avaliação psicopedagógica

Olá, professores!

Quando os alunos apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, uma das primeiras formas adotadas por vocês é a avaliação do desempenho das crianças em atividades que correspondam à sua faixa etária; ver o desenvolvimento delas diante do que é proposto. O sinal vermelho se acende a partir do momento em que o problema no ato de aprender continua de forma mais frequente. Mostra-se necessário fazer uma avaliação psicopedagógica.

É hora de comunicar aos pais e procurar ajuda especializada. A psicopedagogia é uma área na qual os problemas enfrentados pelo pequeno podem ser consideravelmente reduzidos e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento no ambiente escolar e social.

Como são feitos o diagnóstico e a avaliação?

Uma das informações mais importantes é que na avaliação psicopedagógica as crianças não são analisadas somente a partir da dificuldade de aprendizagem, mas como um todo. Em outras palavras, os profissionais da área se debruçam sobre outros aspectos que podem estar envolvidos com a situação central dos pequenos. O ponto inicial da investigação começa nessa visão mais abrangente.

Outro detalhe é a anamnese, uma técnica recorrente realizada por psicopedagogos a fim de que sejam obtidas as informações detalhadas e necessárias para a proposição de futura intervenção. Ela é feita logo nos primeiros contatos dos especialistas com os pais dos alunos.

Existem estudos que comprovam a eficácia desse método para um diagnóstico completo. Weiss citado por Blum et al. (2013) afirma que por meio da anamnese pode haver a interação das experiências do passado e do presente das crianças; e fazer um prognóstico sobre o futuro dos pequenos (sobretudo as expectativas em relação ao tratamento e à relação das crianças no contexto em que vivem).

Que ponto importante deve ser na avaliação psicopedagógica?

Dentre os pontos que precisam ser levados em conta na avaliação psicopedagógica como um todo, está a verificação da autenticidade do relato dos pais, pois, de acordo com pesquisas, é comum que muitos deles reproduzam a queixa inicial da escola. O papel do corpo pedagógico é indispensável, mas é preciso que haja uma reflexão vinda dos responsáveis pela criança, uma vez que a dificuldade de aprendizagem apresentada pelo aluno possa ter origem em problema de relacionamento familiar, carência sociocultural, ordem orgânica, entre outras.

O diagnóstico psicopedagógico é extremamente atento aos detalhes. Portanto, os especialistas não enxergam o aluno como um simples objeto de avaliação. Isso ocorre porque a prática social (com as diferentes relações entre os indivíduos) também pode evidenciar os motivos que levaram a criança ao atendimento solicitado.

Como ocorrem as intervenções?

Em linhas gerais, a intervenção psicopedagógica tem por objetivo auxiliar o processo de aprendizagem a partir de técnicas que melhorem suas habilidades. Com isso, a particularidade de cada caso influencia muito na condução da terapia e da relação terapeuta-criança.

Outro detalhe que deve ser mencionado é o dinamismo e os recursos que os especialistas utilizam. Interessante considerar que a intervenção psicopedagógica está direcionada ao auxílio individual na solução de dificuldades de aprendizagem. Além disso, as atividades procuram promover as mudanças necessárias no uso das funções cognitivas do aluno, assim como impulsionar uma consciência mais bem trabalhada no ato de aprender.

Que outras situações podem surgir a partir das dificuldades de aprendizagem?

É preciso chamar a atenção para aquelas situações advindas das dificuldades de aprendizagem e que provocam impacto social na vida da criança e de seus familiares, tais como: irritação, baixa autoestima, depressão, comorbidade comportamental, entre outros.

Por que o atendimento psicopedagógico é aconselhável?

 A psicopedagogia é uma área importante para lidar com as dificuldades de aprendizagem. O motivo que justifica sua importância é que os terapeutas que atuam nesse campo utilizam conhecimentos de psicologia e pedagogia para a aplicação em atividades voltadas para o desenvolvimento da criança e, assim, colaborar para o seu aproveitamento no espaço pedagógico e social.

Fonte:

BLUM, E. et al. Da avaliação à intervenção psicopedagógica: um estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUCPR, 2013.

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