ATIVIDADES LÚDICAS QUE AUXILIAM NA PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade, está ligada à coordenação motora. É durante a infância que estas habilidades são desenvolvidas. No conteúdo de hoje, apresentaremos diversas atividades que irão estimular tanto a coordenação motora grossa quanto a coordenação motora fina.

Não podemos deixar de mencionar que o papel da escola e da família exerce uma profunda influência, pois a todo minuto os pequenos precisam se movimentar e para isto os estímulos ao controle da coordenação são necessários, Pais e Professores tem total condição de trabalhar e estimular estas habilidades promovendo melhor o desenvolvimento das crianças, sejam durante uma atividade na escola ou até mesmo no dia a dia em casa.

As atividades lúdicas, além de estimular o desenvolvimento na psicomotricidade, também obtém ganho imensurável para o cérebro. Uma criança que pratica brincadeiras lúdicas tende a fortalecer sua percepção das coisas que estão ao redor.

Quanto à coordenação do corpo, existem também brincadeiras e Atividades Lúdicas que podem ser feitas e como já supramencionado iremos apresenta-las para que você possa praticar com seus alunos.

Atividades Lúdicas para o desenvolvimento da coordenação motora grossa:

– Pular corda: os movimentos feitos durante essa brincadeira extremamente prazerosa é responsável por estimular a coordenação motora grossa. Como todos sabem, os braços, as pernas e os pés são os maiores beneficiados.

– Jogar bola: nada mais gostoso que estimular a prática de Atividades Lúdicas físicas por meio de brincadeiras que fazem parte da infância de muita gente. O ato de jogar bola influencia o desenvolvimento dos músculos e, praticamente, do corpo inteiro. Um bem enorme na vida de uma criança.

Esta atividade não se restringe somente ao futebol, mas é extensiva às demais brincadeiras que envolvem a bola. O simples lançamento de um lado para o outro constitui um exercício bastante rico para a coordenação motora.

– Jogar bexiga ou bola para o alto: esta atividade envolve muita agilidade, pois a criança não pode deixar o objeto cair no chão. Isso estimula seus braços e suas pernas.

Atividades Lúdicas para o desenvolvimento da coordenação motora fina:

– Massinhas: o ato de brincar com massinhas é um ótimo estimulante dos movimentos da coordenação fina. Amassar esse objeto é uma forma lúdica de trabalhar os músculos das mãos.

– Brincar de bolinha de gude: embora essa brincadeira não esteja tão presente na vida das crianças de hoje, nunca é tarde para apresentar a elas quão legal pode ser. Além disso, a bolinha de gude é excelente para exercitar os movimentos dos dedos.

– Colorir: crianças adoram colorir, e esta atividade é bastante rica no desenvolvimento da coordenação motora fina. Uma folha de papel e uma caixa de lápis de cor são incentivos fortes para que os pequenos trabalhem os movimentos dos pequenos músculos das mãos.

Como vocês puderam ver, uma atividade despretensiosa representa muito para a coordenação das crianças. Seja em casa ou na escola, pais e professores têm uma responsabilidade considerável nessa missão.

Existe uma maneira de aprofundar o conhecimento no tema?

Conhecer com profundidade as áreas desenvolvidas na neuropsicomotricidade é fundamental para quem deseja trabalhar com base evidências científicas, como a neurociência, a psicomotricidade e outras abordagens. Assim sendo, escolher um caminho que te faça entender mais do assunto é um passo muito importante.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Neuropsicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

neuropsicomotricidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome