Olá, professores!

Primeiramente, o espaço da escola é um dos mais importantes na vida de crianças e adolescentes. Além de ser o lugar de interação social, aprendizagem e desenvolvimento de outros aspectos; o local também pode abrigar formas de potencializar as habilidades dos alunos.

O contexto da pandemia poderia gerar uma série de situações em que atividades seriam canceladas. Afinal, a maioria das crianças e dos adolescentes está ainda com aulas remotas. A volta à modalidade presencial simboliza um mistério, tendo em vista que não se sabe ainda quando tudo estará dentro da normalidade.

Enquanto a situação não apresenta um aspecto de segurança para o retorno às aulas presenciais, a solução é trilhar caminhos alternativos que propiciem a prática de atividades extracurriculares. Com isso, a distância do espaço físico da escola não é necessariamente uma barreira; muito pelo contrário, é motivo a mais para aumentar as possibilidades.

Inclusive, o ambiente doméstico pode ser utilizado para que os alunos desempenhem tais atividades com total segurança. Portanto, o ensino remoto é uma excelente forma de propiciar essas tarefas.

Por que as atividades extracurriculares são tão importantes?

Antes de tudo, a realização de atividades extracurriculares é essencial para o desenvolvimento de qualquer criança e adolescente. Inicialmente, porque os aspectos trabalhados na realização dessas tarefas são: emocional, cognitivo, social, psicomotor, entre outros.

Dessa forma, as opções oferecidas pelas escolas pretendem ensinar conteúdos que vão além das matérias habituais. No entanto, é possível utilizar elementos que pertençam a disciplinas juntamente com alguma atividade extracurricular.

Quando o aluno entra em contato com essa prática, ele tem a chance de estimular competências e habilidades que vão resultar em algum talento artístico, técnico e cultural. Aliado ao acompanhamento pedagógico, as chances de os alunos se desenvolverem é enorme.

Assim sendo, muitas instituições criam maneiras de potencializar essas habilidades e promover formas de aproveitamento para essas crianças e adolescentes. Nesse sentido, o auxílio de educadores é essencial para gerar em todos eles o estímulo necessário. Portanto, vejam abaixo quais atividades extracurriculares são as mais comuns no contexto pedagógico.

Dança

A princípio, a dança é vista como uma prática essencialmente lúdica. Porém, os benefícios gerados pela prática vão além da mera diversão e interação. Quando a criança e o adolescente adquirem o hábito de dançar, aspectos como a coordenação motora são consideravelmente desenvolvidos.

Além disso, a lateralidade e a consciência corporal também são potencializados com a realização dessa atividade extracurricular. Mesmo no contexto da pandemia, a dança pode ser realizada no espaço doméstico, o que pode ser até um motivo a mais para aqueles alunos mais tímidos.

Música

Seja por meio de um instrumento ou então pelo canto ou melodias, as atividades relacionadas à música são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. Com efeito, a abordagem sensorial presenciada nessa prática é evidenciada. Inclusive, todos eles têm a oportunidade de estabelecer capacidades cognitivas e criativas.

Há quem goste de tocar um instrumento ou cantar. Nesse caso, cabe aos professores identificar quais são as habilidades de cada um. Ou então, perguntar a eles o que mais preferem fazer nessa atividade. A criatividade está liberada.

Esportes

Aqui, as atividades podem ser incluídas nas aulas de educação física, principalmente porque boa parte dos alunos ainda está em casa. Com isso, muitos não têm espaço suficiente para desempenhar a prática de alguma tarefa que exija muita mobilidade, por exemplo.

Dessa forma, os professores podem sugerir aos alunos que utilizem um espaço bem menor que dê conta de suportar as atividades que trabalhem o movimento corporal. Sobre os benefícios dos esportes, é possível reforçar que aspectos como interação social, autoestima, melhora da respiração e fortalecimento muscular.

Culinária

A culinária é uma atividade extracurricular muito importante e indispensável. Portanto, nada melhor que propiciar um espaço em que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver receitas e conhecer os inúmeros ingredientes disponíveis. Com isso, os professores podem criar listas sugerindo o uso de determinados legumes, verduras e massas, por exemplo.

Além de incentivar o lado criativo, essas atividades também podem trabalhar com habilidades muito importantes para o desenvolvimento, como o conhecimento de ingredientes, medidas, entre outros. Enfim, uma forma de trabalhar esses conceitos desde pequeno.

Robótica

Para aqueles alunos maiores, as atividades envolvendo a robótica são uma porta de entrada para o desenvolvimento de competências relacionadas à física e à matemática. Além disso, conceitos de programação e circuitos lógicos também são constantemente trabalhados.

Como tornar as atividades extracurriculares mais atrativas?

Em primeiro lugar, o detalhe mais importante na condução de atividades extracurriculares é procurar identificar entre os alunos que atividades são as mais interessantes. A partir dessa consulta, é possível fazer um reconhecimento por parte de crianças e adolescentes.

Logo depois, o próximo passo para tornar as atividades mais atrativas é a chance de propiciar um ambiente que seja descontraído e interativo. Afinal, a participação dos alunos é essencial nessa dinâmica.

Referência

CAMPOS, J. R. 7 ideias de atividades extracurriculares para crianças e adolescentes, EducaTech, 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome