuldade.
  8. Encoraje a cooperação entre alunos durante as tarefas de aprendizagem.

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FONTE: https://www.psicoedu.com.br/2017/01/tdah-sala-de-aula.html

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