experiencia-bncc

Olá, professores!

Inicialmente, pode-se afirmar que todos vocês já foram apresentados ao tema referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, a implantação da nova BNCC tem sido discutida em âmbito nacional pelas categorias relacionadas à educação e outros setores da sociedade. Com isso, alguns detalhes da BNCC precisam ser explicados, não somente pelas pessoas que estão dentro das discussões – e que pertençam à área pedagógica – mas também por pais, mães e todos que se interessam pela temática.

Por falar nisso, existe uma parte específica que deve ser analisada minuciosamente por pedagogos, psicopedagogos e todos os demais especialistas da educação a fim de propiciar a adequação necessária ao currículo escolar: os campos de experiência da BNCC. Para tanto, torna-se necessária uma série de discussões a fim de levar a todos os parâmetros que serão seguidos.

O que são campos de experiência BNCC?

Antecipadamente, a nova BNCC tem como um de seus objetivos estabelecer cinco campos de experiência voltados para a Educação Infantil. Por meio dessa abordagem, a BNCC tende ao norteamento de experiências fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, além do embasamento do plano pedagógico dos educadores. Portanto, nesses campos os professores terão a oportunidade de promover o desempenho das crianças.

Em outras palavras, os campos de experiência serão capazes de propiciar aos pequenos a oportunidade de explorar situações diversas (por meio da imaginação, do movimento, das descobertas); todas elas responsáveis pelo seu amadurecimento. Com efeito, eles vão passar pela escola adquirindo as competências e as habilidades necessárias para a vida acadêmica e social.

Quais são os campos de experiência BNCC?  

De acordo com a BNCC, as cinco abordagens que compreendem os campos de experiência são as seguintes:

– O eu, o outro e o nós

O objetivo deste campo é promover a valorização da identidade e da subjetividade da criança por meio de experiências de autoconhecimento. Além disso, os pequenos são apresentados a uma série de interações com professores e colegas, o que propiciam o respeito pelas diferenças e pelo espaço do outro (responsável por desenvolver a empatia).

Inclusive, um aspecto trabalhado aqui é o valor às tradições culturais e suas variações (e pontos de vista). Vale ressaltar que o aprendizado adquirido pelas crianças vai resultar em um processo de percepção de si mesmas e dos outros.

– Corpo, gestos e movimentos

O pequeno encontra neste campo a oportunidade de explorar o espaço com o próprio corpo. Ademais, os movimentos que podem ser desenvolvidos por ele também tendem a ser enfatizados.

Outro item importante é a possibilidade do aluno contar com atividades e brincadeiras cujo faz de conta se faz presente. Ou seja, narrativas de teatro e literatura são impulsionados para a criatividade da criança. Por fim, ressalta-se a importância do uso de diferentes linguagens culturais e artísticas, uma vez que elas são excelentes para aumentar as expressões corporais (com destaque para a dança e a música).

– Traços, sons, cores e formas

Curiosamente, esta seção atua como uma continuação da anterior, pois os traços artísticos também são evidenciados. No entanto, aqui a criança será trabalhada com mais ênfase na expressão corporal por meio da intensidade de sons e ritmos melódicos. Inclusive, há um detalhe importante: a criança passa a manifestar as próprias preferências artísticas e habilidades sonoras.

– Escuta, fala, pensamento e imaginação

O quarto campo de experiência da BNCC procura dar ênfase nas atividades práticas que utilizam a linguagem oral. Aliás, essas atividades tendem a valorizar as habilidades de comunicação da criança. Portanto, brincadeiras que envolvam conversas, cirandas, cantigas, parlendas, leitura de histórias (que favorecem o comportamento) e o uso da escrita impulsionam o desenvolvimento do pequeno.

– Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Por último, destaca-se um campo responsável por trabalhar a noção e a construção das ideias de espaço (perto – longe) e dinamismo (frente – trás) com o intuito de explorar o esquema corporal do aluno. Além disso, a questão do tempo físico é desenvolvida nessa abordagem, sobretudo estações do ano, noite e dia, cronologia, ordem temporal e, mais uma vez, a busca pelo respeito a outras culturas e épocas.

Referência

Saiba mais sobre os campos de experiência da BNCC. Educação Infantil AIX, 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome