Olá professor, tudo bem?

Você já conheceu alguma criança que não gosta de ouvir histórias? Pois é, trabalhar a contacao de histórias e lendas é sempre algo que fascina os pequenos, e você sabia que existem dicas práticas para fazer dessa hora lúdica, uma verdadeira aprendizagem divertida?

Atualmente com a importância desse fato, surgiram cursos e capacitações na área e que fazem dos professores verdadeiros experts na hora de contar histórias e prender a atenção dos alunos e fazer com que eles aprendam de verdade, mesmo que os contos sejam inventados.

E se a busca por conhecimento de qualidade e estratégias práticas para o processo de aprendizagem fazem parte da sua rotina, então este artigo é para você!

 Se esta busca for maior e você realmente precisa ter este conhecimento e se diferenciar na sala de aula, conheça agora mesmo a nossa capacitação on-line clicando aqui, e ensine da maneira mais eficaz, utilizando de recursos visuais e sonoros na arte de contar histórias e lendas.

DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR HISTÓRIAS E LENDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Há tantas histórias incríveis para contar para as crianças, mas muitas vezes na hora de definir qual livro será mais atraente para prender a atenção das crianças, escolha um que tenha uma história que desde o começo seja bem envolvente e deixe as crianças concentradas no que você fala.

Mas é importante que antes de contar esta história você se atente em aprender tudo que se fala no livro e conhecer cada paragráfo, para que a entonação e o sentimento acompanhem todas as frases, e isso faça parte da emoção recebida pelos pequenos.

Utilize de recursos para ter um bom desfecho

Um pano estendido fazendo um fundo colorido, fantoches, dedoches, desenhos e objetos ajudam muito na imaginação e entendimento da criança na hora de contar a história. Organize os recursos para que você saiba exatamente a ordem de uso de cada um para não se perder.

Em algumas histórias e idades das crianças estes recursos são mais valiosos que a própria história, e com um toque especial, se tornar algo novo, divertido e mais instrutivo para elas.

A maneira de falar: trabalhe a entonação e a dicção da voz

Falar com clareza, no tom certo, dizendo as palavras de forma que as crianças não fiquem com dúvida do que ouviram. Fale de uma maneira para que todas fiquem atentas e use a entonação certa em todos os momentos.

Nos momentos em que existem partes principais, mude a entonação para dar ênfase nesta parte nos momentos engraçados é preciso demonstrar riso e satisfação, tudo para elas sentirem a história de forma quase palpável.

Envolva as crianças na história, dialogue com eles

Perguntar o que elas estão achando da história, ou que o que acham que a “personagem tal” deve fazer, se eles acham certo ou errado aquela atitude, tudo isto é envolve-los na história e trabalhar o senso comum e o raciocínio lógico da criança. Fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor.

Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.

Músicas ao fundo ou como protagonistas fazem toda a diferença

Música deixa tudo mais divertido, e se ela for o fundo da sua história, deixará as crianças muito mais animadas. Escolha bem a trilha musical, usando sons mais fortes e com batidas por exemplo, nos momentos mais tensos, até um som de flauta nas cenas mais tranquilas. Use a imaginação e escolha bem essa parte.

Pedir ajuda para os pequenos para cantar cantigas que fazem parte da história também faz com que eles aprendam, raciocinem e se empolguem com a atividade. Por exemplo: “EU VOU… EU VOU… PARA CASA AGORA EU VOU”, da maravilhosa lenda “ A CHAPEUZINHO VERMELHO”.

Como já sabemos, a aprendizagem e o desenvolvimento enquanto ser da criança depende muito dos métodos que os seus professores utilizam, como cada um aprende, mas de uma coisa já temos certeza, a ludicidade e a diversão são recursos fundamentais para o sucesso de um aluno na educação infantil.

Por isto a importância do saber contar histórias e o que devemos ler para as crianças, além de formas de ensiná-las, faz do professor um instrumento fundamental, com a nossa capacitação em Contação de histórias e Musicalização, você se especializa em passar para os pequenos conhecimento, diversão e interatividade

Todas estas dicas práticas e muito mais disponibilizamos em nosso conteúdo, é só clicar e adquirir agora mesmo o seu curso 100% on-line e estar pronto para um mundo de faz de contas que acontece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome