“O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA.”

Olá professor tudo bem?

Você sabe como desenvolver a comunicação com seu aluno surdo? Qual a importância de entender e conhecer Libras no contexto escolar?

Em comemoração ao dia Nacional da Educação dos Surdos, nós trazemos um conteúdo em nosso Blog, que além de explicar sobre a importância da Libras no contexto escolar, também vai trazer estratégias para trabalhar com este aluno em sala de aula.

Por este motivo, hoje vamos falar um pouco sobre este tema, qual seu fundamento, qual o papel do professor e como intervir e auxiliar este processo.

Muito mais que um educador especial, seja um educador inclusivo!

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A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO DESENVOLVER ESTES ALUNOS.

“O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA.” (desconhecido)

Sabemos que a linguagem é parte integrante do desenvolvimento humano, e é através da comunicação que interagimos com as pessoas e compartilhamos, por exemplo, ideias, emoções e sentimentos. Em vista disso, o conteúdo de hoje vai ressaltar a importância da libras (linguagem brasileira de sinais) dentro do contexto escolar.

Todo ser humano necessita de se comunicar, pois e através da comunicação que o homem aprende a viver em sociedade. Para as pessoas que nascem com problemas auditivos ou o adquire através do tempo a comunicação acontece por meio de gestos, ou seja, através da linguagem de sinais.

O Dia nacional da Libras, comemorado em 24 de abril, foi instituído em 2002, quando a língua passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da lei nº 10.436.

Através da libras, o indivíduo pode garantir a preservação de sua identidade, bem como a valorização e reconhecimento da sua cultura. Vale ressaltar, que a utilização de alguns sinais pode variar dependendo da região.

A norma embasou políticas públicas que incluem determinações como o ensino da Libras na educação básica, entre outras.

MAS COMO FUNCIONA A ESCOLA INCLUSIVA?

O Decreto nº. 3.956, de 8/10/2001, garante a eliminação de todas as formas de discriminação contra pessoas portadoras de deficiência e, a Lei nº 10.436, de 24/4/2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação de pessoas surdas e/ou mudas (BRASIL, 2005), entre outras providências.

Quando essa diversidade de educandos inclui Surdos, a escola deve estar preparada para realizar todo o processo de inclusão para seu pleno desenvolvimento e integração na comunidade escolar, além de atuar conjuntamente com os professores para que ocorra a formação desse educando em sua língua materna: a Libras

Obviamente, sabemos que se enfrentam desafios para tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo, é preciso que haja uma verdadeira inclusão.

É importante frisar que segundo a lei brasileira, é previsto a presença de interpretes de libras nas diferentes instituições sociais, como por exemplo, escolas, universidades, programas de televisão, palestras, eventos sociais entre outros. O que por sua vez, facilita a melhor compreensão entre surdos e ouvintes.

É notório perceber que a exclusão ainda existe, mas através da educação inclusiva, no que se discute acerca da inserção de alunos com deficiência auditiva é importante que a criança seja inserida em um sistema comunicativo em que sinais e falas estejam presentes, para abrir a possibilidade do diálogo e da representação na criança surda.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Por mais que os equipamentos das salas de recursos sejam importantes, é a atuação do professor que tem mais impacto na aprendizagem. Entre as responsabilidades do educador propostas pela nova lei, estão a criação de um plano pedagógico específico para cada aluno e a elaboração de material. Nesse sentido, o caminho para uma inclusão efetiva é o conhecimento especializado do professor.

Portanto, diversificar sua metodologia de ensino se faz necessário, e o lúdico vem como um caminho para ser adaptado e utilizado pelo corpo docente. Para isto, também é necessário que o professor tenha este tipo de conhecimento e saiba a importância dele para o aprendizado de seu aluno.

A ludicidade está presente na condição humana, sendo um fenômeno universal da humanidade, em todas as sociedades e culturas, em diversas etapas da vida, principalmente na infância, é no brincar que se promove a condição humana e a preparação para a vida adulta; brincar é uma concepção analisada pelas diversas áreas das ciências humanas.

Nesse sentido, faz-se importante evidenciar o lúdico, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras e, consequentemente, como esses elementos podem ser relevantes ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças, sejam elas surdas ou ouvintes. Assim promovendo o que realmente se propõe a educação, proporcionar aprendizado independentemente da condição do aluno.

CONTE HISTÓRIAS PARA DESENVOLVER OS ALUNOS

Para contar histórias (oralizadas) aos alunos, se você tem na sala alunos surdos ou com deficiência auditiva, utilize recursos visuais e, ao longo da narrativa, observe se as crianças – mediante, por exemplo, expressões de admiração, medo, riso, etc. – demonstram compreender o que está ocorrendo. Utilize objetos: bonecos, bichos, carrinhos, casinhas, etc.

Ao terminar, peça aos alunos que desenhem a história e então procure perceber no desenho da criança surda os detalhes das cores, dos tamanhos e, sobretudo, dos sentimentos que se evidenciam no texto: medo, maldade, alívio, etc.

Existem muitos meios e estratégias pedagógicas para trabalhar com o aluno surdo, mas vemos que é de suma importância que a escola esteja preparada para ter os recursos necessários, porém a maior importância está no conhecimento e habilidades desenvolvidas do professor.

Por este motivo temos um curso de capacitação 100% on-line de Libras, onde o professor poderá obter este conhecimento e entender melhor o que é trabalhar com este aluno. Clique aqui e confira o que este curso pode proporcionar, com certeza será surpreendente!

 

 

 

 

 

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