equipes-educacionais

O lado dinâmico do universo pedagógico exige especialistas que estejam sintonizados com as demandas diárias. Dessa forma, a preparação para se tornar um profissional apto a liderar equipes educacionais é algo urgente. Afinal, adotar uma visão estratégica e, ao mesmo tempo, humanizada contribui para uma gestão bem-sucedida e saudável.

Recentemente, as instituições de ensino tiveram que passar pela fase decisiva da pandemia. A situação impôs condições cujos aspectos foram sentidos e vivenciados por todos. Com isso, toda a categoria precisou se reinventar para manter as atividades.

Essa fase marcou um período de grandes desafios para alunos, professores e líderes escolares. Aliás, a figura do líder foi muito importante nas tomadas de decisões e na adoção de protocolos junto às determinações das secretarias de educação.

Diante de um cargo de tanta responsabilidade, a pergunta que você pode fazer neste instante é a seguinte: o que fazer para me tornar um gestor escolar? De fato, o questionamento é válido, principalmente por conta do compromisso em oferecer as melhores soluções para equipes formadas por perfis diversificados.

Que pontos devem ser considerados ao comandar esses grupos?

Primeiramente, o passo inicial precisa ser óbvio, mas necessário: gostar de pessoas. Dessa maneira, o gestor escolar terá meio caminho andado, pois esse aspecto é muito importante para administrar as demandas trazidas por todos.

Logo depois, é possível salientar que um líder educacional também esteja alinhado à adoção de práticas voltadas para as soft skills, ou seja, conjunto de habilidades comportamentais. Dentre elas, temos a empatia como uma das principais.

A seguir, o especialista deve estar preparado para apresentar projetos ou acompanhar aqueles que já estejam em execução, em prol de toda a equipe. Além disso, é aconselhável que esse profissional consiga lidar com situações de crise e com a proposição de soluções para os problemas indicados.

Outros detalhes que merecem ser destacados são: saber ouvir, delegar funções, comunicar-se de forma efetiva, estar aberto para diálogos, ter visão holística para planejar estratégias educacionais e administrativas etc.

Quais os benefícios de uma liderança educacional?

Quando um profissional trilha o caminho para se tornar um gestor escolar, os pontos positivos acontecem não só em sua trajetória, mas podem ser notados também na condução da instituição. Veja abaixo os benefícios conquistados:

– Cultura organizacional: com a presença de um gestor escolar, a instituição preza por um ambiente onde tudo vai estar devidamente determinado e os papeis estabelecidos, de acordo com cada função. Inclusive, essa parte pode contribuir para a criação de ações importantes voltadas a suas finalidades;

– Processos definidos: por meio dessa formação, o especialista passa a estar apto a desenvolver processos ou ajudar na criação de projetos que resultem em reformulações de aspectos diversos da escola;

– Integração da equipe: a liderança escolar propicia a unificação de todos os colaboradores da instituição, diante de uma proposta de trabalho em grupo, parcerias entre os funcionários, incentivos, motivação, entre outros.

Por que é importante estar atualizado com as demandas?

Os educadores foram impactados pela chegada do ensino remoto durante a fase mais crítica da pandemia. Diante disso, as mudanças ocorridas forçaram muitas adaptações que até então estavam distantes.

Como exemplo, podemos citar o fortalecimento de softwares que serviram de espaços para interação, troca de informações, downloads de aulas e arquivos. Assim, temos instrumentos e ferramentas que vieram para ficar, mesmo com a volta presencial dos alunos às escolas.

O uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi um ponto inovador para facilitar o contato e a comunicação entre os educandos e os professores. Com isso, o líder educacional da atualidade deve estar pronto para definir que programas são mais vantajosos (pela usabilidade, relação custo-benefício, interface) e como eles contribuem para o aprendizado.  

É preciso estudar administração e pedagogia simultaneamente?

Na verdade, um profissional que deseja se tornar um líder escolar não precisar cursar duas graduações para exercer esse cargo. No entanto, o aconselhável é que se estude pedagogia, pois é necessário conhecer a fundo os detalhes dessa gestão – que envolve equipes de professores e outros funcionários; além de metodologias de ensino, cronogramas, financeiro, projetos etc.

Assim sendo, a condução de todas essas demandas passa a ser desenvolvida por quem domina as estratégias, a teoria e a prática. Com isso, o profissional deve estar conectado aos princípios educacionais e às técnicas de liderança para unificá-los e usá-los em benefício da instituição, das equipes, dos alunos e toda a comunidade escolar.

Como se especializar?

Se você tem como objetivo liderar equipes educacionais, a busca por uma especialização completa e dotada de metodologias ágeis é o melhor caminho. Com efeito, você estará totalmente preparado para lidar com todos os cenários existentes no universo educativo e se tornar um excelente gestor escolar.

A pós-graduação em Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação Pedagógica, do Grupo Rhema Educação, oferece aulas dinâmicas (online e ao vivo), professores experientes e materiais atualizados. Tudo isso por quem tem qualidade e tradição no ensino, sem abrir mão da inovação.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome