Para vocês, a inteligência emocional é algo desafiador? Pois saibam que ela tem esse aspecto para todos que trabalham com educação e áreas correlatas. Falar de inteligência emocional é o mesmo que falar das pessoas, de si mesmo. Conceituá-la é algo que requer muitas ponderações por se tratar de um assunto muito amplo. Contudo, é possível trazer as principais informações acerca desta capacidade. 

A inteligência emocional e a autorresponsabilidade 

A autorresponsabilidade está ligada ao ato de se responsabilizar por tudo o que acontece em sua vida; e que possibilita e acelera o processo de realização de metas e conquistas. Ela é uma ferramenta que gera resultados e pode ser adquirida ao longo da vida. É possível desenvolvê-la por meio do autodesenvolvimento, reflexão e atitudes.

Quando a pessoa não tem essa competência muito bem trabalhada, ela pode enfrentar algumas situações em que aspectos da vida pessoal, profissional, cognitiva, entre outras, fiquem prejudicadas. Então, para desempenhar a autorresponsabilidade é necessário se conhecer mais.

Como lidar com os sabotadores? Quem são eles?

Certamente, os sabotadores impedem qualquer pessoa de desenvolver sua inteligência emocional. Identificá-los é algo complexo, pois tendemos a culpar os fatores externos por nossa falta de sucesso em uma meta (esses fatores podem ser o pai, a mãe, o marido, o patrão). Nesse caso, as pessoas tentam atribuir o fracasso de suas tentativas aos outros. No entanto, os verdadeiros sabotadores estão dentro de nós. 

Todo ser humano passa por problemas, mas uma pessoa que tenha inteligência emocional bem desenvolvida enfrenta suas dificuldades de maneira diferente daquele que não a tem. Os sabotadores internos são os maiores culpados pelos nossos problemas. 

Quando falamos de inteligência emocional, autorresponsabilidade e reconhecimento de sabotadores internos; referimo-nos a uma reprogramação da mente. Então, tendo por base todo o desenvolvimento do ser humano, podemos dizer que a mente dele pode ser transformada no decorrer de sua vida. 

Qual a relação da autorresponsabilidade com o cumprimento de metas?

O poder da autorresponsabilidade com o sucesso que uma pessoa conquista é enorme. A consciência de ter em mente que os resultados obtidos não foram causados por fatores externos, mas, sim, por suas próprias capacidades torna esta experiência muito importante. A autorresponsabilidade desempenha um papel indispensável nesse processo. 

No entanto, os caminhos a serem escolhidos também são determinantes, pois as escolhas devem ser diferentes daquilo que já havia sido feito. Há pessoas que insistem no mesmo trajeto a vida inteira e nunca chegam ao objetivo traçado, à meta estabelecida, etc. 

Inteligência emocional e sua contribuição 

A inteligência emocional desenvolve duas competências extremamente importantes em nós: a pessoal e a social. A competência pessoal está ligada às nossas emoções, como a gente a compreende, como conhecemos os nossos limites, como lidamos com a autoconfiança, emoções no estresse.

A propósito, para quem trabalha com educação, este último ponto deve ser pensado com mais profundidade. Muitas vezes, os professores podem não saber como lidar com um aluno, como lidar com uma criança, como lidar com outro colega de profissão. Enfim, a competência pessoal trabalha muito com este aspecto. 

A competência social abrange o relacionamento de um indivíduo com o outro. Dentro dela, alguns tópicos são abordados como a empatia, saber como e com quem falar; você serve as pessoas ou gosta de ser servido? Você influencia positivamente quem está por perto? Você gera mudanças? 

Qual a relação do desenvolvimento humano com a inteligência emocional?

Simplesmente, a inteligência emocional faz parte do desenvolvimento humano. Para que as pessoas se desenvolvam de maneira produtiva, é preciso ter a autorresponsabilidade, a consciência e a visão positiva do futuro. 

A consciência é um ponto importante, pois ela permite o ser humano a vivenciar determinados hábitos, a experimentar a nossa conexão com o mundo e com o outro. A compreensão do que está bom e está ruim, colocar os valores e os princípios na balança, etc. 

Por fim, é importante dizer que todos nós devemos nos conhecer para atingir os nossos objetivos profissionais, pessoais e a ter a inteligência emocional necessária para a construção dessa habilidade. 

Quer aprender mais profundamente sobre o tema? Conheça o nosso curso 100% online sobre Inteligência Emocional e Comportamental na Educação: Estratégias para Conhecer a Si e aos Outros. Clique > aqui < para conhecer os módulos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome