Aprenda a reconhecer as diferenças!

A dislexia, como a maioria de vocês sabem, “é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas” (ABD – Associação Brasileira de Dislexia). 

Ou seja, a dislexia não afeta de modo algum a inteligência, mas compromete a capacidade de aprender a ler, escrever e falar. Pessoas famosas e até alguns gênios tiveram dislexia, como Walt Disney, Leonardo Da Vinci, Agatha Christie e Henry Ford, por exemplo.

Já o TDAH, que em geral é mais brando que a dislexia, foi definida como “um transtorno que ocorre no cérebro por causas genéticas, apresentando sintomas de desatenção e sintomas de hiperatividade, que vão da infância a vida adulta” (ABDA – Associação Brasileira de Deficit de Atenção).

Claro, é necessário um cuidado especial com alunos que sofrem de TDAH, mas diferentemente do disléxico, esses alunos não apresentam dificuldade em aprender a ler e escrever, mas sim em manter o foco enquanto escreve e lê. Esse transtorno pode ser incomodo para quem está próximo, mas dificilmente incomoda o aluno.

Vejamos alguns sintomas da dislexia:

  • Dificuldade em consciência fonológica, com dificuldade em se expressar, troca de letras ou palavras, dificuldade em memorização. 
  • Dificuldade leitora significativa, dificuldade para ler e escrever, lentidão na leitura, dificuldade em fazer contas matemáticas.
  • Dificuldade de atenção para material escrito e para sobre esforço, problemas ou falta de concentração, coordenação motora não muito boa.

Já em casos de TDAH, os sintomas mais comuns são:

  • Dificuldade de atenção significativa em todas as áreas e âmbitos, tanto em atividades sérias como em atividades lúdicas; pode perder objetos com facilidade; se distrai rapidamente perdendo o foco em uma atividade ou conversa.
  • Super ativo e muito impulsivo; bate mãos e pés quando precisa ficar parado por um tempo sem fazer nada; apresenta inquietação a todo o momento; precisa se levantar, andar de um lado para o outro; não tem paciência para atividades longas.
  • Velocidade de processamento afetada, com dificuldade para completar uma tarefa ou seguir instruções.

Ambos são transtorno de desenvolvimento, e a taxa de comorbidade entre eles é alta, de 25% a 40%. Eles apresentam alguns sintomas em comum, que podem ser:

  • Alteração da memória de trabalho
  • Dificuldade de atenção
  • Dificuldade de organização e planificação
  • Atrapalham a interação social
  • Atrapalham o aprendizado escolar
  • Manifestam-se logo nos primeiros anos
  • Aumentam o risco de depressão, transtorno de ansiedade e suicídio
  • Afetar a capacidade da criança de se apropriar da leitura e escrita, mas em graus completamente distintos, sendo a dislexia muito mais severa neste quesito

Como vimos as duas apresentam conseqüências no aprendizado, na socialização e convívio social, podendo influenciar negativamente a criança. Como os sintomas são individuais, e podem apresentar maior ou menor intensidade, um diagnóstico médico e tratamento específicos são fundamentais.

Sendo assim, o acompanhamento é essencial para garantir o pleno desenvolvimento dessas crianças, por isso professor, conhecer bem esses transtornos, saber diferenciá-los, assim como saber conduzir o aprendizado dessas crianças pode ser um diferencial em sua carreira.

O Grupo Rhema oferece o curso de capacitação on-line que permite a ampla discussão, prática e estratégia de todos os pontos levantados nesse conteúdo. Conheça mais clicando aqui. Nosso curso é 100% on-line ministrado por Mestres e Doutores, com carga horária de 60 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome