Muitos autistas sentem-se à vontade com padrões repetitivos. As dificuldades em imaginar e fazer de conta leva eles a se concentrarem em experiências concretas e claras.

Por estas dificuldades, que decorrem de transtornos relativos a teoria da mente, as crianças autistas não veem motivo para brincar com alguém e, brincar sozinho, diminui a ansiedade.

Os autistas costumam concentrar-se em ruídos, tato, sensação, gosto, aroma e experiências visuais. Contudo, isto pode levar a compulsões e movimentos estereotipados.
Com isto podemos observar as seguintes características:

-Estímulos visuais: é comum moverem as mãos para frente e para trás diante dos olhos para observar as formas e padrões criados, mover objetos diante dos olhos, olhar as coisas através da água, olhar objetos em um ângulo incomum, rolar bolas, girar pratos, ver sempre a mesma parte de um filme, fazer movimentos repetitivos com os brinquedos, ver ventiladores girando. Por outro lado, luzes brilhantes ou intermitentes e cores fluorescentes atrapalham e deixam ele desconfortável;

– Temperatura: insistem em usar casacos mesmo quando está calor, comer coisas com a mesma temperatura, preferir calor ou frio;

– Vibração: medo de liquidificador, secadora, máquina de lavar roupa;

– Tato e textura: tocar e esfregar as mãos, não gostar de toque ou detestar, acariciar deliberadamente um tipo de textura, não aceitar etiquetas nas roupas e não toleram certos tecidos;

– Olfato: podem cheirar comida, objetos ou outras pessoas, cheirar alimentos antes de comer, não suportam aromas de alguns produtos de limpeza e perfumes;

– Paladar: podem lamber alimentos e pessoas, sensíveis aos sabores ou a alguns alimentos;


– Sons: chaves, sons altos, ruídos em um filme, gostam de som em determinada altura, se assustam com gargalhada, motores e aspiradores;
– Dor: batem na cabeça ou mordem em a si mesmo sem demonstrarem dor, ou cai e não sente dor. Por outro lado, por um mínimo toque grita de dor;

– Intensidade: reações intensas ou não reage as sensações.

 
QUANTO A HIPERSENSIBILDADE SENSORIAL NO AUTISMO :
 
Os americanos usam um termo para esta hipersensibilidade: Fight, Flight ou Freeze. Para designar as ações típicas de uma pessoa desorientada.Ela luta( Fight), Foge ( Flight) ou Congela ( Freeze).
 
Muitos Autistas irão reconhecer alguns destes comportamentos. Quando sobrecarregados de algum estímulo, tendem a lutar contra ele, colocando as mãos nos olhos, ouvidos ou até mesmo agredindo, gritando sem pensar o causador desta sobrecarga, jogando objetos no chão.
 
O Autista Flight, este foge literalmente, saindo do espaço onde está sendo perturbado. Sai correndo para se esconder no banheiro da escola, não quer ir pra aula, foge rapidamente do local.
 
O terceiro é o ato de “congelar”, muito autista tem esta estratégia quando incomodados eles não aparentam na hora, para explodir depois. Muitas vezes perturbados na escola mantem a calma, mas explodem em casa, ou vice-versa.
 
HIPOSENSIBILIDADE SENSORIAL
 
A Hiposensibilidade do Autista, aparenta ser ao contrário da Hipersensibilidade, que em uma se sente perturbado quando aos estímulos, nesta por sua vez, o Autista busca , pular, olhar diretamente para a luz, rodar objetos incansavelmente.
 
São aqueles que não conseguem sentar direito na cadeira, sentam meio deitados, meio sentados. Eles não fogem da sensação, eles a buscam incessantemente.
 
 No caso da Hipossensibilidade , a criança pode apresentar comportamentos muitas vezes inconvenientes, podendo até ser perigoso.
 
Observamos a Hipossensibilidade do sentido proprioceptor da criança:
  • ·         Sentam-se meio deitadas
  • ·         Apoiam a cabeça nas mãos
  • ·         Tem dificuldades para subir escada
  • ·         Sentem-se extremamente cansadas ao se exercitarem levemente
  • ·         Apoiam em outras pessoas ou em móveis
  • ·         Andam de forma diferente da maioria
  • ·         Vesten-se inapropriadamente (roupas do avesso, sujas)
  • ·         Batem com os calcanhares no chão ao andar
  • ·         Gostam de morder, mastigar e roer unhas
  • ·         Gostam de ser “apertados”
  • ·         Pessoas “brutas” ou “desajeitadas”

Exemplos de Hipossensibilidade no sentindo Interoceptor:
  • ·         Não sentem a exaustão
  • ·         Não sentem fome
  • ·         Não sentem sede
  • ·         Comer demais ou beber demais
  • ·         Uso de fraldas, apesar da idade

A compreensão do distúrbio do processamento sensorial pelos pais e professores, pode facilitar muito a vida das crianças com autismo. A consciência do problema é meio caminho andado.
 
Uma vez consciente, o cuidador pode observar melhor a criança, procurando por indícios tal que aprenda como conduzi-los: Diminuindo a quantidade de estímulos, diminuindo o estresse da criança Antecipando situações de muitos estímulos e/ou estresse Controlando as situações onde o processamento sensorial pode ser afetado.
 
Ofereça alternativas mas não obrigue a criança a aceitá-las, para evitar aversão ou a que a criança faça uma associação negativa à pessoa que o obriga. Antecipe os problemas que possam aparecer, tendo mais opções a oferecer. 
 
Exemplo: um jovem autista com hipersensibilidade visual – ofereça óculos (mesmo que ambiente fechado). Um aluno com sensibilidade auditiva – ofereça headphones.
 TRATAMENTO
 
A boa notícia é que com a Terapia de Integração Sensorial é possível melhorar muito a hiper/hipossensibilidade das pessoas com crianças com um problema de ordem sensorial, como é frequente no autismo. Trabalhando de forma individual cada Autista.
 
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Fonte:  www.facebook.com/saautismobrasil

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente. Muito educativo para mim, avó d um netinho com TEA. Leve. Ele fala, mas faz várias terapias…é muito sensível a sim a cheiros fortes e a luz ao acordar pela manhã. Ñ sente fome. Nem sede, não sabe explicar ou exprimir ou expressar dor. Creio q não saiba identificar.

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