Plano de Ensino Individualizado (PEI)

Olá Professor, visando a necessidade de melhor atender os alunos com transtornos diversos e altas habilidades, o Plano Educacional Individualizado (PEI) vem com o objetivo de atendimento individual afim de focar no melhor resultado das habilidades de cada aluno obedecendo seus transtornos/dificuldades.

É um excelente recurso pedagógico porque foca exclusivamente no aluno a desenvolver suas habilidades e conquistando RESULTADOS. A Criança com Transtorno do Espectro Autista tem dificuldades em desenvolver suas habilidades tanto na fala, como conhecimentos pedagógicos e sensoriais. Neste plano cada criança tem nível observado e para desenvolver suas habilidades tem seu PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO.

 

Vantagens de ter um PEI

 

Com o PEI inclusa na escola a forma do ensino é realizado com planejamento e acompanhado passo a passo o desenvolvimento da criança.

As habilidades acadêmicas, sociais, motoras (atividade física), recreação, profissionais e do dia a dia, são monitoradas e analisadas a fim de que o resultado norteie a evolução do aluno.

O PEI é um documento que ajuda através da análise contínua o desenvolvimento ou não da criança.

Com o planejamento pedagógico passo a passo, o professor junto da equipe pedagógica e também com a ajuda dos pais, conseguem traçar novos planos estratégicos para ampliar os resultados.

 

Critérios para desenvolvimento do PEI

Critérios devem ser seguidos a fim de elaborar o PEI, IDADE é um dos principais, porque cada idade tem seu modo de desenvolvimento específico.

Outro ponto essencial, é o FUNCIONAL ou seja, o que já funciona para a criança, é essencial montar o Plano de Ensino Individualizado de acordo com o já é útil para o aluno e aprimorar ainda mais as suas funcionalidades.

O que já saber fazer: quais habilidades a criança já possui – critério importante para nortear a criação do PEI.

Além de principalmente saber quais são os déficits a criança possui e suas principais dificuldades através da avaliação.

Confira:

  • As Habilidades Acadêmicas: são aquelas preestabelecidas pelos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RNCEI), a saber: escrita, matemática e linguagem oral.
  • Habilidades de Vida Diária: trabalho voltado para alimentação, como o lanche por exemplo, pois foi observado que o aluno ainda fazia uso da mamadeira e tinha dificuldade em solicitar seu lanche  para as professoras.
  • A Inteligência do Aluno: é a habilidade de compreender o conteúdo oferecido pelo professor.
  • As Metas e Objetivos Traçados: a partir do nível de conhecimento do aluno, bem como a  habilidade de se apropriar dos conteúdos esperados para sua idade, elaborou-se o PEI com metas e objetivos prioritários baseado nos objetivos gerais da classe.
  • Metodologia e Recursos Didáticos: é uma gama de possibilidades para otimizar a aprendizagem do aluno com autismo, por exemplo: recursos pedagógicos, naturais, tecnológicos, entre outros.
  • Avaliação: o processo avaliativo é feito por intermédio dos registros considerados significativos por parte dos professores, no momento da realização das atividades propostas.

Após a análise destes pontos com a ajuda de profissionais, além do próprio professor e pais é feito a avaliação a fim de elaborar o Plano de Ensino Individualizado.

Os objetivos de ensino são traçados afim das premissas básicas em que o aluno realmente tenha resultado no seu aprendizado. Portanto, os principais objetivos delimitam “o que ensinar?”.

Neste ponto: O QUE ENSINAR? O Professor busca métodos e estratégicas que auxiliem o processo do aprendizado.

Nesta etapa o professor além de pautar o que deve ser ensinado, ele deve viabilizar quais são os conteúdos que devem ser colocados como prioridade. E principalmente quais as dificuldades da criança e quais habilidades podem ser abordadas neste momento.

O ambiente é também fator essencial porque através do ambiente o aluno interage, o espaço da aula sendo individualizado ou também em grupos deve seguir os critérios na otimização do tempo e também melhor o seu aproveitamento, ou seja, a criança precisa aprender no seu tempo da melhor maneira.

Tudo deve ser registrado a fim de ter acompanhamento didático para analisar o desenvolvimento dos programas de ensino.

Nas folhas de registro é colocado o desempenho e o andamento do plano de ensino individualizado. Estes são os processos fundamentais a fim de elaborar e acompanhar e avaliar o progresso da criança.

 

Todas os pontos discutidos aqui Professor, são essenciais para elaboração do PEI, porém nada melhor do buscar mais conhecimento a fim desenvolver mais técnicas e estratégias para ampliar as habilidades de seu aluno, conheça a nossa capacitação on-line que ampliará a bagagem de ensino clique aqui e não perca a oportunidade!

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