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Se existe algo que precisa ser olhado com muita atenção pelos adultos, esse elemento especial é a propriocepção nas crianças. Inclusive, é por meio de estímulos regulares que o desenvolvimento motor dos pequenos consegue atingir um nível de maturação desejável.

Agora, em se tratando de autismo, tal prática ganha destaque por conta dos inúmeros benefícios que as atividades proprioceptivas no TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem trazer. Por falar nisso, existem várias dicas para quem quer trabalhar essas habilidades, seja no ambiente escolar ou doméstico.

Antes de mais nada, vale ressaltar como o sistema proprioceptivo pode contribuir para a evolução dos pequenos já na infância. Além disso, é importante conhecer todos esses detalhes como forma de fortalecer as possibilidades das crianças diante de sua coordenação motora, por meio de brincadeiras muito convidativas.

O que é propriocepção e como ela interfere no TEA?

Primeiramente, o sistema proprioceptivo é definido como a informação sensorial recebida nos nossos músculos, tendões, ligamentos e articulações. Isso é responsável por promover as noções de postura do corpo no espaço e consciência corporal.

Aliás, a propriocepção é uma via sensorial de muita relevância no que diz respeito à regulação do comportamento. Assim, podemos citar aquelas crianças que apresentam hiper-reatividade ao tato ou ao movimento, por exemplo. O estímulo adequado tem muito a contribuir com esse cenário.

Nesse caso, as características acima são interessantes para serem utilizadas como oferta de consolo, conforto e autorregulação; todas no contexto das informações proprioceptivas. Com isso, estudiosos afirmam que a entrada proprioceptiva pode ajudar crianças com TEA com problemas sensoriais.

Dessa forma, o trabalho desenvolvido por terapeutas e demais profissionais acerca de tais práticas é fundamental para o progresso das intervenções voltadas para o autismo. Contudo, saber que opções apresentar aos pequenos é um ponto importante no dia a dia de todos eles.

Portanto, é válido ressaltar que não somente terapeutas ocupacionais entendam a respeito dessa abordagem, mas os educadores também. Como resultado, a criança com TEA tem cada vez mais chances de ser devidamente assistida.

Que atividades proprioceptivas são interessantes para o TEA?

Inicialmente, essas práticas são divididas em categorias. Cada uma delas tem um conjunto de ações indispensáveis para o progresso de habilidades. Veja mais sobre as atividades abaixo:

– Movimento (corpo): yoga, pose dos animais e carrinho de mão;

Orais-Motoras (motricidade orofacial): bolhas de sabão, instrumentos de sopro, canudos e mordedor sensorial;

Atividades dinâmicas (com materiais e/ou objetos): luta de travesseiros, pular cordas e cabo de guerra;

– Esportes: natação;

Atividades ponderadas (pesadas): mochila com peso, empurrar e puxar;

– Atividades funcionais: carregar pilhas de livros, ajudar em tarefas domésticas, carregar compras etc.

Como as atividades proprioceptivas podem ser incorporadas no dia a dia?

A realização dessas práticas ajuda as crianças que vivem com autismo de diversas formas. Com isso, é importante saber algumas estratégias ou informações determinantes no que diz respeito a cada um dos grupos (movimento, orais-motoras, dinâmicas, esportes, pesadas e funcionais).

– Movimento

Antes de ficar desmotivado ou letárgico, participe de um movimento de corpo inteiro;

– Orais-Motoras

Nossas mandíbulas vêm equipadas com proprioceptores;

– Dinâmicas

Essas atividades precisam de adereços e objetos para a realização das ações;

– Esportes

Importante para promover a socialização;

– Atividades ponderadas (Pesadas)

Essas atividades envolvem puxar, empurrar, levantar pesos para estimular os proprioceptores nos músculos e articulações;

– Funcionais

Podem ser praticadas diariamente por meio de tarefas e atitudes de colaboração, por exemplo.

 Quais são os benefícios das atividades proprioceptivas?

Quando as crianças com TEA são estimuladas por meio dessas ações, elas podem ser beneficiadas por uma série de vantagens, representadas pelo desenvolvimento de habilidades. Nesse sentido, veja abaixo como essas atividades são excelentes.

– Redução da ansiedade;

– Aumento do autocontrole e da autorregulação do comportamento;

– Aumento da atenção durante a realização de tarefas.

Tudo isso é potencializado por uma execução frequente das atividades (deve-se enfatizar que elas devem ter o aspecto lúdico). Inclusive, a sala de aula e o espaço da escola são excelentes para a prática dos exercícios ou brincadeiras.

Como se aperfeiçoar?

Você viu acima que estar por dentro das técnicas de propriocepção é algo de extrema importância para o desenvolvimento de crianças com TEA. Dessa forma, obter informação (teoria) e conhecer a execução (prática) dessas estratégias representa uma excelente maneira de se aprofundar em tal abordagem.

No entanto, tudo isso só se torna possível por meio de uma especialização que proporcione uma verdadeira imersão nos parâmetros que envolvem as atividades proprioceptivas no TEA. Dessa forma, escolher quem entende do assunto e estar preparado para os desafios é a melhor alternativa.

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Referência

WINCK, L. Dicas de atividades proprioceptivas no TEA. Grupo Rhema Educação, 2022.

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