atividades-de-alfabetizacao

Olá, professores!

Alfabetização e letramento são partes integrantes das séries iniciais escolares. As crianças são apresentadas a conteúdos e situações que atuam no desenvolvimento das habilidades inerentes a esse conhecimento. Portanto, a participação ativa dos pequenos é fundamental para que a aprendizagem seja eficaz.

O importante também é reafirmar os principais conceitos tratados aqui: alfabetização e letramento. Duas práticas que estabelecem dependência entre si com a finalidade de atingir o objetivo principal do processo: a autonomia da criança para ler e escrever, além de saber usar essas capacidades em situações sociais que extrapolem os muros da escola.

O que pode ser feito para alfabetizar utilizando práticas de letramento?

O primeiro passo é promover formas de ações voltadas para a aprendizagem sobre a língua. Com isso, a criança pode interagir com a escrita por meio das situações distintas e que envolvam os contextos mais variados possíveis. Vocês, professores, devem estimular tudo isso já nos primeiros anos da educação infantil. Basear seus exercícios e outras atividades em modelos de textos variados a fim de que o aluno conheça e reflita sobre as diferentes formas de linguagem.

Atividades de alfabetização de alfabetização e letramento

– Leitura e produção de textos (a partir de uma profunda imersão nas práticas sociais que envolvem essas habilidades);

– Produção coletiva de textos (de forma que o educador atue como escriba, o próximo passo é pedir que as crianças reescrevam a história – o objetivo é analisar como os alunos escrevem e a forma que eles se expressam na escrita);

– Contação de histórias (além de estimulada a prestarem atenção na forma que a professora fala, as crianças também podem ser induzidas a criarem pequenas histórias baseadas naquela que fora contada anteriormente);

– Escrita coletiva de cartas;

– Escrita de parlendas e poemas conhecidos;

– Descrição escrita de personagens de histórias conhecidas;

– Ditado em duplas (de aluno para aluno);

– Escrita de legendas relacionadas à gravura;

– Parlendas com lacunas;

– Cópias de escritas na lousa de lições de casa. (Caderno do educador, 2010)

Qual a diferença de alfabetização para letramento?

Embora os educadores saibam discernir um do outro, falar sobre os pontos que os definem é algo que deve ser sempre lembrado. Todo aluno de séries iniciais deve ser ensinado a partir desses dois eixos.

– Alfabetização:

Resumidamente, alfabetizar é o ato de ensinar a ler a escrever. No entanto, o conceito mais completo acerca de tal ação é a seguinte: alfabetizar é promover a “aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem”. (TFOUNI, 1998 apud ALMEIDA; FARAGO, 2014)

Ainda de acordo com Almeida e Farago (2014) a alfabetização não significa somente codificar e decodificar por si, uma vez que ela é responsável por “situar a aprendizagem do código a partir dos usos sociais da escrita”, o que atribui sentido e significado baseando-se nas diferentes situações de utilização.

– Letramento:

Esta ação faz parte de um processo que capacita o aluno à utilização da escrita em todos os cenários que o papel social vai exigir. Importante reafirmar que o letramento incutiu a ideia de que o conhecimento na utilização da língua escrita em situações necessárias (seja lendo ou produzindo textos) era uma necessidade para que houvesse integração social das pessoas. Ou seja, o simples aprendizado das primeiras letras era algo insuficiente.

Qual o desafio da educação?

Estimular e fortalecer tais práticas de alfabetização e letramento a fim de induzir as crianças, principalmente das séries iniciais, a utilizarem tais habilidades em situações sociais que façam parte de seu contexto. É imprescindível salientar que quanto mais cedo o aluno se apropriar da leitura e da escrita, mais preparado ele estará para exercer suas habilidades de se expressar.

Fontes:

ALMEIDA, Vanessa Fulaneti de; FARAGO, Alessandra Corrêa. A importância do letramento nas séries iniciais. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, 2014.

LOPES, Janine Ramos; ABREU, Maria Celeste Mattos de; MATTOS, Maria Célia Elias. Caderno do educador: alfabetização e letramento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.

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