dicas de atividades de grafomotricidade

A coordenação motora é uma das habilidades mais necessárias para o desenvolvimento das crianças. No período escolar, então, o desempenho dos alunos tem muita relação com o domínio dos movimentos. Isso mostra o quanto é essencial a prática de atividades de grafomotricidade para os pequenos. O interessante é que existem não apenas tarefas que trabalhem diretamente com objetos ligados à vida acadêmica, mas com itens cuja referência extrapola os muros da escola.

Quando educadores propõem esses exercícios, outros aspectos são treinados. O ato de estimular a grafomotricidade é muito amplo e, consequentemente, complexo. No entanto, é este conjunto de elementos o responsável por diferentes pontos que se articulam na prática da escrita. Segundo Demeda (2013), o período de desenvolvimento infantil é marcado por várias descobertas pelas crianças, no qual o “corpo está presente marcando presença através dos movimentos frente às suas necessidades”.

Que atividades de grafomotricidade podem ser usadas?

Quando o assunto refere-se a atividades de grafomotricidade, a criança passa a ter uma série de etapas que são orientadas pelos professores a fim de que ela obtenha de forma gradativa o domínio de tais habilidades. O material pode ser variado, o que enriquece a experiência dos pequenos.

O recomendável é a aplicação de tarefas que treinem a praxia fina, o movimento dos dedos e dos músculos das mãos. Com isso, deve-se manter a atenção em relação aos exercícios dados em sala de aula e que sejam adequados ao aspecto grafomotor dos alunos. Vejam quais são as atividades:

– Contorno de figuras: passar a canetinha ou o lápis colorido em volta de um desenho é outra tarefa cuja eficácia mostra-se indispensável. Esse movimento ajuda o aluno a firmar a mão, além de treinar a preensão (inclusive a força de preensão de pinça de dois dedos, tão necessária para o ato de escrever e colorir);

– Pegando grãos: a proposta é justamente estimular a criança a utilizar os dedos de maneira que ela utilize o dedo indicador e polegar para pegar o objeto parte da atividade;

– Contornando linhas pontilhadas: embora seja aparentemente simples, quando o pequeno é estimulado a seguir a sequência da linha tracejada, ele começa a ter mais segurança para fazer os movimentos que necessita;

– Seguindo as formas: imaginem uma folha com algumas figuras geométricas. O objetivo é que o aluno tente respeitá-las ao máximo a fim de ganhar mais domínio das mãos com o lápis.

– Desenhando a cidade: dentro das atividades de grafomotricidade, esta é a que as crianças costumam gostar mais, pois tende a ser mais livre para elas. No entanto, a supervisão dos educadores deve ser frequente.

O que mais está relacionado ao ato grafomotor?

O desenvolvimento neuromotor está ligado ao desempenho gráfico praticado pelo aluno (a escrita principalmente). Um detalhe importante é que para a realização desses registros, a criança deve conhecer os movimentos relacionados ao domínio do gesto; em outras palavras, ela deve saber movimentar o ombro e o cotovelo e cada um dos dedos que logo depois será estimulado a segurar o lápis para produzir a escrita. (DEMEDA, 2013)

Como ocorre o processo da escrita?

Há muitas pesquisas na área que corroboram a aquisição da escrita como um processo longo e complexo cuja criança constrói, de maneira organizada e progressiva, o controle dos movimentos das mãos e dos braços. Isso possibilita o domínio necessário que a criança deve ter para desempenhar suas funções.

No entanto, é importante lembrar que o processo de aprendizagem da escrita não pode ser considerado apenas como um caminho previsível. É relativamente comum que as crianças encontrem dificuldades no caminho desse processo. As atividades grafomotoras são fundamentais para que os pequenos sejam treinados a isso.

Vamos estimular habilidades importantes para a fase de escrita das crianças?

É muito importante trabalhar, de forma adequada, funções motoras e neurológica específicas para cada idade. A coordenação motora da criança deve ser aprimorada gradativamente para aperfeiçoar seus traços, noções de dimensão e formas. E para isso, o Grupo Rhema Educação criou um material MUITO especial para ajudar você neste desafio.

Faça agora o download do nosso e-book gratuito, com 25 atividades de grafomotricidade para imprimir e aplicar em casa.

Acesse o link e receba agora.

Fonte:

DEMEDA, C.T.F. Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome