Primeiramente, a ideia do coaching está muito ligada ao campo comportamental e empresarial. Nesse sentido, a escolha por um profissional que consiga contribuir com a melhoria em resultados torna a participação do coach essencial em todos os aspectos da vida. Com isso, a antiga visão de que esse especialista tem um alcance restrito já não funciona mais. Aliás, existem alguns campos de atuação cuja presença do coach apresenta uma tendência de alta. Dentre elas, a educação.

Isso mesmo. A área educacional tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, sejam elas na metodologia de ensino, na forma de professores se relacionarem com seus alunos, na comunicação entre ambas as partes, no uso de tecnologias de informação, entre outras. Contudo, a forma de lidar com desafios surgidos no comportamento e na aprendizagem tem sido uma demanda crescente entre os educadores.

Portanto, o desejo de encontrar opções de especialização que aborde essas duas áreas se tornou realidade. A Pós em Coaching Educacional é um curso indispensável para quem deseja se aprofundar nesse segmento. O público que se interessar por essa formação estará apto para oferecer seus conhecimentos a um grupo que necessita de caminhos que impulsionem o processo de aprendizagem: as crianças.

Qual o objetivo da Pós em Coaching Educacional?

Antecipadamente, podemos afirmar que um dos pilares do curso é a utilização do método KidsCoaching/Rhema como diferencial. Dessa forma, o objetivo da Pós em Coaching Educacional é aprimorar as habilidades e as competências de alunos como forma de promover o desenvolvimento desses aspectos, tanto na vida acadêmica quanto pessoal.

Além disso, o curso tem o papel de estimular formas de lidar com as crianças de maneira mais proveitosa. Em outras palavras, o pós-graduando perceberá o quanto algumas técnicas/ações fazem toda a diferença ao se trabalhar com os pequenos. O aprofundamento desse conhecimento fará com que o profissional trabalhe com abordagens bem fundamentadas.

Consequentemente, a criança pode ser estimulada a desenvolver uma comunicação mais assertiva; assim como apresentar progressos em seus relacionamentos interpessoais tanto na escola quanto no ambiente doméstico. Vale lembrar que os resultados podem ser percebidos em forma de aumento na criatividade, produtividade, inovação e outras formas que visam à promoção da autonomia e da inteligência emocional dos pequenos.

No entanto, é preciso salientar que sua atuação não ficará restrita somente às crianças. Dessa maneira, você pode ser coaching educacional de um público mais diversificado, como os adolescentes e os adultos. Afinal, tanto o ensino médio quanto o superior guarda grandes desafios no quesito do percurso pedagógico.

Como são as aulas?

Seguindo a tendência dos cursos a distância, a Pós em Coaching Educacional contará com aulas realizadas ao vivo para proporcionar a todos uma conexão muito importante pautada na interação dos professores. Inclusive, a Rhema Educação se pauta na utilização de metodologias ativas de aprendizagem para tornar a experiência dos alunos bastante dinâmica.

Uma das várias vantagens incluídas nesse segmento é o fato de poder aprender por meio de discussões, atividades práticas, análises, estudos de caso e em grupo; tudo em tempo real. Aliás, durante as aulas os alunos também conhecerão as técnicas de coaching com aplicação em todos os tipos de público.

Nesse sentido, a Rhema Educação tem a principal preocupação em proporcionar um ensino baseado na qualidade, onde o aluno fica no centro da aprendizagem e consegue sanar todas as dúvidas relacionadas ao conteúdo. Durante o curso, os professores estarão sempre prontos para expor todas as situações que fazem parte dessa abordagem.

Existe a exigência de um TCC?

A Pós em Coaching Educacional não exige a produção de um artigo como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dessa forma, o aluno realizará uma atividade escrita fundamentada e que será o critério para a conclusão do curso. No entanto, algumas avaliações serão adotadas em determinadas etapas tendo como foco a evolução dos módulos estudados.

Qual é o público-alvo?

O público-alvo da Pós em Coaching Educacional é aquele que abrange todos os profissionais da educação e seus respectivos campos de atuação, a saber:

– Educação infantil;

– Ensino fundamental, médio e superior;

– Educação especial.

Além disso, o curso também é voltado para quem atua em áreas relacionadas à educação, como a seguir:

– Pedagogos;

– Psicopedagogos;

– Psicomotricistas;

– Gestores escolares;

– Terapeutas educacionais;

– Psicólogos;

– Coordenadores;

– Neuropsicopedagogos;

– Outros.

Como está o mercado de trabalho?

Certamente, a pandemia mexeu com muita gente. Com isso, as pessoas precisaram se reinventar para encontrar novas oportunidades. Para se ter ideia, o mercado de trabalho para os profissionais de coaching é a contramão da tendência de desemprego.

Pesquisa realizada pela International Coach Federation (ICF) mostra que a área de coaching apresentou um aumento de 300% nos últimos quatro anos, o que reforça o crescimento exponencial nesse campo. Portanto, aliar conhecimento da educação associado às técnicas de coaching é uma atitude extremamente importante para a vida profissional de quem deseja se diferenciar dos demais.

Referências

https://lp.rhemaeducacao.com.br/coaching-educacional/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome