pos-graduacao-em-neuropsicomotricidade

Você já ouviu falar na pós-graduação em Neuropsicomotricidade? Se ainda não, continue lendo este artigo para entender essa área revolucionária e extremamente promissora para os profissionais da Educação, e que tem crescido muito nos últimos anos.

Primeiro, vamos entender, o que é Neuropsicomotricidade?

Neuropsicomotricidade é um estudo baseado nas evidências que a investigação das neurociências nos oferecem na atualidade, pois as novas tecnologias de imagiologia cerebral proporcionam uma visão nova do cérebro e em trabalho de qualquer situação problema de adaptação ou de aprendizagem. (MONTENEGRO, 2021).

A Neuropsicomotricidade reconhece o que a Psicomotricidade tem a oferecer, porém ela expande e constrói sobre isso. Ela também se concentra em investigar o cérebro e a mente, mas vai muito além disso. Inclusive, as pesquisas em neurologia e imagiologia cerebral são mais aprofundadas.

Para entender o movimento em si, é imprescindível partir da base da Psicomotricidade. A Neuropsicomotricidade reafirma isso e vai ainda mais longe, adicionando a neurologia e a imagiologia cerebral à equação. Afinal, é fundamental compreender como o cérebro se desenvolve com base nos estímulos que ele recebe de nossos corpos e do mundo externo.

No que a Neuropsicomotricidade se baseia?

A Neuropsicomotricidade é baseada na teoria e extrapola esta abordagem, usando os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos da Psicomotricidade com pesquisas em neuroimagem. Portanto, ela se destaca entre outras possibilidades de aprendizado.

Entendemos que, com base na Neuropsicomotricidade proposta por Luria, o cérebro é funcional nas unidades que compõem os estudos sobre ele. Autor Vitor da Fonseca defende essa teoria e ressalta a importância da Psicomotricidade emergente.

A Psicomotricidade é o ponto de partida para trabalhar qualquer área. Não há nada que possa substituí-la e achamos que os dois trabalhos andam de mãos dadas.

Como funciona a pós-graduação em Neuropsicomotricidade?

A união da Neurologia e da Psicomotricidade torna possível o desenvolvimento dos aspectos físicos, psíquicos e cognitivos. Por isso, os professores precisam compreender totalmente a Neuropsicomotricidade para entender melhor o comportamento, a interação, o pensamento, o aprendizado e o desenvolvimento das áreas motrizes das crianças. Isso é alcançado através do estudo profundo baseado em fatos e provas científicas sobre corpo, movimento, cérebro e mente.

Se o professor não conseguir enxergar o aluno e seus limites como um todo, pode acabar desencadeando mais dificuldades. Além disso, fica sem ter uma noção do parâmetro que melhor se ajusta para os problemas dos alunos, que vão desde limitações motoras às dificuldades de aprendizagem.

Pós-graduação em Neuropsicomotricidade do Grupo Rhema Educação

Se você trabalha na área da educação e está à procura de cursos para se aperfeiçoar no atendimento clínico e educacional da Neuropsicomotricidade, então o Grupo Rhema pode te ajudar. Com nosso curso de Pós-Graduação você pode obter uma base sólida de conhecimentos científicos e práticos para trabalhar tanto com crianças típicas quanto atípicas. Estudaremos fundamentos da neurologia, distúrbios motoristas relacionados à aprendizagem, leitura, escrita e linguagem corporal e muito mais. Não há dúvidas que nossa pós-graduação é a melhor opção para quem deseja profissionalizar sua carreira!

O Grupo Rhema traz ao mercado um projeto único e diferenciado que combina a sabedoria e experiência dos Professores do Grupo, com uma visão ampla e inovadora. Esta é uma oportunidade para você experimentar algo novo, revolucionário e único.

Aprender é um processo ativo e nós adotamos Metodologias Ativas de Aprendizagem para tornar as nossas aulas mais dinâmicas. Você vai participar delas ao vivo, interagir com os professores e fazer parte do processo inteiro de aprendizado, por meio de discussões, resolução de problemas, estudos de casos, atividades práticas individuais ou em grupos. Esta abordagem difere das passivas em que o aluno não tem contato exploratório com o conhecimento. Você será o foco da Aprendizagem!

Disciplinas da pós em Neuropsicomotricidade do Grupo Rhema Educação:

  • O FUNCIONAMENTO CEREBRAL DA CRIANÇA SEGUNDO A NEUROPSICOMOTRICIDADE E AS PATOLOGIAS MOTORAS
  • FATORES NEUROPSICOMOTORES, CONQUISTAS NEUROFUNCIONAIS E A ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA DE 0 A 6 ANOS
  • UNIDADES FUNCIONAIS DE LURIA E PRINCIPAIS AUTORES DA NEUROPSICOMOTRICIDADE
  • ESTIMULAÇÃO SENSORIAL E A NEUROPSICOMOTRICIDADE COMO BASE PARA A APRENDIZAGEM
  • GRAFOMOTRICIDADE
  • SUPERVISÃO DA GRAFOMOTRICIDADE
  • ASPECTOS NEUROPSICOMOTORES DA FALA, DA ESCRITA E DA LEITURA
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
  • NEUROPSICOMOTRICIDADE E A CRIANÇA SINDRÔMICA
  • TDC (TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO) E A NEUROPSICOMOTRICIDADE
  • NEUROPSICOMOTRICIDADE E OS ALUNOS COM TEA
  • PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO MOTORA E PSICOMOTORA
  • JOGOS NEUROPSICOMOTORES NA ALFABETIZAÇÃO E NA ESCOLA
  • NEUROPSICOMOTRICIDADE NA INTERVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS
  • ATIVIDADES CLÍNICAS EM NEUROPSICOMOTRICIDADE

Conheça nossa forma de ensinar, que combina aprendizado teórico com prático para que você assimile melhor as aulas.

Durante o curso haverá avaliações com etapas a serem cumpridas para obtenção do certificado. Haverá também muitos materiais de suporte disponíveis. Não será necessário um TCC na forma de artigo, mas sim a entrega do relatório de estágio. Clique no banner abaixo para conhecer melhor:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome