um material de estimulação voltado para crianças pré-escolares.

Oi professor. Olha só que dica incrível de material para trabalhar com crianças da pré-escola e creches. São as garrafas sensoriais. Além de muito bonitas, elas atuam ativamente no desenvolvimento infantil.

LEIA TAMBÉM: 7 DICAS DE COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

DICAS PARA TRABALHAR O ALUNO COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Neste artigo, além de entender os benefícios das garrafas sensoriais, você vai aprender como faze-las com material reciclado. Muito bacana, não é mesmo? Vamos lá então:

As garrafas sensoriais são um material de estimulação voltado para crianças pré-escolares.

Você pode fazê-las em casa, porque elas são simplesmente frascos, jarros ou garrafas que contêm materiais diferentes, de modo que geram sensações diferentes nas crianças quando as movem.

A importância das garrafas sensoriais no desenvolvimento infantil:

O conceito por trás das garrafas sensoriais é muito simples, mas bastante eficaz para estimular diferentes esferas do desenvolvimento infantil. Como as crianças crescem acostumadas a lidar com a mamadeira, elas se tornam uma ferramenta para exercitar os músculos do braço e da mão. Os pequenos aperfeiçoam o clipe, o movimento que fazem com o polegar e o indicador, além de coordenar melhor os movimentos mais grossos.

Garrafas sensoriais também são ideais para desenvolver a atenção. Quando a criança segue os objetos em movimento, ela aprende a se concentrar e abstrair do restante dos estímulos, o que o ajudará mais tarde na escola. Além disso, essas garrafas estimulam sua curiosidade, interesse e desejo de explorar.

Para melhorar, as garrafas sensoriais também são uma excelente estratégia de relaxamento. Se o aluno está se sentindo ansioso, irritado, frustrado ou com raiva, movimento quase hipnótico de objetos encontrados no interior das garrafas vai ajudá-lo a se acalmar, longe de sua mente os pensamentos que perturbam. Na verdade, este jogo simples gera sensações muito agradáveis.

O primeiro passo: escolha a garrafa perfeita

Nem todo tipo de garrafa pode ser aproveitado para fazer uma garrafa sensorial. Idealmente, deve ser uma garrafa de plástico, para que a criança possa manipulá-la sem medo de quebrá-la. Também é importante que a garrafa seja transparente para que a criança possa ver sem dificuldade seu conteúdo. Na verdade, é ainda melhor se a garrafa estiver completamente lisa.

O tamanho também é importante. Garrafas menores são melhores porque as crianças podem lidar com elas mais facilmente. Para crianças pequenas, as garrafas de 200 ml são ideais, para as mais velhas você pode usar garrafas de 500 ml.

Como fazer uma garrafa sensorial?

Embora os frascos sensoriais líquidos sejam os mais comuns e atraentes, também existem frascos secos, que devem ser selados com silicone líquido para que não possam ser abertos pela criança. Neste caso, você só tem que introduzir elementos sólidos dentro da garrafa, como bolas de hidrogel, confetes, pompons, limpadores de cachimbo, pedras coloridas, penas … O único limite é a fantasia.

garrafas-sensoriais

Uma excelente ideia para criar uma garrafa sensorial seca consiste em enchê-la com arroz tingido e colocar pequenos bonecos dentro dela, para que a criança os descubra quando mover a garrafa.

Para fazer uma garrafa sensorial líquida, você precisará de outros materiais:

  • Garrafa transparente
  • Água
  • Óleo corporal para o bebê
  • Corante lipossolúvel que você vai usar para tingir o óleo
  • Corante alimentício em gel solúvel em água que você vai usar para tingir a água
  • Objetos que você colocará dentro, que podem ser da mesma cor ou cores diferentes

Passo a passo:

  • Encha a garrafa com água até um pouco acima da metade e adicione o corante alimentar da cor que você deseja tingir a água. Outra alternativa é usar uma garrafa de cor, então você só precisa adicionar água.
  • Coloque os objetos que você deseja.
  • Em outra garrafa, misture óleo com o corante lipossolúvel. Adicione ao frasco. Desta forma, você terá duas camadas de cores diferenciadas que geram um efeito visual muito atraente.

Uma alternativa ao óleo, especialmente se você vai apostar em pequenos objetos, como glitter, confete ou pérolas, é adicionar xarope de milho e cola escolar transparente, sem tingi-los. Essas substâncias são usadas para aumentar a densidade da água, de modo que quanto mais você adicionar, mais lentamente os objetos dentro da garrafa se moverão.

Gostou de mais esta dica? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir as novidades em nossa página no Facebook.

FONTE: https://www.soescola.com/2018/06/por-que-todas-as-criancas-deveriam-ter-garrafas-sensoriais.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome