Nem sempre é fácil nos relacionarmos com as outras pessoas, pois apesar de algumas semelhanças, cada um de nós traz intrinsecamente dentro de si uma série de características específicas, tornando-nos seres únicos.

Cada um tem seu próprio jeito de ser, pensar, agir, perceber e processar mentalmente a realidade que nos cerca, porém , desde os primórdios, como explica a filosofia, mais precisamente Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., nossa natureza humana tem uma tendência para viver em sociedade pois segundo ele, ao realizar esta inclinação, realiza seu próprio bem e assim nos é necessário ampliarmos o nosso poder de interação com as outras pessoas, desenvolvendo habilidades específicas.

Destaca-se entre estas habilidades, a arte da empatia, que é, em síntese, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e assim, sentir ou pensar o que ela poderia estar sentindo ou pensando. Ao fazermos isso, ou seja, percebendo o outro a partir da sua própria realidade, aumentamos significativamente nossas chances de criar situações favoráveis para haver um bom entendimento.

A partir disso, nos questionamos: Mas como desenvolver esta habilidade? E a resposta é única: estudando e conhecendo as pessoas e atuando com elas, considerando seus respectivos estilos. Quanto mais conhecermos suas tendências e características, maior será a probabilidade de nos unirmos empaticamente e sabermos nos relacionarmos com todos os tipos de pessoas e suas diversas personalidades.

Nossas relações, atitudes e comportamentos são influenciados a todo o momento pelas atitudes e comportamentos dos outros que estão a nossa volta. Saber que há pessoas diferentes, com histórias diferentes, perfis diferentes e objetivos diferentes é fundamental para vivermos de forma tranquila e harmoniosa

Diante disto concluímos que para desenvolver a empatia precisamos conhecer o outro a partir do seu jeito de ser e de se comportar pois lidar com pessoas é uma arte que nos exige flexibilidade, paciência, atenção e bom senso, além de tolerância e amor ao próximo.

Quer saber mais dicas como esta? Obter técnicas e ferramentas práticas que o auxiliarão a compreender e diagnosticar o temperamento de quem você convive e se relacionar melhor em todos os ambientes?

Conheça agora mesmo a capacitação on-line que o Grupo Rhema preparou para você, com conteúdos práticos e atuais clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome