Professor, você já teve um aluno em sua sala de aula com suspeita de transtorno neuropsiquiátrico ainda sem diagnóstico?

Antes que seja feita uma avaliação completa por equipe multidisciplinar, o professor deve ficar atento aos sintomas, ajudando os pais – que em geral estão desesperados por uma resposta ou um direcionamento – a estabelecer o que, como e quando os sintomas aparecem.

Especialmente em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e a Bipolaridade, os sintomas podem ser confusos e difíceis de distinguir entre si.

Em muitos casos aparece ainda a comorbidade, ou seja, os dois transtornos aparecem juntos, dificultando o diagnóstico médico e prejudicando a vida escolar dos alunos.

Em relação ao TDAH, ocorre entre 5 – 10% da população infantil, sendo mais comum em meninos e por ser um transtorno de desenvolvimento (pode ser facilmente confundido com transtornos de aprendizagem como dislexia ou disgrafia) costuma aparecer muito cedo, em geral 50% dos afetados são diagnosticados antes dos sete anos. Os principais sintomas do TDAH são:

  • Levantar da cadeira a todo instante, não conseguir parar de bater pés e mãos;
  • Desatenção em tarefas obrigatórias do cotidiano;
  • Não conseguir seguir instruções;
  • Não conseguir finalizar tarefas;
  • Não se familiarizar com atividades que necessitem de raciocínio, atenção ou esforço mental;
  •  Se distrair facilmente com estímulos externos;
  • Não prestar atenção ao contexto em que está inserido;
  • Perder objetos com facilidade;
  • Não ter paciência para esperar e querer fazer tudo primeiro.

Em geral os sintomas de impulsividade são mais perceptíveis para as pessoas ao redor, enquanto aqueles sintomas ligados a desatenção são mais facilmente percebidos por pais e professores.

Já em relação ao Transtorno Bipolar, que é mais raro, afetando de 1 – 2% da população infantil, ele ocorre em meninos e meninas em igual proporção e é mais fácil de perceber em crianças acima de sete anos, pois apresenta maior ocorrência na fase inicial da adolescência.

A Bipolaridade é considerada como um distúrbio psiquiátrico complexo, sendo a maior característica a oscilação de humor, que vai de depressão e irritabilidade a grande alegria e euforia de forma muito rápida.  Porém, entre estes dois pólos existem outros sinais em que devemos prestar atenção. Os principais sintomas da Bipolaridade são:

  • Fases de bom humor, excitação e felicidade elevadas;
  • Fases de mau humor, irritação e infelicidade elevadas;
  •   Comportamentos impulsivos e perigosos, como pular de locais altos, não se atentar para velocidades, etc;
  • Tenta demonstrar superioridade em ações e conversas, sendo sempre o melhor em tudo;
  • Não sentem sono;
  • Fala muito e fala rápido, mudando de um assunto para outro sem encerrar o que havia começado;
  •  Envolve-se em vários projetos e em várias atividades ao mesmo tempo, tem grande disposição;
  • Perde o interesse ou o prazer em todas as atividades ao mesmo tempo;
  • Perde e ganha peso de maneira rápida e significativa;
  • Apresenta fadiga e falta de energia repentinamente;
  • Agressão a outros ou a si mesmo;
  • Tentativas de suicídio;
  • Recusa em ir à escola;
  • Dificuldade em organizar as informações, pode ter prejuízos na memória episódica;
  • Baixo controle dos impulsos;
  • O aluno apresenta altos e baixos na escola, suas notas decaem rapidamente e demora a recuperar as notas devido as oscilações de humor.

Ou seja, ambas as condições apresentam muita distração, impulsividade, elevada atividade motora, perda da inibição social e inquietude, mas estes sintomas se apresentam de forma diferente em cada condição.

É importante que você, professor, fique ligado nos sintomas e na freqüência com que se apresentam para ajudar a família no diagnostico correto destes transtornos. Clique e conheça agora mesmo a capacitação on-line que preparamos para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome