Em primeiro lugar, a Educação Infantil oferece um dos diferenciais mais interessantes com relação a outras etapas: a frequência com a qual o aspecto lúdico sempre se apresenta no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a criança recebe constantemente os estímulos necessários para que ela alcance as habilidades voltadas para a alfabetização e o letramento.

Entretanto, precisamos considerar que esse percurso é gradativo e não pode ser encarado como algo imediato. Aliás, cada aluno tem um ritmo na aprendizagem e o uso de jogos e brincadeiras é bastante importante para aproximar o conteúdo ao interesse por parte do pequeno.

Qual a importância das historinhas?

Inicialmente, as histórias voltadas para esse público são um atrativo e tanto. Afinal, estudos já comprovaram que esse ‘faz-de-conta’ ativa a criança no desenvolvimento da prática de leitura e escrita, uma vez que ela aprende a interagir com o mundo à sua volta. Em outras palavras, ela passa a estar apta para codificar e decodificar um bilhete ou uma carta; assim como conversar, expor suas opiniões, etc.

Em relação à leitura, o aluno começa a ler uma história e vê os desenhos na folha. Contudo, mesmo que ele não saiba ainda o que aquelas letras e palavras signifiquem, ele consegue conceber que existem letras naquela historinha e que estas letras estão contando a história que se lê.

Inclusive, a criança faz uma associação muito rica. Assim sendo, ela passa a ser induzida a essa prática com a devida orientação dos educadores e com o auxílio de deveres e tarefas que a estimulem ainda mais.

Qual o papel do lúdico no desenvolvimento da criança?

Os alunos da Educação Infantil devem ser frequentemente impulsionadas a participarem de atividades e tarefas que apostam no lúdico. Dessa maneira, o caráter baseado na ludicidade desses jogos e brincadeiras facilita o aspecto social, pessoal e cultural da criança. Além disso, vale lembrar que por meio desse processo, o pequeno pode melhorar a interação social, a comunicação, a expressão e ainda contar com uma saúde mental positiva.

Aliás, as brincadeiras fazem com que as crianças também consigam expor os seus sentimentos e seus anseios; consigam igualmente respeitar a vez do colega, a ouvir o que ele tem a dizer, a esperar a sua própria vez de falar e agir. Por isso, nada mais satisfatório que trazer essas possibilidades às crianças.

Outra dica é a participação dos professores nessas tarefas. De acordo com estudos, quando os educadores participam dessas brincadeiras em sala de aula, as crianças são estimuladas a um raciocínio mais ágil; além da criatividade, da autonomia, entre outros aspectos. Importante ressaltar que todo esse preparo pode gerar também a inteligência emocional dos pequenos e a afetividade, tendo em vista a exposição da criança a diversas situações.

Qual a importância dos brinquedos nesse processo?

Antes de tudo, os brinquedos são essenciais no ensino da alfabetização e do letramento. Com isso, podemos adiantar que esses objetos contribuem de forma considerável o desenvolvimento cognitivo. Assim, a leitura e a escrita são potencializadas.

Pesquisas afirmam que os brinquedos no contexto de uma aprendizagem lúdica são extremamente importantes para a cognição em função da possibilidade de a criança interagir com os demais colegas de sala. Dessa forma, ela também se sente estimulada a colocar em prática a imaginação.

Quando os livros são acompanhados de muitas imagens e outros dispositivos, os alunos têm a chance de praticar a leitura inicial e brincar com as figuras que são disponibilizadas. Com efeito, os pequenos são devidamente orientados a uma atividade que seja lúdica e incentivem a alfabetização e o letramento dessas crianças.

Sobre isto, estudos afirmam que o livro-objeto é uma forma de a criança ter o primeiro contato com um material que estimule a leitura inicial nos primeiros anos das séries referentes à Educação Infantil. No entanto, os variados tipos de livros devem contar com material resistente e proporcionar aos pequenos uma experiência rica de descobertas e sentidos.

Além disso, outro ponto importante é considerar o aluno como um leitor em formação. Em outras palavras, isso significa que mesmo em tenra idade, a criança deve ser vista como um ator social de fundamental presença. Por fim, é válido salientar que essa visão possibilita assegurar a esse público uma leitura de qualidade.

Como proporcionar um ambiente lúdico para o aprendizado da criança?

Antecipadamente, podemos dizer que a utilização desses livros, de brinquedos educativos, jogos de tabuleiros, quebra-cabeças e outros objetos são fundamentais para essa finalidade. No entanto, é preciso que os professores estabeleçam situações em que as crianças se sintam motivadas a participar e a contribuir com suas ações.

Isso significa que os pequenos podem e devem ser os protagonistas desse processo, como forma de induzi-las à alfabetização e ao letramento, que são necessários para o seu desenvolvimento. Nesse novo contexto de ensino, os desafios são enormes, mas o aprendizado nunca fica para trás. Enfim, é muito bom aprender brincando.

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Referência

SILVA. J.C. O lúdico na alfabetização e no letramento: a importância do brincar na educação infantil. 2017.

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