deficit-de-aprendizagem

Olá, professores!

Certamente, uma das maiores dúvidas em torno do processo educacional gira na esfera dos problemas que impactam no desenvolvimento dos alunos. Dentre eles, destaca-se o déficit de aprendizagem, cuja incidência entre as crianças pode ser ainda maior, em função dos casos subnotificados e da falta de um diagnóstico mais preciso.

No entanto, quando os educadores têm a consciência da condição vivenciada pelos pequenos, existe a possibilidade de oferecer estratégias educacionais que possam favorecer a experiência dos pequenos frente aos desafios impostos por esse déficit. Assim sendo, saber quais são os fatores que causam a desordem é de extrema importância para uma condução que seja eficaz e eficiente.

Afinal, o que causa o déficit de aprendizagem? 

De acordo com estudos, os fatores relacionados ao déficit de aprendizagem são bem diversificados e podem ter relação com aspectos ambientais e psicossociais. Além disso, a ausência ou a pouca efetividade de determinada competência social também representa uma das causas a reforçar o quadro de dificuldade.

Nesse sentido, falar sobre os fatores de risco do déficit de aprendizagem é fundamental. Primeiramente, pesquisas realizadas ao longo dos anos apontaram que, em muitos casos, as crianças tendem a demonstrar problemas de ordem emocional e comportamental.

Inclusive, o fator ambiente familiar é um dos principais quando o assunto são as dificuldades de aprendizagem. Afinal, estudiosos sempre encontram evidências de que tanto conflitos familiares quanto violência/maus tratos ocorridos no contexto em questão podem desencadear os déficits que impactam negativamente no desempenho do aluno.

Com isso, a dificuldade para aprender tende a se tornar mais forte à medida que o pequeno se dá conta que não consegue acompanhar os demais colegas. Ademais outros pontos podem influenciar essa situação, como condição de pobreza, vulnerabilidade social.

Bianchi (2005 apud MAZER, BELLO & BAZON, 2009) aponta que o prejuízo no quesito do autoconceito fica maior diante da “sobreposição de dificuldades de aprendizagem e de comportamento” e que, com isso, a criança sob tal combinação demonstra mais desajuste em relação à construção de confiança em si mesma.

Quais as consequências do déficit de aprendizagem na vida das crianças?

Antecipadamente, pode-se dizer que os pequenos, cujas experiências sob a dificuldade de aprendizagem são frequentes, tendem a manifestar sinais como sentimentos de baixa autoestima e inferioridade, tal como alguns estudos antigos já indicavam. Além disso, Bianchi (2005 apud MAZER, BELLO & BAZON, 2009) chama a atenção para o fato de a dificuldade de aprendizagem gerar algumas manifestações simultâneas de problemas comportamentais e pedagógicos, o que pode também desencadear prejuízo nos relacionamentos interpessoais e interferência no ajustamento social.

Consequentemente, essa relação é responsável por causar nos alunos isolamento social e comportamentos antissociais. Mazer, Bello e Bazon (2009) ressaltam que “as dificuldades de aprendizagem e a percepção de limitações quando comparadas ao grupo de iguais leva as crianças a apresentarem sentimentos de menos valia e impotência”.

Por fim, é importante salientar que quando uma criança não consegue obter êxito em seus compromissos escolares, principalmente quando motivadas por uma dificuldade de aprendizagem, as consequências tendem a refletir nas relações com a família. Ou seja, os pais da criança, sem entender que o problema não depende apenas da força de vontade do pequeno, acabam por adotar práticas punitivas, ocasionando em modelos adultos agressivos (FERREIRA & MATURANO, 2002 apud MAZER, BELLO & BAZON, 2009).

Como proceder com alunos sob dificuldade de aprendizagem?

Essa pergunta é importante, pois os professores representam boa parte do processo de desenvolvimento pedagógico da criança. Com isso, seguem algumas orientações:

– Desenvolvimento de pequenos projetos;

– Utilização de material didático mais acessível;

– Utilização de material concreto;

– Adoção de formas diversificadas para apresentar um conteúdo;

– Uso de atividades lúdicas. (CRUZ, 2014)

Referências

CRUZ, Mara Lúcia Reis Monteiro da. Estratégias pedagógicas para alunos com dificuldade de aprendizagem, UERJ: Rio de Janeiro, 2014.

MAZER, S. M; BELLO, A.C.D; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Revista de Psicologia, São Paulo, n. 28, jun. 2009.

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