Olá pais e professores, tudo bem?
Acredite, brincar fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade e melhora a coordenação motora dos pequenos.
Estimular os movimentos dos pequenos é fundamental na primeira infância, e isso chama-se Coordenação Motora e uma delas é a Coordenação Motora Ampla.
 
O que é isso?

É o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris).
As atividades envolvidas nesta prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às percepções gerais da criança. 
Diversos estudos têm mostrado que correr, pular, sentar no chão, desenhar e montar castelinhos, por exemplo, são atividades que contribuem não só para fortalecer os vínculos familiares, mas também para garantir um desenvolvimento saudável.
Abaixo iremos compartilhar algumas dicas de atividades que você pais poderão fazer e aproveitar o feriado com seu pequeno, e você professor, poderá planejar uma bom e animado plano de aula para seus alunos.
Bom feriado e aproveitem as dicas!
ATIVIDADES LÚDICAS QUE AUXILIAM NA PSICOMOTRICIDADE:
 
A Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
De acordo com Lopes et.al. (2003), o conceito de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, biomecânica, fisiologia). Assim, a coordenação motora pode ser analisada segundo três pontos de vista:
a) Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares;
b) Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular;
c) Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.
Coordenação motora ampla: é o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às percepções gerais da criança.
Atividades:
1) Cobrinha:
Coordenação motora ampla:
Formação: coluna.
Material: corda.
Desenvolvimento: o professor deverá fazer cobrinha com a corda, o deverá saltar sem tocar na corda.
Variação: dois segurando a corda fazendo um leve balanceio de um lado para o outro.
2) Lançar:
Coordenação motora ampla:
Formação: individual.
Material: bola.
Desenvolvimento: deslocando, lançar a bola para cima e segurar.
 3) Bola por baixo:
Coordenação motora ampla:
Material: bola.
Formação: em pé – coluna.
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada por debaixo das pernas.
Variação: quando a bola chegar ao último este deverá passar por debaixo das pernas dos colegas, carregando consigo a bola. Continuando assim a atividade. Vence a atividade quando o primeiro aluno da equipe que começou ocupar a sua primeira posição.
4) Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e não deixá-las tocar o chão;
Coordenação motora fina: diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados com o auxílio das mãos e dedos, especificamente aqueles com grande importância entre mãos e olhos. O bom desenvolvimento da coordenação fina garantirá um bom traço de letra e será observado quando, por exemplo, a criança pega água em um copo plástico sem derramar ou equilibrando a força necessária para colorir desenhos nas mais diferentes texturas e superfícies.
FONTE NA ÍNTEGRA: Portal Educação 
 
Professor, tenha acesso a essas e outras atividades práticas que vão auxiliar você neste processo de desenvolvimento motor. Além de estimular a criatividade com atividades saudáveis!

Acesse CONHEÇA PSICOMOTRICIDADE 

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