atiidades-de-psicomotricidade

Em primeiro lugar, quais técnicas você utiliza para trabalhar com crianças vivendo com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)? Por acaso, na escola em que você atua existe alguma lista de ações voltadas ao desenvolvimento dos pequenos? As estratégias adotadas procuram focar em atividades da psicomotricidade?

Esses questionamentos devem fazer parte da rotina de muitos educadores, tendo em vista que o direcionamento das intervenções tende a refletir no cotidiano dos alunos. Assim sendo, saber relacionar as necessidades apresentadas no TDAH com práticas baseadas na psicomotricidade é um importante método para promover a autonomia desejada.

Por que devemos trabalhar os aspectos psicomotores na abordagem do TDAH?

Antes de tudo, é preciso estabelecer a relação existente entre eles. O TDAH prejudica o desempenho psicomotor da criança, com destaque para as seguintes áreas: equilíbrio, noção espaço-temporal e esquema corporal.

Portanto, os profissionais que trabalham diretamente com terapias utilizam métodos que visam à diminuição dos déficits manifestados pelas crianças. Com isso, a atuação desses especialistas ajuda no desenvolvimento de habilidades, além de propiciar meios que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Como as atividades da psicomotricidade podem auxiliar alunos com TDAH?

O estímulo proporcionado por meio das atividades da psicomotricidade garante a evolução necessária para o progresso psicomotor e cognitivo dos pequenos. Assim, é possível destacar alguns dos benefícios conquistados. De acordo com a professora e mestre em Educação, Ozilia Geraldini Burgo:

– A psicomotricidade atua de forma a possibilitar o desenvolvimento e a estruturação do esquema corporal. Nesse sentido, o objetivo é incentivar a prática de movimentos ao longo de todas as etapas vivenciadas pelas crianças;

– Essas tarefas proporcionam um contexto favorável para que os alunos consigam se relacionar com os ambientes que estão inseridos. Isso significa que eles podem brincar, interpretar, criar e descobrir;

– Jogos e brincadeiras são constantemente utilizados pelos educadores para incentivar a prática e o desenvolvimento psicomotor em alunos com TDAH. (BURGO, 2021)

Que atividades da psicomotricidade são indicados para TDAH?

Há muitas tarefas que podem ser usadas na rotina dos pequenos, sendo a maioria delas voltadas para o aspecto lúdico, o que garante aprendizado e diversão. Dessa forma, os educadores escolhem qual atividade se enquadra melhor no contexto das crianças. Portanto, veja algumas delas:

Empilhar copos: essa atividade clássica e conhecida por todos tem um poder incrível para contribuir na coordenação motora fina e global, além de ajudar na consciência corporal.

Circuito das cobras: o intuito é promover a ampliação do equilíbrio. A tarefa é voltada para o estímulo dos pequenos a se concentrarem em cordas ou faixas disponibilizadas pelo chão. Com isso, as crianças precisam se equilibrar para concluir o trajeto.

Prancha de equilíbrio: mais uma vez, o aluno deve demonstrar estabilidade corporal ao se aventurar nessa atividade. Assim, quando a criança consegue se manter por alguns segundos de forma estável e sem encostar no chão, ela começa a aprimorar o seu equilíbrio.

Futebol de pano: essa tarefa é bem divertida e ajuda na coordenação motora. Ela consiste em um jogo cooperativo em que o objetivo é fazer gol com a bola adentrando nos buracos. Para deixar mais divertido, a turma pode ser dividida em grupos. A cada rodada, dois grupos se desafiam.

Escadas e bambolês: aqui a diversão é garantida e a utilização desses objetos também proporciona uma série de benefícios nos pequenos. Por exemplo: ajuda a combater a obesidade infantil; melhora a circulação sanguínea e linfática; desenvolve a concentração; permite a socialização e trabalha a psicomotricidade por inteiro.

A pintura, a argila e o jogo da memória são muito bons para desacelerar os alunos, principalmente aqueles com TDAH. Além disso, a montagem de blocos também contribui muito para incentivar a concentração para acompanhar sequências. Assim, essas atividades da psicomotricidade também devem estar relacionadas na lista de tarefas que podem ser desempenhadas.

O estímulo precoce pode ajudar a criança com TDAH?

Sim. Na verdade, o estímulo a ser desempenhado deve ser adequado para a faixa etária do aluno, além fazer parte do contexto escolar. Em outras palavras, a estimulação psicomotora tende a contribuir de maneira individual na formação da estrutura integral do pequeno.

Outro ponto importante é que essas atividades da psicomotricidade são responsáveis por induzir as crianças com TDAH a realizar experimentações concretas e bastante significativas. Com efeito, isso permite a apropriação do meio por parte do aluno. Há que se ressaltar “que o movimento exerce um significado de relação e interação afetiva com o mundo exterior” (BURGO, 2021).

Como aprofundar o conhecimento sobre o TDAH?

O domínio de estratégias para o TDAH exige do profissional muito embasamento teórico e prático. Em outras palavras, a busca por materiais que auxiliem no desenvolvimento de técnicas e ampliem a abordagem acerca do TDAH é uma excelente maneira de aprofundar o conhecimento e valorizar a sua formação.

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Referência

BURGO, Ozilia Geraldini. Workshop de TDAH e Psicomotricidade, 2021.

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