habilidades e competências cognitivas

 Olá, professores!

É relativamente comum que alguns conceitos sejam confundidos com frequência, sobretudo quando eles estão interligados de forma direta e indireta. Habilidades e competências cognitivas não ficam de fora e são responsáveis pelos questionamentos de muitas pessoas que pesquisam a respeito.

Com isso, quando o assunto é educação, a dúvida tende a ser inevitável por parte daqueles que ainda não estão muito familiarizados com a área; ou que pertencem a ela e passam por uma atualização de seus conhecimentos. Portanto, vejam abaixo algumas informações que vão esclarecer os principais pontos entre esses dois conceitos.

Quais as diferenças existentes entre as habilidades e competências cognitivas?

Embora haja muita proximidade entre elas, é preciso falar sobre os pontos que as diferem. As habilidades e as competências estão ligadas às capacidades que todo indivíduo precisa ter para desempenhar suas funções. No entanto, as diferenças entre ambas existem e devem ser detalhadas.

O que são habilidades cognitivas?

Elas podem ser definidas como aquelas capacidades que os alunos adquirem durante seu percurso acadêmico. Além disso, as habilidades cognitivas estão ligadas ao aspecto funcional, ao desempenho dos pequenos diante dos desafios e a outros itens. Como resultado de treinamentos, as crianças passam a executar aquilo que é delegado pelo professor. Portanto, o ‘saber fazer’ e os conhecimentos práticos acerca de determinada ação capacitam o pequeno na sala de aula e na vida em sociedade.

Entretanto, a abrangência não se limita somente a isso. As habilidades cognitivas também estão associadas à memória, à percepção e à motricidade. Para citar um exemplo, a criança é treinada a estar apta ao barulho do sinal para o início/fim do recreio. Com efeito, ela deve guardar/tirar os materiais debaixo da mesa para lanchar/retornar às atividades. Em síntese, isso se deve à orientação que professores e ajudantes dão à criança, mas baseado na aprendizagem (de memorizar) do som que se refere ao momento de intervalo das aulas.

Um detalhe que deve ser retratado são as funções executivas, cuja relação a tais habilidades deve ser considerada. Nesse sentido, é importante ressaltar que a aprendizagem de leitura e escrita depende bastante das habilidades cognitivas em função do aprendizado dessas tarefas. Além disso, especialistas usam parâmetros das habilidades cognitivas para avaliar a situação dos alunos frente a um possível quadro de dificuldade de aprendizagem.

O que são competências?

Primeiramente, as competências cognitivas são um conjunto de conhecimentos e habilidades que dão às pessoas a capacidade de dominar uma situação em face dos desafios que ela pode apresentar. Com isso, essas competências têm a natureza mais complexa e são “as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer”. (INEP citado por PRIMI et al. 2001)

A princípio, para se ter uma ideia do aspecto mais amplo que as competências representam, basta olhar para o modelo que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige. Ou seja, o candidato deve lidar com questões interdisciplinares e dominar as cinco competências para a realização da famosa redação. Ademais, as habilidades cognitivas podem ser incluídas nesse grande conjunto das competências. Portanto, diferente da habilidade em que o aluno coloca em prática sua função executiva, o jovem precisa ter o domínio do que se pede para que ele obtenha um resultado satisfatório.

Certamente, isso mostra o lado mais denso das competências cognitivas. Afinal, elas envolvem as capacidades que são voltadas para a complexidade de demandas diversas e em diferentes contextos. Nesse sentido, é importante falar que as competências cognitivas também estão associadas ao comportamento do aluno, pois a maneira como ele pratica o que sabe e exerce suas habilidades diz muito sobre a forma adotada pela criança na aquisição de tais conhecimentos.

Fonte:

PRIMI, Ricardo et al. Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições dos mesmos construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, maio/ago. 2001.

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