Trabalhar com educação infantil é estar disposto para entender o universo da criança e, a partir dessa imersão, estabelecer pontes que possibilitem a compreensão do aluno com o conhecimento do mundo exterior. Nós, educadores, fazemos a intermediação entre esses diferentes contextos. Diante desta missão, as habilidades socioemocionais dos estudantes são fundamentais em todo o processo de aprendizagem pedagógico e desenvolvimento social. 

O que são as habilidades socioemocionais?

Se as pessoas procurassem imagens que explicassem as habilidades socioemocionais, elas certamente encontrariam muitas dificuldades, pois essas competências são praticadas no dia a dia por meio de comportamentos e ações positivas. Tais habilidades devem ser mostradas por meio de exemplos do cotidiano e que são vistos já na primeira infância. 

A importância dessas habilidades está no fato delas incluírem elementos primordiais para a construção social da criança. Esses aspectos são práticas que contribuem, por exemplo, para a formação de relacionamentos baseados na confiança de uma amizade sólida ou de qualquer relação social com as pessoas que fazem parte do contexto do aluno. 

Além disso, as habilidades socioemocionais são responsáveis por formar competências que ajudam a regular as emoções, a entendê-las e a desenvolver capacidades para obter discernimento diante de situações adversas. 

De acordo com estudos, as crianças usam essas competências em atividades e interações do dia a dia, especialmente em contextos socialmente ricos em que a educação se mostra como a base de tudo. 

Para se ter uma noção do poder que as habilidades socioemocionais exercem, pesquisas constataram que em um período curto, tais práticas são responsáveis por incutir nos pequenos algumas atitudes positivas no aprendizado de experiências sociais. 

Quais são as estratégias pedagógicas que auxiliam as habilidades socioemocionais? 

O ambiente da sala de aula é propício para que professores coloquem em prática os itens que estão ligados ao ensino das habilidades socioemocionais. Segundo estudo realizado por McLaughlin et al (2017), quando professores estabelecem relações de apoio e suporte voltadas para as crianças e as demais pessoas em volta, eles também criam um ambiente responsável por proporcionar a sensação de pertencimento e segurança. 

Sendo assim, a prática de habilidades socioemocionais dentro do contexto da aprendizagem pode ser seguida a partir de alguns parâmetros. A área do ensino socioemocional foi organizada em cinco seções: letramento emocional, resolução de problemas interpessoais, estabelecendo a calma, habilidades sociais, e, por último, abordagem de comportamentos desafiadores. De acordo com pesquisa elaborada por Mclaughin et al (2017), essas divisões podem ser definidas com os conceitos a seguir:

Letramento emocional: habilidade para identificar, compreender e expressar emoções de uma maneira saudável. Quando professores promovem um ambiente positivo, tanto os educadores e as crianças se tornam aptas a expressar de forma efetiva suas emoções.

Resolução de problemas interpessoais: estar pronto para resolver problemas que podem surgir no dia a dia. O estudo fornece o seguinte exemplo: uma tesoura para ser usada por duas crianças. Esse tópico é importante para que os pequenos tenham o discernimento na situação retratada. Elas precisam ter a habilidade para entender, expressar e regular suas emoções.

Estabelecendo a calma: as crianças ainda são incipientes no que diz respeito ao controle de determinados sentimentos e emoções. Diante de um momento de aborrecimento, é necessário que vocês, professores, ensinem sobre o lado positivo de respirar um pouco, acalmar e pensar nas formas de se resolver os problemas surgidos. 

Habilidades sociais: crianças aprendem a partir da observação, principalmente quando um adulto está por perto. Sendo assim, os professores têm o poder de estabelecer situações onde as habilidades sociais serão colocadas em primeiro lugar como parâmetro do desenvolvimento daquele aluno. Ressaltando a importância do contexto coletivo, do contato dos alunos com outras pessoas.

Abordagem de comportamentos desafiadores: aqui, o papel que vocês exercem é o de criar maneiras de lidares com alunos que apresentam comportamentos desafiadores. Evidentemente que a ajuda de outros profissionais podem contribuir para esses casos. Uma atividade desempenhada de maneira multidisciplinar torna-se necessária para que as habilidades socioemocionais da criança sejam potencializadas.

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MCLAUGHLIN, Tara et al. How do teachers support children’s social-emotional competence? Early childhood folio, v. 21, n. 2, 2017

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