O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica que afeta determinadas habilidades, principalmente a comunicação e a interação da criança. Dessa forma, a adoção de estratégias que visem ao desenvolvimento da pessoa com autismo se apresenta como uma maneira indispensável de gerar autoconfiança e outras sensações importantes em seus percursos.

Assim, o contexto pedagógico mostra sua importância na questão de potencializar as capacidades dos alunos, não somente dentro da sala de aula; mas, inclusive, na vida além dos muros da escola. Em outras palavras, as atividades têm o poder de valorizar as habilidades e as competências das crianças e adolescentes com TEA.

Como a escola pode agir?

A instituição precisa contar com uma equipe que esteja preparada para lidar com as necessidades desse público. Primeiramente, os professores devem se atualizar por meio de cursos de capacitação e/ou formação continuada. No entanto, esse processo que envolve os educadores pode ser bem distinto, pois se um profissional é dotado de estruturas para se aperfeiçoar; outros tendem a encontrar barreiras.

Além disso, não somente os professores, mas todos os demais funcionários da escola devem estar bem treinados para saber como proceder com esses alunos de forma assertiva. Com isso, a aplicação de atividades pedagógicas encontra um respaldo interessante quanto à sua abrangência.

Quais são as atividades pedagógicas mais comuns?

A princípio, o primeiro ponto a ser observado é o perfil do aluno com TEA. Afinal, uma sala de aula pode contar com duas crianças com diagnóstico de autismo, mas em espectros diferentes, por exemplo.

Assim sendo, conhecer as reais necessidades do pequeno é essencial. Com efeito, os educadores estarão prontos para providenciar tarefas que se encaixem nas demandas apresentadas. Dessa forma, as atividades mais comuns são as seguintes:

– Atividades que estimulem a coordenação motora

Brincadeiras que impulsionam a coordenação motora são essenciais. Entretanto, saber como elas influenciam o desenvolvimento do aluno é um ponto que não deve ser deixado de lado, uma vez que o poder de atração da atividade para a criança reflete diretamente no aproveitamento que ela vai ter. Dessa forma, pensar em uma atividade que direcione sua atenção e fortaleça sua habilidade motora deve ser algo frequente.

– Atividades que utilizem cores e sons

Inicialmente, é preciso lembrar que pessoas com autismo apresentam hipersensibilidades. Ou seja, muitos deles são extremamente sensíveis a determinado ruído, aroma, textura ou cor. Dessa maneira, nada melhor que entrar em contato com o terapeuta ou até mesmo a família do aluno para se informar acerca desses detalhes.

Portanto, a partir do momento que os educadores passam a ter acesso a essas informações, tais atividades podem representar excelentes oportunidades para propiciar momentos de descontração e desenvolvimento.

– Atividades com jogos digitais

Primeiramente, o uso de jogos eletrônicos é constantemente indicado para crianças com autismo. Por meio desses dispositivos, os pequenos conseguem vivenciar formas interessantes para associações com situações do seu dia a dia.

Em outras palavras, os alunos estão aptos aprender tarefas de seu cotidiano de maneira lúdica. Além disso, esses jogos têm elementos que despertam a curiosidade do pequeno. Inclusive, conteúdos pedagógicos podem ser utilizados para ajudar as crianças diante de alguma atividade da escola.

– Atividades com massinha de modelar

Para aquelas crianças que estão na educação infantil, a massinha de modelar é uma opção incrível. Além de auxiliar na coordenação motora, o aluno pode desempenhar a sua criatividade e interagir com as demais crianças (mesmo que virtualmente). Com isso, uma excelente forma de se desenvolver.

– Atividades de pintura

Mais uma vez, a opção é para estimular a criatividade e a interação social do pequeno. Dessa maneira, a criança com autismo pode colocar em prática a sua capacidade de utilizar cores e aplicar todas elas de acordo com o seu gosto.

– Quebra-cabeça

Por fim, outra atividade que merece destaque é a de quebra-cabeça. Afinal, essa tarefa desperta no aluno com autismo interesse em montar o objeto. Muitas crianças com TEA conseguem demonstrar habilidades impressionantes no processo de montagem, principalmente aqueles que são voltados para detalhes.

Quais os desafios encontrados com as aulas a distância?

Durante esse período de pandemia, muitos professores e pais de crianças com TEA precisaram se reinventar. Assim sendo, a modalidade de aulas remotas mexeu profundamente com muitas pessoas, pois a atenção da criança ao conteúdo precisou ser redobrada.

Além disso, os professores tiveram que se habituar a novas formas de propor as atividades aos alunos. O uso de plataformas digitais surgiu como um espaço para se comunicar com os pequenos.       

Como os estudos veem o uso da tecnologia por crianças com autismo?

De acordo com pesquisadores, o uso de dispositivos eletrônicos pelas crianças e adolescentes com TEA é muito importante. Com isso, os alunos são apresentados a uma série de estímulos que influenciam a realização de tarefas rotineiras com base em aplicativos, jogos, vídeos, etc. Dessa forma, existem plataformas voltadas exclusivamente para essa finalidade.

Referência

Melhores atividades para incentivar quem possui autismo. JADE, set. 2020.

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