O desenvolvimento psicomotor se inicia desde a vida uterina. Nessa fase, séries de transformações são determinantes para as estruturas físicas do bebê. O corpo passa pelo processo de maturação neurológica e a formação de habilidades relacionadas ao comportamento.

Segundo estudos, as principais causas do atraso psicomotor podem ser divididas em dois grandes eixos: origem ambiental e origem genética. Pesquisadores contaram com uma amostra de 73 crianças para o levantamento. Ao final da experiência, constatou-se que 38,4% delas correspondiam ao primeiro grupo (ambiental) e 24,6% ao segundo (genético).

– Causas ambientais investigadas: desnutrição, distúrbios motores (Encefalopatia hipóxico isquêmica; Microcefalia secundária à radiação ionizante, Toxoplasmose congênita, outros).

– Causas genéticas investigadas: Síndrome de Down, Síndrome de Weaver, Neurofibromatose, outros.

Desta forma, a fim de sabermos identificar as causas e os sinais indicativos do atraso psicomotor de uma criança devemos observá-la desde bebe, onde a primeira etapa é verificar o controle da cabeça até três meses de vida, o rolar deve aparecer até os cinco meses e o sentar sozinho por volta dos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.

Em torno de 12 meses a criança começa a andar livremente. É importante lembrar que essas etapas não devem ser seguidas como regra, pois é normal haver uma variação na idade de aparecimentos de cada marco motor.

O que significa exatamente “atraso no desenvolvimento”?

Os especialistas usam o termo “atraso no desenvolvimento” quando uma criança não atinge alguns dos marcos do desenvolvimento com a idade esperada, mesmo já levando em conta as variações individuais. O atraso pode ocorrer em uma ou mais áreas:

  • Coordenação motora ampla (habilidades físicas como rolar, sentar e andar)
  • Coordenação motora fina (capacidade de segurar as coisas, manipular objetos)
  • Linguagem e fala (tanto a compreensão quanto a fala)
  • Habilidades sociais (relacionamento com outras pessoas)
  • Capacidade de autocuidado (vestir-se, usar o banheiro)

Há também outros sinais que indicam esse atraso psicomotor no desenvolvimento infantil que são quando não há presença de rigidez muscular, quando a criança tem por reiteradas vezes espasmos muscular; o atraso na fala; dificuldade de deglutição, movimentos muito rígidos (como se a criança estivesse engessada), entre outros.

A Educação Psicomotora é uma educação global que, além de permitir o desenvolvimento no campo intelectual, afetivo, social e motor da criança dá-lhe segurança organizando suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir. Associa-se a estimulação do desenvolvimento psicomotor o despertar da criatividade contribuindo para a formação integral ocasionando o desenvolvimento de suas

Assim, nestes casos, a partir do momento em que se desconfia que a criança possua indícios de atraso psicomotor, o mais indicado é imediatamente procurar profissionais da área que irão delinear qual a intervenção que mais se encaixa na vida da criança.

O importante papel da Psicomotricidade

A Educação Psicomotora é uma educação global que, além de permitir o desenvolvimento no campo intelectual, afetivo, social e motor da criança dá-lhe segurança organizando suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir. Associa-se a estimulação do desenvolvimento psicomotor o despertar das possibilidades levando o indivíduo à tomada de consciência de seu corpo por meio do movimento.

A psicomotricidade tem como objetivo o estudo do desenvolvimento humano, levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e motores, portanto reúne as áreas pedagógicas e da saúde.

A psicomotricidade tem como objetivo o estudo do desenvolvimento humano, levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e motores, portanto reúne as áreas pedagógicas e da saúde.

Se a psicomotricidade fosse utilizada como um recurso pedagógico, várias adversidades não ocorreriam no processo de aprendizagem. Muitas vezes rotulamos nossas crianças como indisciplinadas, desatentas, desmotivadas, incapazes de executar atividades mais complexas e não nos atentamos que muitas das dificuldades estão atreladas as atividades motoras que deixaram de ser desenvolvidas durante a Educação Infantil.

É importante que o professor esteja atento as etapas do desenvolvimento da criança e conheça o desenvolvimento motor e suas fases e se coloque como um mediador da aprendizagem propondo atividades psicomotoras fundamentais fazendo com que as crianças utilizem o corpo como meio para explorar, brincar, imaginar, criar, sentir, aprender etc; ajudando a tornar indivíduos críticos, autônomos e criativos.

Quanto mais vivências e experiências forem possibilitadas às crianças por meio de brincadeiras e jogos, maior e melhor será a conduta psicomotora.

Correr, brincar e pular podem ser atividades determinantes para o sucesso escolar uma vez que as atividades psicomotoras promovem e facilitam o acompanhamento da aprendizagem e, ainda, contribuem para o convívio social das crianças propiciando uma vida mais saudável e produtiva.

Certamente na Educação Infantil, se deve propiciar atividades adequadas ao bom desenvolvimento psicomotor da criança e muitas vezes a formação inicial do professor não o qualifica suficientemente para a fundamentação psicomotora que são fundamentais para o processo de aprendizagem.

Consequentemente, muitas das dificuldades que a criança apresenta poderiam ser sanadas na própria escola ou até evitadas se houvesse um olhar atento dos professores quanto ao desenvolvimento psicomotor.

Portanto, a psicomotricidade é de grande importância no contexto escolar, pois tem uma relação intima entre o desenvolvimento psicomotor e as aquisições básicas para os aprendizados escolares possibilitando que a criança compreenda seu corpo e as maneiras de se expressar por meio dele, localizando-se no tempo e no espaço

A fim de aprimorar seu conhecimento, o Grupo Rhema oferece um excelente curso on-line que traz a capacitação necessária para o diagnóstico e as estratégias necessárias na área de psicomotricidade. Clique aqui.

https://bit.ly/2PFdNKD

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome