Controlar emoções, sentimentos diante de situações complexas que nos tiram do “prumo”, isto é o que a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL possibilita na vida das pessoas.

Você já se deparou com desafios em seu ambiente de trabalho, sala de aula ou em casa, com relacionamentos tóxicos com pessoas (crianças) complicadas ou desafiadoras?

Isto é muito comum, porém gera stress e cansaço, mas como podemos corrigir estes comportamentos ampliando as nossas habilidades de controle promovendo principalmente maior aproveitamento e bom convívio com todas as pessoas?

A inteligência emocional e comportamental promove a habilidade de ampliar a empatia e afinidade, gerando maior sintonia entre as pessoas, ou seja, a pessoa consegue se colocar no lugar de outra pessoa. O real objetivo é ser capaz de modificar pensamentos e ações obtendo equilíbrio e crescimento. Todas as ações realizadas por um indivíduo promovem resultados bons ou ruins, e o que impera neste resultado é como esta pessoa promoverá esta ação, portanto, ter equilíbrio para realizar qualquer atividade ou a comunicação equilibrada é essencial para obter resultado positivo.

São vários e renomados estudiosos que estudam e descrevem a Inteligência Emocional, para  Daniel Goleman, a IE como também é conhecida é composta por cinco partes: conhecer as emoções, administrar as emoções, motivar a si mesmo, reconhecer as emoções nos outros e manejar relacionamento.

Atingir a Inteligência Emocional é ser capaz de administrar as próprias emoções permitindo a ampliação dos relacionamentos interpessoais, administração de fases difíceis e contudo ser capaz de gerenciar e ter resultados expressivos no ambiente do trabalho ou em casa, atingindo o que chamamos de Competência Emocional.

A Competência Emocional é ser capaz de perceber seu estado emocional, ser capaz de discernir também a emoção de outra pessoa, obtendo empatia, ter maturidade o suficiente para não perder a educação ou equilíbrio, ser ético e contudo não misturar as emoções conflitantes, ou seja, se está vivendo um momento emocional delicado o emocional não afetar seu racional, vice e versa.

Na educação não é diferente, são muitos temperamentos e para cada temperamento existe uma forma de comunicação assertiva que dependendo da maneira como você se relaciona pode ter sucesso ou fracasso.

Perguntas que são recorrentes pois você já deve ter feito em seu cotidiano:

  • “Por que a  criança se comporta tal forma?”
  • “Por que os pais muitas vezes não dão conta destes comportamentos?”
  • “Por que os professores tem tanta dificuldade com crianças indisciplinadas ou quietas demais em sala de aula?
  • “Como faço para me relacionar com meu amigo de trabalho no ambiente escolar?”

Tais perguntas são normais quando não conseguimos fazer o alinhamento adequado e construção da Inteligência Emocional e Comportamental em nosso dia a dia, portanto, é notória que a Inteligência Emocional é o controle sobre suas atitudes e linguagem corporal, voz, ritmo, pausas, entonação e etc, assim como também linguagens não verbais, cinésia, proxêmica, tacêsica, cronêmica, olfativa e postura comportamental.

Compreender tais pontos somará a habilidade de comunicação de cada indivíduo e perceber como funciona, o auto aprendizado é notório pois reações e julgamento consciente e inconsciente ficam de lado, a compreensão do todo acontece gerando o equilíbrio de tudo.

Inteligência Emocional e Comportamental é o caminho para o equilíbrio pois atende as necessidades sociais, pessoas equilibradas tendem a ser influenciadoras. Em uma época onde vivemos uma constante competição, habilidades profissionais não são e não devem ser apenas o motivo pelos quais as pessoas podem ser contratadas, pelo contrário. Pessoas que detém Inteligência Emocional possuem mais chances de conquistarem as melhores vagas no mercado de trabalho, pois sabem se controlar e promovem bons relacionamentos interpessoais ampliando ações positivos e estratégias acertadas pois estão com auto controle regularmente.

E VOCÊ está disposto(a) a alcançar a Inteligência Emocional em sua vida e em seu ambiente de trabalho?

Garanta a chance de aprender muito sobre temperamentos e comportamentos dentro e fora de sala de aula.

O Grupo Rhema REFERÊNCIA NACIONAL em cursos on-line e pós graduação, te proporciona agora a oportunidade de aprender tudo sobre: Inteligência Emocional e Comportamental na Educação – Estratégias para Conhecer a Si e Aos Outros, aproveite esta chance e garanta a você e as pessoas ao redor a possibilidade de chegar ao ápice, atingindo o controle emocional, sejam profissionais ou afetivos clique aqui agora e conheça mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome