Tudo bem?
 A psicomotricidade é fundamental na educação infantil. Conheça mais sobre esta ciência que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos… Tire suas dúvidas, aprenda sobre o assunto e participe deixando seu comentário com sugestões, críticas e questionamentos. Confira!
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano através do movimento de seu corpo, seja em relação ao seu mundo interno, seja em relação ao externo. Ela se baseia em três pilares principais: o movimento, o intelecto e o afeto.
O que é?
O nome psicomotricidade pode causar estranhamento, afinal, não é algo que nós ouvimos todos os dias. Mas o nosso contato com esta ciência é diário e, na escola, está bastante associada à educação física. Habilidades como correr, saltar, andar, noções de espaço e outras são desenvolvidas e, além de muito importantes, são divertidas para os pequenos.
O papel da psicomotricidade na educação infantil é estimular as percepções da criança, bem como o desenvolvimento de seu esquema corporal. Assim, a criança vai organizando seu mundo através de seu corpo. Ao oferecer espaços e oportunidades para realizar atividades e experimentar novas sensações e situações, a criança se torna mais saudável, independente e confiante.
ATIVIDADES
Esquema Corporal
  • Trabalho com espelho: as crianças ficam lado a lado de pé, observando e nomeando as diversas partes do corpo e dizendo suas funções.
  • Desenhar partes do corpo, recortar e montar bonecos com elas.
Lateralidade
  • Telefone sem fio.
  • Pegar um cone ou um papel e transformá-los em binóculos.
  • Conduzir uma bola com os pés e chutá-la.
Orientação espacial
  • Mímicas.
  • Correr em diversas direções, para o lado, para trás etc.
Orientação temporal
  • Fazer o uso de cartazes com dias do mês e também da semana.
  • Atividades rítmicas.
  • Dança das cadeiras.
A importância da psicomotricidade
A psicomotricidade age na parte física, mental e afetiva dos pequenos. Algumas crianças apresentam dificuldades em assimilar certos conteúdos e a causa desses problemas pode estar relacionada ao desenvolvimento inadequado de suas capacidades psicomotoras.
Essa ciência combina aspectos sociais, biológicos e psicológicos, realizando transformações qualitativas para os pequenos. Ou seja, o desenvolvimento psicomotor envolve diversos tipos de aprendizagem, aprofundando e expandindo a experiência individual de cada criança.
Fonte: Tricae 
Aprenda mais sobre esse assunto…
Se você gostou do artigo compartilhe com o seus colegas clicando aqui:
Saiba mais sobre esse assunto através do nosso curso em PSICOMOTRICIDADE.
Dúvidas entre em contato: (43) 99644-5284

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi boa tarde, gostaria de obter mais informações sobre psicomotricidade, pois irei fazer o meu TCC sobre esse assunto…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome