Olá pais tudo bem?

Descobriu que seu filho é autista e agora não sabe quais os primeiros passos?

Pais de crianças autistas tendem a ter certas dificuldades para identificar os sintomas, entender o diagnóstico e ainda como devem prosseguir logo após a descoberta deste mundo azul.

Hoje o nosso conteúdo é voltado para você pai e familiar de criança autista. Entendemos estas dificuldades e queremos ajudá-los com informações práticas e dicas para o dia a dia.

Clique aqui e confira, e se você ainda tem dúvidas, nós temos um Congresso on-line sobre autismo que vai tratar as principais questões e trazer clareza para muitas perguntas.

Inscreva-se agora mesmo clicando aqui

Crianças autistas vivem em mundo paralelo quase intransponível. Com um quadro comportamental bem particular, elas apresentam prejuízos nos relacionamentos sociais, na comunicação e na imaginação. Esta última está associada a um padrão rígido e repetitivo de comportamento.

Se o seu bebê na hora da amamentação não olha para os seus olhos enquanto mama, em uma festinha de aniversário costuma ficar isolado e não quer contato com outras crianças, o quartinho cheio de brinquedos e ele não costuma dar muita atenção, e não costuma gostar de contato físico mesmo com as pessoas mais próximas, estes podem ser sintomas do Autismo.

Apesar dos sintomas aparecerem antes da criança completar três anos, não é tão fácil diagnosticar o transtorno imediatamente.

E apesar do autismo variar imensamente de criança para criança, aqui estão vários sinais que você pode procurar:

  • Não fazer contato visual com pais, familiares ou outros cuidadores, especialmente durante as refeições.
  • Não responde ao seu próprio nome.
  • Reações impróprias em situações sociais.
  • Sem vontade de compartilhar objetos ou interesses com outros.
  • Incapacidade de entender e seguir instruções simples.
  • Incapacidade de manter uma conversa normal.
  • Padrões de fala anormais.
  • Sem vontade de brincar com os outros.
  • Discurso atrasado.
  • Nenhum desejo de abraçar ou ser mantido.
  • Desenvolvimento de comportamentos repetitivos, como abanar as mãos.

Após o diagnóstico, muitos pais levam aquele susto inicial, mas é preciso ter calma para tomar as providências necessárias e que tendem a facilitar a aplicação de intervenções. 

O primeiro passo, para os pais se acalmarem e estarem com profissionais competentes em uma equipe multidisciplinar, e seguir as recomendações da equipe de profissionais que ficará por conta do tratamento dos pequenos. Obter confiança na equipe que irá atender o filho é fundamental.

A vida continua sendo normal, o fato do seu filho ter autismo, não quer dizer que a sua vida tem que ser restrita ao extremo ou que nunca mais será como antes.  Isso inclui atividades sociais com colegas, tarefas escolares e tudo que uma pessoa tem direito.

A adaptação do ambiente onde está criança vive é imprescindível, não é a criança que tem que se adaptar ao ambiente e sim, a família deve adaptar o ambiente a criança autista, deve se levar em conta a hipersensibilidade do autista para este ambiente. O quarto do autista tem que ser levado em consideração. O sono de uma pessoa com autismo pode ser bastante agitado, principalmente na infância. Então, por que não colocar este espaço longe dos ruídos externos, em um lugar mais silencioso? Essas e outras iniciativas geram efeitos positivos.

Entretanto, é preciso levar em consideração que, em casos de autismo severo, algumas habilidades podem ficar comprometidas. Mesmo que seu filho não consiga conquistar a independência, as terapias são bastante indicadas para proporcionar a ele melhores condições de vida.

Estabelecer uma conexão minuciosa entre casa e escola também é outro fator importantíssimo. Esse contato é um dos aspectos mais importantes na vida do pequeno, pois além dos pais ficarem por dentro de seu desenvolvimento; os educadores podem gerar relatórios acerca dos passos dados pela criança em sua vida pedagógica.

5 dicas para ajudar você a estimular a atenção e a comunicação do seu filho autista:

– Parta de objetos e situações que a criança já demonstre interesse para iniciar sua interação social;

– Utilize estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia a dia (organize o horário, mostre aonde ela vai e o que vai acontecer);

– Estruture o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação;

– Aproveite situações e horas naturalmente agradáveis para ela (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos;

– Diminua o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.

Saiba que seu filho é especial do jeito que ele ou ela é. Resista ao desejo de comparar o seu filho com os outros e, em vez disso, comemore a unicidade do seu filho. Se o autismo se tornar parte da jornada do seu filho, encorajamo-lo a explorar a forma como outros pais caminharam para o sucesso com seus próprios filhos e conseguiram resultados surpreendentes simplesmente aprendendo a estar com seus filhos, no seu próprio mundo, e para ancorá-los amorosamente ao mundo tal como o conhecemos.

Pensando nesta complexidade, o Grupo Rhema Educação elaborou o 1º Congresso On-line sobre Autismo onde abordará temas atuais, com profissionais com muita experiência e prática. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui e receba 4 módulos e mais um gratuito, totalizando 5 módulos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome