aprendizagem da leitura

Em todas as turmas de alfabetização, as crianças precisam passar por etapas que correspondem a um processo indispensável para sua autonomia e desenvolvimento pedagógico. Desse modo, os professores têm uma grande responsabilidade na missão de introduzir os alunos à prática de novas habilidades, como a aprendizagem da leitura.

Entretanto, o decurso dessa ação depende de alguns fatores muito importantes. Afinal, todos nós sabemos que sem um estímulo e uma preparação adequada, nenhuma pessoa se torna capaz de aprender a ler e a escrever. 

Em outras palavras, sem o auxílio de educadores capacitados e comprometidos; além de elementos estruturais adequados, o aprendizado dos pequenos fica a desejar. Portanto, saber como conduzir as atividades, como apresentar as situações-problemas e a forma de abordar a criança é essencial. 

Qual o caminho para a aprendizagem da leitura?

Primeiramente, devemos destacar que a alfabetização se consolida por volta dos 6 anos de idade, mas é importante que o aluno seja estimulado desde os 3 anos. Nesse sentido, não há como ensinar a leitura sem contar com o conjunto de assimilação que a criança vivencia.

Com isso, relembrar algumas etapas são fundamentais para a elucidação do percurso trilhado pela criança, a saber: 

– Na primeira infância ocorre a identificação do pequeno com determinadas palavras que fazem parte de seu contexto. Porém, a referência que se faz aqui é a linguagem oral. Assim, o reconhecimento dos vocábulos por meio da fala é o ponto inicial;

– Logo depois, a criança precisa decodificar a pronúncia das palavras como uma sequência de fonemas. Aliás, o aluno deve fazer associações entre os fonemas e as letras e grafemas;

– Em seguida, o pequeno precisa ser estimulado em relação à consciência da representação dos sons das letras. Dessa forma, os professores podem induzi-lo à prática de atividades que ajudem na decodificação;

– Ao longo das tarefas e do conjunto de estratégias utilizadas para o reconhecimento das letras, dos fonemas e das sílabas, a criança vai adquirir a capacidade de formar palavras. No entanto, tudo isso é possível com a presença de educadores.

Quais são etapas necessárias para a prática da leitura?

Antes de tudo, para que os pequenos exerçam a leitura plena, eles devem passar por algumas etapas que favoreçam a prática. Desse modo, o acompanhamento dos professores na condução desse exercício diário mostra o quão complexa pode ser a aquisição da leitura. As fases são as seguintes:

Decodificação

O ato de decodificar se resume como a capacidade de compreender os símbolos que estão escritos e relacioná-los a seus respectivos significados. Entretanto, é importante frisar que essa etapa ainda marca a fase primária da leitura. Dessa forma, vale salientar que a criança deve conhecer o código usado e consultar no dicionário os vocábulos desconhecidos, sempre com o auxílio do professor.

Compreensão

Em seguida, o aluno começa a experimentar a fase de compreensão, na qual ele precisa ser capaz de identificar tanto o sentido do texto como a sua estrutura e, por fim, o gênero e o contexto em que está inserido. Nesse sentido, o pequeno deve tentar compreender o que o autor do texto quer dizer.

Além disso, é importante que a criança seja capaz de sintetizar a ideia central do texto, em poucas palavras ou frases – ou qual a mensagem o texto transmite. Devemos salientar que nesse período a criança vai captar somente o que está mais evidente no texto. Isso significa que o aluno não será capaz de se aprofundar muito ainda.

Interpretação

Na etapa de interpretação, ocorre uma fase mais profunda, que se caracteriza por ir além da compreensão, ou seja, é preciso que o pequeno seja capaz de realizar uma interação com o que lê. Inclusive, é interessante ponderar que essa fase marca o momento em que o aluno percebe as informações que não estão explícitas. Esse período faz com que a criança adote uma postura mais crítica diante do texto.

Retenção

A etapa de retenção exige que o aluno, depois de realizar a leitura do texto, seja capaz tanto de reter as informações, como os conhecimentos e os ensinamentos apresentados. Há que se ressaltar que a retenção é ativa. 

Dessa forma, o pequeno deve estar apto para assimilar o novo conteúdo que acabara de ser apreendido a conhecimentos prévios. Aliás, a aplicação do que se reteve anteriormente em outros contextos também é importante. Assim, a retenção é o período em que ocorre a assimilação, a relação, a comparação e a aplicação do conteúdo do texto lido.

Como conhecer melhor essa abordagem?

Você viu que a aprendizagem da leitura não é algo simples, pois há vários fatores que influenciam o desenvolvimento da criança. Assim sendo, conhecer todos os pontos envolvidos nesse processo é extremamente importante.

Desse modo, o curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento BNCC – do Grupo Rhema Educação – oferece metodologias e práticas baseadas em evidências científicas. Além disso, os alunos da especialização contam com materiais atualizados, professores gabaritados e aulas dinâmicas – online e ao vivo. 

Ficou interessado? Fale com um de nossos consultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome